September 15, 2011

Pao sovado salgado recheado

A receita pao sovado eu ja postei neste blog ha um tempo atras.
De la para ca ja perdi as contas de quantas vezes ja o fiz.
Mas foi entao que me veio a ideia de faze-lo salgado e recheado.
Fiz algumas adaptacoes que ja inclui na receita abaixo.
O resultado foi alem do esperado.

Nao pincelei com a gema porque fatiei o pao e o queijo deu conta de deixar tudo dourado e macio.

Ingredientes para a massa

1 copo de leite morno com 1 ovo dentro (240 ml)
1/2 colher sopa de acucar
1/4 colher sopa de sal*
4 colheres sopa de margarina ou manteiga
3 copos de farinha de trigo (240ml)
1 colher sopa de fermento seco instantaneo
uma gema de ovo e um pouco de azeite para pincelar

A quantidade de recheio pode ser maior ou menor que nao ira atrapalhar o crescimento da massa.


Ingredientes para o recheio

2 xicaras de cha de mussarela ralada (se  usar fatias calcule cerca de 8 fatias) 
1/2 xicara de cha de azeitonas picadas
1/2 xicara de cha de tomate seco picado
oregano a gosto

Fazer o formato que eu fiz e bem simples: depois de ter dado o formato de uma baguete ao pao, fatie-o e coloque as fatias sentadas  juntinhas umas das outras. Eu cortei em 15 pedacos de 4 centimetros cada. Depois que a massa crescer,as fatias ficarao ainda mais juntinhas sem espacos entre elas.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes na maquina de fazer pao na ordem na qual aparecem.
Selecione o Ciclo Massa.
Depois de completado o ciclo, retire o pao da maquina e sove um pouco.
Abra a massa, recheie e modele a massa no formato de uma baguete longa.
Deixe descansar ate dobrar de volume.
Pincele com a gema de ovo e o oleo de azeite misturados.
Asse por 50 minutos em forno quente ate dourar.
Antes de levar ao forno, eu polvilhei com parmesao ralado fresco, e assei o pao em refratario redondo de vidro sem untar ou enfarinhar.

*dependendo do que sera usado no recheio podese-se acrescentar um pouco mais de sal a massa. Eu geralmente provo a massa ( Crua mesmo enquando estou sovando ), se me parecer um tanto sem sal eu adiciono um pouquinho mais.

 

No comments:

Post a Comment