December 24, 2012

Pasta de leite em po

Ha coisas sobre as quais me debruco numa tentativa quase sempre mal sucedida em achar "quem e que inventou isso ai."
Para a minha lista segue a pasta de leite em po, sem duvida, a melhor coisa que inventaram em termos de decoracao para bolos.
Eu ja conhecia a pasta de leite em po a pelo menos 7 anos, mas, nunca me senti inspirada a usa-la ( que bobinha ).
A pasta e facilima de fazer e de modelar. Seca rapido e o sabor e milhares de vezes melhor do que a pasta americana.
Eu testei duas receitas: a primeira era feita com a proporcao de 50% de leite em po para 50% de acucar de confeiteiro. O resultado foi uma pasta dificil de abrir e que ressecava facil - mesmo coberta - sem contar o fato de que a mesma rachou.
No mesmo dia e sob as mesmas condicoes climaticas fiz outra receita, o que resultou em uma pasta de leite superior, elastica, facil de trabalhar e com um aspecto mais profissional.
A pasta de leite nao esta limitada somente a cobrir o bolo, faz-se com as mesma decoracoes variadas, esculturas tais quais rosas e bichinhos.
Para saber mais clique aqui e veja mais dicas e um tutorial bem explicadinho com o Jean Leal.
A pasta de leite em po fica com uma cor amarelinha natural. 
Corantes em gel podem ser adicionados, sempre um pouquinho de cada vez porque apesar de nao parecer no inicio, a cor fica bem intensa a medida que a massa repousa.
Eu nao tentei fazer com leite desnatado ou adicionar chocolate em po a massa como foi sugerido em um programa de tv.
 A pasta nao fica branquinha como a pasta americana, mas, percebi que isso depende do leite em po utilizado. Leites amarelinhos como o Ninho deixam a pasta da mesma cor do po. 
Em contrapartida, leites "brancos" deixam a pasta bem mais clara.

Ingredientes

300 gramas de acucar de confeiteiro ou acucar impalpavel ( usei de confeiteiro )
200 gramas de leite em po ( usei leite ninho integral )
leite condensado ou creme de leite ate dar o ponto ( usei leite condensado )

Modo de preparo

Passe por uma peneira o leite em po e o acucar.
Va adicionando o leite condensado ou o creme de leite ate dar o ponto.
Cobre um bolo de 28 cm de diametro.


De acordo com Jean Leal, estas sao as quantidades necessarias de pasta para o tamanho de cada bolo: "Para um bolo de 35cm redondo ou 40cm por 28cm retangular, eu uso 1,00kg de açúcar para 600g de leite em pó. Totalizando mais ou menos 1,9 kg de pasta, pois tem o leite condensado. Trabalhe em medidas de 1,5 a 2 medidas de açúcar para 1 medida de leite."


120 comments:

  1. com creme de leite também da certo??acho que com leite condensado fica mito doce,já que vai o açúcar!

    ReplyDelete
  2. Ola Gabrilla, fico feliz que voce tenha perguntado porque tambem fiquei pensando a mesma coisa quando fiz a pasta pela primeira vez...
    Penso que la pela segunda ou terceira vez resolvi usar o creme de leite no lugar do leite condensado, mas, o resultado nao me agradou muito porque a pasta nao dava uma boa liga e eu acabei precisando colocar mais leite em po e acucar de confeiteiro.
    A medida que fui fazendo, fui experimentando e achei meio sem gosto.
    Numa outra tentativa usei 50% de creme de leite e 50% de leite condensado. Achei que ficou bem gostoso.
    Por incrivel que parece a pasta nao fica tao doce quando o esperado ( quando e feita so com o leite condensado ), percebe-se que e doce, mas, fica longe do enjoativo.
    Quando eu faco bolo coberto com pasta de leite em po e esta leva corantes artificiais eu sempre falo para os convidados nao comerem a pasta.
    Qualquer bolo, seja ele coberto com qualquer tipo pasta, americana, de leite em po, etc, preza muito mais pela beleza do bolo do que pelo sabor.
    Entao, nao se sinta envergonhada e/ou ofendida se os seus convidados nao comerem a decoracao.
    Pense num bolo decorado com pasta como um belo presente dentro de uma caixa- despreza-se a caixa, fica-se com o presente.
    Um grande abraco e obrigada por passar por esta cozinha.
    Volte sempre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Desculpe, não posso deixar de comentar.
      Você disse em seu post que "Quando eu faco bolo coberto com pasta de leite em po e esta leva corantes artificiais eu sempre falo para os convidados nao comerem a pasta.Qualquer bolo, seja ele coberto com qualquer tipo pasta, americana, de leite em po, etc, preza muito mais pela beleza do bolo do que pelo sabor."

      Absurdo! Você anda assistindo muito o Buddy Valastro com seu discurso de "é tão bonito que não precisa ser gostoso"

      Na minha opinião, dizer aos convidados pra não comerem algo que você fez é desmerecer-se, e depor tanto contra a sua competência na cozinha quanto a confiabilidade dos seus produtos.

      Um bolo é um presente lindo, caro, sem contar que é o ícone de qualquer celebração de aniversário, então - sim - tem que ser impecável e delicioso.

      Não se pode agradar a todos, isso é fato, mas se não confia no sabor do que está produzindo, busque alternativas: faça menos doce (o resultado com leite de coco é o mesmo) ou use glacê e arrase na competência utilizando os bicos de confeitar.

