May 28, 2012

Empada de palmito sem ovos

Tenho tentado evitar as tentacoes, mas, a Zilda me lembrou que eu estava lhe devendo estas empadas.
Ai nao teve jeito.
Sempre gostei de empadas e para mim nao ha salgado de festa mais gostoso que este.
Peninha foi descobrir que a maioria das pessoas usam banha de porco ou gordura vegetal.
Quando estava no Brasil, passei por um quiosque no shopping  e perguntei que gordura usavam nas empadas. As cozinheiras me falaram que era gordura hidrogenada, sem change.
Desde entao, nao como nada sem perguntar o tipo de gordura que e utilizada ( mais uma coisa para a minha enorme lista do nao-gosto-nao-como-e-nao-recomendo).
A receita da para 150 empadas do tamanho de festa.
Eu sempre faco a metade que e suficiente para um belo empadao.
A Zilda nao me deixa mentir e tambem aprovou estas empadas sem ovos. Ate penso que ela nem notou a diferenca.


Ingredientes para a massa

1 kilo de farinha de trigo
500 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente
420 gramas de creme de leite 
1 colher de cha rasa de sal

Ingredientes do recheio

1/2 xicara de cha de azeite
1 cebola media picada
2 vidros grandes de palmito picado ( 800 gramas pesado sem a agua)
4 xicaras de cha de agua
6 colheres de sopa de farinha de trigo
coentro ou cheiro verde picado a gosto
azeitonas verdes a gosto ( eu adicione azeitonas picadas direto no recheio )

Modo de preparo

Comece fazendo o recheio, porque este precisa amornar antes de ser usada nas empadas.
Em uma panela coloque o azeite e a cebola em fogo baixo.
Quando a cebola comecar a dourar, acescente o palmito picado e refogue por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Adicione tres xicaras de cha de agua, o sal e as azeitonas picadas, deixe ferver.
Dissolva a farinha de trigo na agua que sobrou e adicione na panela.
Mexa sempre ate engrossar.
Desligue o fogo espere amornar e adicione o coentro ou cheiro verde. Reserve.
Pegue pequenos pedacos da massa e forre as forminhas de empada, recheie e cubra com um circulo de massa aberta por cima.
Ponha todas as forminhas em uma forma  e leve para assar a 200 graus por 30 minutos ou ate que estas estejam coradas.
Retire do formo, aguarde 10 minutos e desenforme.
  Eu nao tenho forminhas de empada, entao, me virei com estas para mini tortas.
O ponto da massa esta perfeita quanto esta nao deixa massa grudada nas maos. Use o que sobrou do creme de leite no recheio da empada, fica otimo. 
Para forrar os fundos e as laterais das forminhas, nao e preciso cortar um circulo. Basta jogar uma bolinha na forminha e abir com os dedos polegares.
 Nao e preciso furar o fundo da massa com um garfo.
As tampas das empadas devem ser cortadas com um cortador, que de preferencia, devem ser maiores um pouco do que a circunferencia da borda das forminhas, isso porque, a massa encolhe um pouco depois de cortada.
Agora eu aprendi uma nova tecnica, que consiste em abrir a massa e cobrir as empadas como se fosse um cobertor.
Ai e so passar o dedo nas bordas para "rasgar a massa" e pronto! Cada empadinha ja sai com a sua tampa.
 Eu coloco recheio praticamente ate a borda porque gosto de empadas bem recheadas.
 O que sobra da massa eu uso para fazer algum tipo de decoracao.
A medida que a massa esfria, ela vai ficando macia. Eu nao pincelei com gema e oleo para dar aquela camada dourada tipica das empadas. Prefiro assim mesmo, sem ovos.


No comments:

Post a Comment