      Ou, outra alternativa muito usada hoje em dia, é dar dois presentes: um lindo bolo cenográfico (a caixa do presente) e um absolutamente delicioso bolo de verdade (o presente).

      Valorize-se.
      Elaine

      Delete
    2. Ola ELaine, assim Como voce eu tambem acredito que bolos cobertos com qualquer tipo de pasta preza pela beleza, afinal e uma obra de Arte.
      Com relacao a minha decisao de falar para os meus convidados nao comerem a pasta, pois contem corantes artificiais, tem haver com RESPEITO.
      Conheco as pessoas para quem vou servir aquilo que cozinho e quero que elas sintam-se completamente a vontade para escolher se querem ou nao comer o que estou servindo ( EU mesma nao gosto de comer corantes artificiais), sem que isso pareca falta de educacao.
      Voce provavelmente vai a casa de seus conhecidos ou a festas e come coisas que nao gosta ou que sabe que nao sao boas para a sua saude so para nao fazer "desfeita".
      E isso eu entendo porque ja passei por muita "saia justa" e tem hora que a gente precisa "dancar conforme a musical".
      E e por isso, que eu prefiro falar abertamente e com muita sinceridade para que ninguem se sinta obrigado a me agradar. A maioria acaba comendo as pastas e quem nao o faz, quer seja pelo corante ou pela pasta em si ou ambos, sai da minha casa feliz, pois sabem que eu respeito a individualidade e as preferencias de cada um.
      E de modo algum eu me desvalorizo ou desvalorizo o que eu faco.
      E e por isso que os meus clientes sabem que podem confiar em mim e que nao vou lhes "passar a perna". Muito acima daquilo que eu vendo o meu caracter vem primeiro.
      E antes que eu me esqueca, eu nao preciso comprar o discurso do Buddy, aprendi a pensar por si so.

      Tenha um bom dia.

      Delete
    3. É possível produzir corantes naturais a partir de alimentos, como repolho roxo (azul), beterraba (rosa, roxo), espinafre (verde), cenoura (laranja), entre outros... Não é necessário colocar esses corantes artificiais venenosos (algumas pessoas são alérgicas). Não é difícil de preparar. Pesquisa no Google que acha. Assim é possível deixar um bolo lindão e gostosão sem medo de comer tudão!
      A Raíza Costa ensina a preparar esses corantes em vídeo.

      Delete
  3. Pode ir a geladeira?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu nunca guardei so a pasta em si na geladeira,mas, ja guardei o bolo confeitado com a pasta.
      Deixei na geladeira por algumas horas e nao tive problema algum.
      Recomendo guardar o bolo na parte menos fria da geladeira,desta formao ar muito gelado nao vai rachar a pasta.

      Obrigada pela visita.

      Delete
    2. Eu já guardei o bolo já coberto com a pasta na geladeira de um dia pro outro e não mudou nada.

      Delete
  4. Pode colocar anilina para colorir ??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Maria Luiza, a pasta de leite em po e um tanto sensivel. Os corantes em po sao mais dificeis de misturar e nao garantem uma cor uniforme ( anilina em po ). Se nao estou enganada ha tambem a opcao da anilina liquida, porem, esta e demasiado liquida e eu nao arriscaria cobrir uma superficie grande com uma pasta feita com anilina liquida.
      Agora se voce encontrar anilina gel, ai nao tem problema.
      Outro dia, eu usei canetinha comestivel para fazer detalhes em um bolo, e porque a "tinta" e um tanto liquida a massa demorou bastante para secar, porem, nao rachou.
      Tente fazer figuras pequenas e veja se a anilina nao "dissolve" a pasta. Este e o melhor jeito se saber se realmente funciona.
      Obrigada pela visita, ate mais.

      Delete
  5. Olá. Adorei as dicas. Já fez a pasta com chocolate? Deus certo?

    ReplyDelete
  6. Oi Luciane, ainda nao testei a pasta com chocolate,mas, penso que ha problema algum.
    Eu usaria chocolate em po de qualidade ( tipo o da Nestle com a imagem dos Frades ) e um tanto de cacau em po, caso contrario a pasta ficaria muito clarinha.
    Fique de olho no blog porque na semana que vem eu vou postar uma receita de pasta de chocolate. Isso mesmo, pasta de chocolate puro. Estou encantada com as possibilidades e penso que voces tambem vao gostar.

    Um grande abraco e nos vemos em breve.

    ReplyDelete
  7. ha muito tempo estou em duvida em usar a pasta de leite em po, mas depois de ler seus comentários, vou arriscar. Parece facil,. Estava procurando a quantidade para um bolo de 35 cm, e achei aqui. Estou adorando seu blog, parabens. Obrigado por compartilhar conosco.

    ReplyDelete
  8. Poderia me dizer em xic. A qntidade não tenho balança e to cm medo de estragar os ing.quero fazer um bolo pra minha filha mais já cansei do tradicional chantilly e pasta americana

    ReplyDelete
  9. Estas sao as quantidades aproximadas ( bem pouquinha diferenca para menos )
    300 gramas de acucar de confeiteiro= 2 xicaras de cha + 2 colheres de sopa.
    200 gramas de leite em po=15 colheres de sopa ( desculpe, mas estou sem leite em po para medi-lo em xicara, mas como sei que uma colher de sopa de leite em po equivale a 13 gramas, ai fiz as contas ).

    Espero te-la ajudado e obrigada pela visita. Volte sempre.










    =

    ReplyDelete
  10. Eu gostelaria de saber quando o leite ta pouco vai acresentando ate da o ponto???

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Gabriela, nos dias mais quentes o leite condensado fica mais liquido e ha necessidade de usar um pouco mais de leite em po.
      Nao coloque muito de uma unica vez para nao passar do ponto.
      E nao ha problema algum em adicionar um pouco mais de leite em po ou leite condensado.

      Delete
  11. Olá, 1kg de açúcar para 600g de leite em pó da certo? Nao posso usar 800g de leite em pó?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Observe que nao e so a quantidade de leite em po e acucar que aumentam...voce vai precisar de leite condensado para equilibrar as proporcoes e a receita sair certinha.
      As proporcoes de cada ingrediente estao perfeitas, mas, voce pode adicionar um pouco mais de leite em po, porem, o faca tendo em mente de que se a massa ficar muito seca voce precisara de mais leite condensado para torna-l maleavel.

      Obrigado pela visita, volte sempre.

      Delete
  12. Vou fazer o bolo do aniversrio do meu filho, e nunca usei essa pasta, por tanto gostaria de saber quanto leva de material para cobrir um bolo de 6 kilos, por favor me ajude, em xic. pois não tenho balança obrigada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estas sao as quantidades aproximadas ( bem pouquinha diferenca para menos )
      300 gramas de acucar de confeiteiro= 2 xicaras de cha + 2 colheres de sopa.
      200 gramas de leite em po=15 colheres de sopa ( desculpe, mas estou sem leite em po para medi-lo em xicara, mas como sei que uma colher de sopa de leite em po equivale a 13 gramas, ai fiz as contas ).
      Estas sao as quantidades da receita aqui do blog.
      Vc poria me dizer de o bolo e redondo ( de andar ?) ou quadrado ou retangular?
      Se o bolo for redondo de andar ou redondo grande, triplique as quantidades acima se for quadrado basta duplicar.

      Espero ter ajudado. ate breve.

      Delete
    2. Vc poderia mim dizer qual a quantidade de pasta necessária pra combrim um bolo de 2 andares forma redoda de numero 2

      Delete
  13. Olá. Preciso fazer com antecedência as pecinhas de decoração de alguns docinhos (flores, canudos de formatura para colocar em cima dos doces) e eu preciso saber quanto tempo dura na geladeira essas pecinhas de decoração de pasts de leite em pó. Obrigada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola, Marcia, pode fazer as pecinhas com ate 2 meses de antecedencia, mas, nao guarde na geladeira.
      Faca as pecinhas e deixe secar de um dia para o outro, entao, guarde-as dentro de caixas de sapato devidamente forradas com papel toalha. Fazendo isto as pecas nao desbotarao e ficaram bem sequinhas, alem de inibir a formacao e mofo.
      Vale lembrar que as pecinhas ficarao bem durinhas e nao sera possivel dobra-las uma vez que elas secarem, entao, ja seque a peca obedecendo a curvatura desejada.
      De preferencia ao corante em gel, para obter um melhor resultado.

      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Delete
    2. Nossa... que legal suas dicas. Me apareceu a oportunidade de trabalhar com modelagens de cupcake e pirulito, já trabalho com biscuit há 15 anos e achei a pasta americana muito molenga em relação ao biscuit. Estou estudando sobre opções na net e seu blog me ajudou muito em termos de dicas.
      Meus parabéns.... quem compartilha sempre recebe o dobro em troca.
      Obrigada.

      Delete
  14. oi gostaria de saber quanto de pasta gastaria num bolo de 40 cm quadrado?

    ReplyDelete
  15. Ola Ingrid, para facilitar seu trabalho dobre a receita, vai sobrar um pouco de pasta que voce pode usar para fazer docinhos.
    Nao esqueca de abir a massa no formato do seu bolo, ou seja, estique a massa ja formando um quadrado.
    Para que nao haja erro na hora de cobrir o bolo, abra a massa, sobre uma toalha de plastico grosso ( ja vi para vender em lojas que vendem tecidos), entao, vire a massa ja esticada sobre o bolo e com cuidado va puxando o plastico. Esta tecnica e bem melhor do que tentar enrolar a massa no rolo de depois desenrola-la no bolo.

    Obrigada pela visita volte sempre.

    ReplyDelete
  16. Oi, tudo bem?
    Entao, eu moro em Curitiba, seu eu fizer a primeira receita 50% de leite em po para 50% de açucar a pasta ficaria melhor por causa da umidade?

    ReplyDelete
  17. Oi td bem?
    adorei sua receita e suas dica. Gostaria me tirasse uma dúvida. Vou fazer essa massa para fazer florzinha para decoração de cupcake e queria saber quanto tempo antes posso fazer as flores. A festa é sabado 17/01/2015 a noite, posso fazer amanha?

    ReplyDelete
  18. amei seu blog e as dicas meeus parabéns e obrigado por compartilhar.

    ReplyDelete
  19. Olá tudo bem?
    Ameei a receita, mas gostaria de saber se ela pode ser feita com o açúcar normal.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola tudo bem? Infelizmente nao da certo com acucar convencional a massa nao da ponto e quando ela descansa um pouco fica humida.

      Obrigada pela visits.

      Delete
  20. Oi tudo bem?
    Gostaria de saber quanto tempo de antecedência posso fazer a pasta para cobrir um bolo.
    Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Tatiane, EU sempre procuro fazer a pasta no mesmo dia em que vou usa-la, mas ja usei de um dia para o outro. Ai e necessario embrulhar a pasta em umas 3 voltas de filme plastico e colocar em recipiente com Tampa.
      Se estiver frio nao precisa por na geladeira e se estiver muito quente, guarde a pasta na geladeira na parte menos fria por ate 3 dias.
      Retire a pasta da geladeira e sove-a com um pouco de amido de milho para tirar qualquer humidade.
      Espero ter the ajudado.
      Obrigada pela visita.

      Delete
    2. Olá, Dona Branca. Achei muito instrutivo seu blog, mas fiquei na dúvida em relação ao tempo de guarda da massa. Na resposta acima a sra.diz que faz a massa para cobrir o bolo no mesmo dia, no máximo de um dia para o outro guardando na geladeira. Em outra resposta relacionada a peças pequenas diz que podem ser feitas com até dois meses de antecedência e devem ser guardados em caixas de papel (na resposta usou cx de sapatos como exemplo). Aí fiquei na dúvida, pode dois meses sem geladeira, pode de um dia para o outro na geladeira, ou trata-se de massas diferentes, uma para cobrir o bolo e outra para decoração? Pergunto pq pretendo fazer os dois, sendo que minha decoração será bichinhos tema safári, na verdade, bombons sonho de valsa cobertos com chocolate meio amargo ( imitando uma trufa) e a massa de leite no formato dos bichinhos escondendo os bombons.
      Agradeco a ajuda

      Delete
    3. Oi Barbara, entao vamos aos esclarecimentos: a pasta e a mesma tanto para cobrir o bolo quanto para fazer decoracao.A unica diferenca e que para cobrir o bolo a massa nao pode ficar "dura".Entao e fazer e usar. O mesmo se aplica para fazer docinhos a diferenca e que os docinhos, bichinhos...devem secar (ja modelados). Ai eles sao guardados para usar posteriormente. Nao e a pasta sem modelar que pode ser guardada por various dias. No caso dos bombons, cubra com a pasta, deixe secar e guarde na geladeira em caixas de papelao forradas com papel toalhas.

      Espero ter respondido as suas duvidas, obrigada pela visita.

      Delete
  21. Oi. Como faço para deixar a pasta bem branquinha? Me ajuda por favor. rsrs

    ReplyDelete
  22. Oi Regislane, so conheco uma forma de deixar a pasta de leite em po bem branquinha como a pasta americana - adicionando corante branco, muito corante.
    Eu ainda nao fiz o teste, mas que tal experimentar usar um leite em po mais branquinho? O leite ninho ja tem uma coloracao mais amarelinha por natureza e o leite condensado nao e bem branquinho, juntando-se os dois fica dificil conseguir uma pasta branca.
    Por que voce nao usa a massa de modelar de chocolate? Da para usar chocolate branco e nao precisa tingir. Ca pelas minhas bandas existe uma marca de chocolate que e bem branquinha, nao sei se tem chocolate branco bem branquinho ai no Brasil.

    Obrigada, pela visita e espero ter ajudado.

    ReplyDelete
  23. Olá. Gostaria de saber se com essa pasta posso fazer flores, laços, etc.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Da para fazer qualquer coisa. Ja fiz flores, bichinhos e ate decoracoes maiores.

      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Delete
  24. Olá. Fiz a pasta de leite ninho e após adicionar p corante ela ficou muito oleosa. O que fiz de errado? Tive que secar de tanto óleo que soltou.

    ReplyDelete
    Replies
    1. OlaTalita, e normal a massa ficar oleosa se ela for demasiadamente manipulada.
      Use sempre corante em gel e se a massa ficar oleosa deixe-a descansando por 15 minutos polvilhada com amido de milho ( cerca de 1 a 2 colheres de sopa ).
      Entao volte a sovar a massa. E melhor usar luvas porque o calor a da mao pode fazer a massa ficar oleosa. Va adicionando amido de milho aos poucos para a massa nao ficar super rigida. Isso deve resolver o problema.

      Um grande abraco, volte sempre.

      Delete
  25. oi sou Ana Paula .Vou testar a massa somente por conta da sua segurança nas respostas , gostei do modo como defende seu trabalho, tomara que fique boa.

    ReplyDelete
  26. Ola Ana Paula, obrigada pelos comentarios.
    Espero que voce tenha sucesso no uso da pasta de leite em po.

    Volte sempre.

    ReplyDelete
  27. Posso acrescentar gelatina sem sabor ou CMC a esta pasta?

    ReplyDelete
  28. Ola Silvio, tudo bem?
    Ta ai uma coisa que eu ainda nao testei, mas, vi em um programa de culinaria na qual colocaram CMC na massa para que esta fosse usada na confeccao de pecas para decoracao do bolo.
    Se voce estiver pensando em adicionar CMC tudo bem ,mas gelatina acho que nao vira. A massa e firme o suficiente para cobrir bolos e nao demora muito para secar ( com excessao dos dias humidos demais ou chuvosos ), entao nao tenha medo de usa-la sem outros aditivos.

    Tenha um bom dia, volte sempre.

    ReplyDelete
  29. Eu posso enrolar um brigadeiro com essa pasta

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Isabella, acredito que nao ha nenhum problema em enrolar brigadeiros com esta pasta.
      Acredito que voce conheca uma "massinha" feita quase do mesmo jeito que esta pasta so que vai leite de coco e e uma delicia. Fica otima para enrolar docinhos ou frutas tipo uvas.

      Um grande abraco, obrigado pela visita.

      Delete
  30. da pra fazer coroa pra por em cima de docinhos ela aguenta igual pasta americana? obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Da sim, ja fiz decoracoes para cupcakes e nao tive problema. Os unicos cuidados e fazer os enfeites pelo menos 3 dias antes para que eles sequem bem. Eu coloquei os enfeites nos cupcakes 1 hora antes de expo-los e eles ficaram um total de 5 horas antes de serem consumidos e tudo ficou perfeitinho. Vale apenas lembrar que se voce for embrulhar docinhos tipo pao de mel, e quase certo que a pasta vai derreter pq o chocolate pose transpirar se houver mudanda brusca de temperatura.

      Obrigada pela visits, volte sempre.

      Delete
  31. boa tarde
    poço colocar fruta no meu recheio?
    e o bolo na hora de cobrir pode estar gelado?

    ReplyDelete
  32. Oi Gabrielly, desculpe a demora em responder, mas estava sem internet.
    Pode colocar fruta sem medo o unico cuidado sao com frutas sensiveis como o morango fresco, pois, estes tendem a estragar muito rapido. Neste caso faca o bolo no dia anterior e deixe para rechea-lo cerca de 12 horas antes de servir. E nao esqueca que em dias quentes este tipo de fruta estraga mais rapido.
    Se vc for cobrir um bolo que esteja gelado, eu recomendo adicionar CMC a pasta de leite em po, para que esta seque rapido e nao sofra com a umidade do bolo.
    Via de regra eu nao costumo cobrir o bolo ainda gelado.Tiro o bolo da geladeira e meia hora depois cubro. Nunca deu problema.

    Obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  33. Olá, td bem? Adorei seu blog! Suas informações são perfeitas...
    Faço pães de mel para vender e gostaria de usar a pasta de leite para decorá-los em ocasiões especiais como casamento, natal, páscoa, chá de bebê, etc. As minhas dúvidas são as seguintes: O pão de mel banhado no chocolate dura até 15 dias. Qual a validade dos pães decorados com a pasta de leite, embalados em saquinhos plásticos? Depois de embalados, a pasta vai secar e ficar dura? Se ficar dura, ainda estará própria para o consumo? Os pães de mel devem ser guardados dentro ou fora da geladeira? Me desculpe a quantidade de perguntas, é que o assunto me interessa muito e não consegui muita informação quanto a validade da pasta.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Adriana, tambem amo fazer paes de mel para presentear meus queridos e tenho uma certa experiencia com o que funciona ou nao.
      Vou responder as suas perguntas na ordem em que voce a fez: 1 quando a gente envolve o pao de mel na pasta, este tera que secar bem antes de ser embalado. O problema e que a pasta precisa secar ao ponto de ficar dura, uma vez que isso acontece formava-se uma camada demasiado dura e acho que atrapalha no sabor do pao de mel. Tambem ja banhei os paes de mel no chocolate e depois na pasta e vi que o produto so nao estraga se a pasta de leite em po realmente secar antes e embrulha-los. 2- Se o pao de mel for embrulhado com a pasta ainda mole, sem secar, este endurecera apos uns dias, mas o risco de entragar e desta pasta derreter e grande especialmente se o pao de mel sofrer variacao de temperatura. 3- O fato da pasta ficar dura nao inviabiliza o seu consumo e muito mais uma questao de preferencia.4- Todo pao de mel coberto com pasta de leite deve ficar fora da geladeira. Para serem mantidos na geladeira, enstes devem ser acondicionados em caixas de papelao e colocados na parte menos fria da geladeira. A pasta ja deve estar firme para tal procedimento.
      Meu conselho e fazer um teste com os paes de mel, cobri-los com o chocolate e depois de bem sequinhos aplicar a pasta de leite em po.
      Num caderninho anote como cada pao de mel se difere um do outro ao passar dos dias. Anote a temperatura ambiente, especialmente se chove. Esta a melhor forma para voce garantir bons resultados sem surpresas.
      E claro que voce tera que comer um pedaco de cada pao de mel para saber se a textura, sabor estao os mesmos. Se puder ofereca um pedaco para algumas amigas e pergunte o que elas acham. e isso o que eu faco sempre que tenho uma ideia nova.
      Se voce quiser fazer apenas decoracoes tipo uma flor, um lacinho etc, faca a decoracao e deixe-a secar por uns tres dias e aplique sobre os paes de mel grudando-os com um pinguinho de chocolate.

      Espero ter ajudado e acompanhe o blog porque fiz paes de mel recentemente e cobri com pasta americana, vamos ver no que da.

      Beijos tenha um bom dia.

      Delete
    2. Muito obrigada!
      Suas dicas serão muito importantes!

      Delete
    3. De nada Adriana, tenha uma boa semana. Ate mais.

      Delete
  34. Oi novamente, tudo bem?
    Outro dia, vi uma receita de pasta de leite feita em duas etapas. A primeira era um brigadeiro branco, que levava leite condensado, creme de leite e margarina. Depois de cozido e frio, acrescenta o leite em pó e o açúcar.
    Você já testou essa receita? Tem alguma diferença dessa que não vai ao fogo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Adriana, tudo bem? Tentei achar na net esta pasta que voce mencionou, mas nao achei.
      Fiquei intrigada com a ideia de um brigadeiro que depois vira pasta de leite em po.
      so lendo as instrucoes e as aplicacoes de tal pasta para ver qual e a diferenca da pasta que eu faco.
      A principio parece trabalhoso: fazer um brigadeiro, deixar esfriar e entao sovar com outros ingredientes...me manda o link da pagina para eu ver como esta pasta e usada.
      Nunca fiz esta pasta e nao sei dizer que vantagem ou diferenca ela tem em relacao a uma pasta que nao vai ao fogo.

      Tenha um bom dia, ate mais.

      Delete
    2. Bom dia!

      Segue o link da receita que eu te falei.
      www.youtube.com/watch?v=JmoUEdsmyjQ

      Delete
    3. Muito obrigada, to indo assistir agora mesmo!

      Tenha um bom dia.

      Delete
    4. Oi Adriana, agora sei do que se trata a receita...ha muitos anos atras esta receita era usada para modelar doces especialmente frutas. Eu sempre conheci esta receita pelo nome de falso marzipa.
      Se usa do mesmo jeito que voce usaria a pasta americana.
      A diferenca entre esta pasta de leite e a que eu faco e o sabor. O falso marzipa tem um sabor muito gostoso tipo beijinho so que sem o coco ralado.
      O unico cuidado e na hora de fazer o brigadeiro branco. Se ficar muito mole, voce acabara adicionando muito acucar para dar o ponto e a pasta fica horrivel. Por outro lado, se passar do ponto , vira um bloco seco, dificil de modelar. Se isto acontecer adciione mais leite de coco ate voltar a consistencia correta.
      De um modo geral a diferenca entre as duas pastas e muito pequeno: se restringe ao sabor e uma pequena variacao no custo, alem e claro do falso marzipa dar um pouco mais de trabalho. Fora isso, uma ou outra sao praticamente iguais.

      Um beijinho, ate mais.

      Delete
    5. Muito obrigada novamente! :)

      Delete
  35. Bom dia! Uso essa pasta há oito anos, com variação de medida, não muito, e ela não fica tão doce. Faço todos as formas de modelagem e decoração. Para aproveitar a elasticidade a dica é assim que colorir já trabalhar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Caroline, obrigada pelas dicas e aproveitando a deixa, voce ja cobriu paes de mel com a pasta que voce faz? Se sim, qual foi o resultado?

      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Delete
  36. Olá. Qto tempo posso guardar essa massa depois de pronta e colorida. Outra coisa, cobri um bolo esses dias e a massa suou muito, ficou melada, cresceu umas bolhas e tipo ficou derretendo. Pq será?

    ReplyDelete
  37. Olá, adorei as dicas!
    Olha, eu já fiz a pasta e cobri um bolo, só qe a massa ficou muito elástica e quando fui colocar em cima do bolo ela esticou demais e ficou com uns buracos, acho qe ela ficou mt mole é isso?
    Queria saber oq eu poderia fazer ou colocar pra ela não esticar tanto, pq foi um trabalho pra colocar em cima do bolo e mesmo assim ficou com buracos.
    E oq eu devo colocar no bolo antes de colocar a pasta pra poder colar ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Dayanne, a pasta de leite em po nao pode ficar mole caso contrario ela estica e vai meio que derretendo. A consistencia tem que ser bem parecida com a pasta americana depois de sovada
      Muita gente quer uma pasta de leite em po bem fininha, mas o ideal e que ela seja meio grossa justamente vai evitar que ela rasgue. A sua com certeza ficou mole por isso rasgou. Se a massa estiver no ponto certo isso nao acontece.
      A massa do bolo pode ser pincelada com doce de leite, geleia, ganaches de chocolate... Passe uma camada bem fininha, um tantinho de nada.

      Ate a proxima visita.

      Delete
  38. posso usar o corante em pó? na pasta de leite em pó.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O corante em po pode ser usado quando este for peneirado junto com o leite em po.
      O problema e que se voce quer a pasta mais escura depois da massa pronta, ela ficara manchada porque o corante nao dissolve bem.
      E se voce precisar de mais pasta sera dificil atingir a mesma tonalidade.
      E melhor deixar o corante em po para usar somente em detalhes como por exemplo uma folha, flor...

      Obrigado pela visita.

      Delete
  39. Posso usar alilina liquida na massa

    ReplyDelete
  40. Ola Tamires, pode usar anilina liquida na massa, so nao exagere nas quantidades nas cores preta e branca, porque estas sao cores mais dificil de obter e a massa acaba ficando muito humida. Caso isto ocorra polvilhe a pasta de leite em po com um pouco de amido de milho, para que a mesma seque um pouco.

    Tenha um bom dia, volte sempre.

    ReplyDelete
  41. Ola Rosangela Araujo, nao sei o motivo pelo qual a sua pergunta nao apareceu aqui...mas visualizei no meu folder.
    Seja como for voce pergunta quanta pasta e necessario para cobrir um bolo redondo de dois andares usando forma numero 2.

    As formas redondas variam um pouquinho de tamanho de fabricante para fabricante. De um modo geral eles tem 32 x 32 x 6,5. Para ter certeza do tamanho da sua forma, meca a circunferencia.
    A quantidade de pasta a ser utilizada vai depender da altura do bolo pronto ( ja com o recheio ).
    Digamos que cada um dos bolos que voce vai fazer tenha 10 cm de altura. Entao para para cada bolo voce vai precisar de 1400 ( um kilo de quatrocentas gramas ). Sempre sobra um pouquinho de massa, mas nao da para fazer com a massa 'contada".
    Na hora de abrir a massa tome cuidado para nao deixa-la fininha.

    Abra a massa com 6 milimetros de espessura. E para acertar na mosca o tamanho que voce deve abrir a pasta use a seguinte formula: meca com uma fita metrica o tamanho do bolo ( a parte de cima de uma extremidade a outra ) + altura do bolo do lado direiro e do lado esquerdo e adicione a isso mais 5 cm. Agora voce ja tem o tamanho exato que voce deve abrir a pasta.

    Sucesso , ate em breve.

    ReplyDelete
  42. Olá, parabéns pelo blog, dicas fantásticas. Eu quero saber se você indica o leite ninho ou posso fazer com qualquer marca. Você observou alguma diferença? Beijos e obrigada pela atenção.

    ReplyDelete
  43. Ola Daiane, eu ja usei leite em po tipo Molico. Achei ele meio granuloso, entao precisei passar a mistura por uma peneira fina. A pasta saiu boa e com sabor leve. So que sai meio caro porque precisa de mais leite em po para dar consistencia.
    O leite em po integral da Mococa tambem e muito bom e resulta numa pasta mais clarinha de resto funciona muito bem.
    O unico que ainda nao testei foram os leite em po de origem nao animal ( soja, arroz, coco...).

    Obrigada pela visita, volte sempre.

    ReplyDelete
  44. Oi querida boa tarde, estou com uma dúvida....lí seus comentários mesmo assim, vou perguntar.. Há um mes atraz fiz um bolo de pasta de leite em pó, ( foi a primeira vez que fiz essa pasta), o recheio do bolo era de ninho trufado, e o bolo estava bem gelado. coloquei a pasta( estava bem oleosa) e assim que cobri o bolo, coloquei o bolo novamente na geladeira. e qdo fui entregar o bolo ele já estava meio mole, e depouis as prof, disserem que a pasta estava derretendo. por favor me oriente, vou fazer um bolo pra minha filha dia 18/11/ e gostaria de cobrir com essa pasta mas quero que fique bem bonito. por favor aguardo seu comentário. Que Deus te abençoe e ilumine sempre. bjssss. Ah! posso usar papel arroz, nessa cobertura.

    ReplyDelete
  45. Ola Ana Laura, obrigada pelo carinho...entao vamos la resolver o problema desta pasta. Quando a pasta e manuseada excessivamente ela fica oleosa porque o calor da mao separa a cadeia de gordura dos demais ingredientes. Quando isso acontecer polvilhe a superficie com um pouco de de amido de milho e deixe a massa descansar embrulhada por meia hora.
    Volte a polvilhar a bancada com amido de milho e abra a massa e aplique no bolo. Sempre que for usar a pasta NUNCA use um bolo bem gelado porque a tentencia do mesmo e suar e ai nao tem jeito a pasta absorve e fica mole mesmo.
    Decore o bolo a temperatura ambiente e espere umas duas horas e entao coloque-o na parte menos fria da geladeira. O frio da geladeira ira secar a pasta.A melhor coisa e guardar o bolo em caixas proprias para bolo.
    Se for usar papel de arroz nao aplique em cima da pasta porque se o bolo ficar exposto com o papel de arroz vai virar uma meleca so.

    Um beijo volte sempre.

    ReplyDelete
  46. Muito obrigada pela atenção. bjsssss

    ReplyDelete
  47. Bom dia!!! Gostaria de fazer esta pasta para modelar docinhos em formas de silicone.
    O sabor para docinhos é bom?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Sheilla Silva, para fazer docinhos eu tambem prefiro a pasta de vai leite de coco e acucar refinado.
      A pasta de leite em po aqui do blog tem gosto mais do leite em po e nota-se o docinho do leite condensado,.
      Da para usar tranquilo em formas de silicone.

      Obrigado pela visita tenha um otimo dia.

      Delete
  48. Bom dia!
    Gostaria de usar esta pasta para modelar docinhos.
    Ela é saborosa como a que utliza leite de coco e açucar refinado?

    ReplyDelete
  49. Adorei seu blog. Você é uma fofa. Atenciosa e muito educada. Vou tentar fazer a pasta devido a coragem que encontrei aqui.

    ReplyDelete
  50. Muito obrigada...e tao bom quando pessoas como voce passam por aqui para deixar palavras de carinho.
    Espero que voce tenha sucesso com a pasta de leite em po.

    Volte sempre, ate mais.

    ReplyDelete
  51. Olá! Não conhecia seu blog, mas ao pesquisar achei e amei as dicas. Entretanto tenho algumas dúvidas e se você puder me ajudar, ficaria imensamente grata. Gostaria de preparar a pasta de leite em pó para modelar bichinhos para o aniversario de 1 aninho do meu filhote. Então lá vai....
    Gostaria de saber com quanto tempo de antecedencia posso preparar a pasta e guardá-la para utilização? Como armazenar? E os bichinhos depois de prontos, como, onde e por quanto tempo no máximo posso guardá-los?
    Devo usar o corante para tingi-la na hora de manusear ou posso usá-lo e guardar a massa ja colorida?
    Eu comprei corante líquido. Não fazia ideia de que o em gel era melhor para esse tipo de pasta.. quais os pontos negativos de utiliza-lo? Devo trocar pelo em gel?
    E ultima duvida.... (não me mate, mas é pro meu pequeno e quero que tudo saia como ele merece: perfeito!) Devo fazer uma grande quantidade e utilizar aos poucos ou fazer pequenas porções?

    Obrigada desde já, amore! Sucesso com o seu trabalho maravilhoso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Thalita,muitas duvidas? sem problemas respondo a todas.
      A pasta de leite em po nao permiti utilizacao posterior e fazer e usar.
      Quando aplicada em bolos a pasta tende a endurecer aos poucos, porem quando fazemos figuras esta seca e fica dura, entao, se voce fizer um monte de pasta para ir usando aos poucos vai perder a pasta antes de conseguir usa-la toda ( digamos que voce queira fazer docinhos, bichinhos a semana inteira e ir usando a pasta conforme precisar. A pasta ficara dura. Agora de un dia para o outro nao tem problema ai voce deve embala-la com filme plastico bem apertadinho e colocar em um recipiente plastico com tampa ).
      Depois de prontos os bichinhos devem ser guardados em caixas de papel( tem caixas de papelao parecidas com as de pizzas a venda nas casas de doces. Varios tamanhos e alturas ).Os bicnhinos so devem ir para a caixa uma vez que estejam completamente secos. Eles duram uma vida toda, tenho floresque foram feitas a mais de um ano. A unica coisa e que eles desbotam um pouquinho, mas so as cores mais fortes como roxo, vermelho...de um modo geral de dois a tres meses e um bom tempo para conservar a cor.
      Voce pode guardar a pastas por algumas horas sem o corante e entao tingi-la quando for usar. Pode guardar ela ja colorida tambem.
      Corante liquido e "meio sem vergonha", a cor nao esta concentrada, ai a gente coloca na pasta e acaba tendo que usar mais do que o que deveria para alcancar determinada nuance. Muito liquido na pasta de leite em po, faz com que ela leve muito mais tempo para secar ( a menos que o dia esteja quente para chuchu, ai nao importa). Em dias frios e muito chuvosos nao arrisque, va de corante gel.
      Uma boa forma de voce trabalhar sem se atrapalhar e fazer os bichinhos em grupos de cores similares: girafa, leao, urso ( cores a serem usadas: marrom, laranja,preto para os olhinhos e amarelo ), ou seja voce ira trabalhar com somente 4 cores...depois escolha outro grupo com as cores mais proximas e assim por diante. Desta forma o teu trabalho rende mais.
      Nao sei o tamanho e nem a quantidade de bichinhos que voce ira fazer, portanto, nao sei informar quanto de pasta voce devera fazer. Mas a pasta leve so uns minutinhos para fazer entao nao tenha medo de fazer 1 receita e se for necessario faca outras a medida que precisar.

      Um beijo, tenha um bom dia.

      Delete
    2. Muito obrigada pelas dicas e respostas... amei! Você é uma fofura, mega educada e super atenciosa!!!!
      Eu pretendo trabalhar com os mais comuns (girafa, leão, elefante, macaco, zebra, hipopótamo e urso) num tam de no máximo 7 a 10cm. uns 4 bichinhos de cada..
      O que é mais indicado para "colar" os adereços feitos com a pasta de leite em pó? Por exemplo... decorações em cima de bombons, pirulitos de chocolate... o que eu posso usar para grudar a massa ao chocolate?

      Delete
    3. Obrigada, entao voce fara 28 animaizinhos- duas receitas sera o suficiente, mas faca 1 de cada vez porque leva tempo para fazer a decoracao e e bem cansativo. Para colar olhos, lacinhos e coisinhas pequenas em figuras eu uso um pincel bem fininho molhado, porem nao encharcado com agua. E so dar um toquinho e colar o que se deseja. Se a peca e mais pesada como uma orelha grande de elefante ai eu modelo deixo secar com um pedacinho de palito de dente ja enfiado na orelha e faco um buraquinho nao muito grande na cabeca do elefante onde desejo encaixar a mesma. Ja seco so encaixo.Isso tambem vale para os rabinhos dos animais.
      E para colar pecas de decoracao em bombons, pirulitos e afins eu uso uma gotinha de doce de leite consistente ou chocolate fracionado na cor do doce, tambem so uma ou duas gotinhas. Sempre que possivel aplico a decoracao ja seca.

      Espero que seu filho tenha um aniversario dos sonhos. Beijos ate mais.

      Delete
  52. Oi, eu posso fazer um bolo com a pasta de leite em pó, e guardar na geladeira,pro outro dia ate a noite?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Ana Souza, qual sera o recheio do bolo? Se nao tiver frutas frescas tipo morango nao ha problema. Todas as frutas que forem cozidas e ganaches de chocolate tambem nao tem grilo.
      Apenas espere que a pasta seque um pouco..toque a pasta e se senti-la sequinha e so colocar o bolo em uma caixa propria para bolo ( vende nas casas de doces ) e leva-lo dentro da caixa fechada a geladeira.
      Desta forma nao havera perigo da pasta amolecer.
      So uma dica: passe o minimo possivel e ganache , doce de leite e afins na hora de grudar a pasta, assim ela seca rapidinho.

      Espero que voce tenha um otimo dia e obrigada pela visita. Ate mais.

      Delete
  53. Olá, obrigado pela resposta.. Mais ainda fiquei com uma duvida... Sobre a questão de colorir a pasta. Deve colorir desde o inicio do processo da pasta ou só dps dela esta pronta? .. Ah só mais uma pergunta, e sobre a caixa para guardar o bolo, tem que ser de papelão ou pode ser também daquelas de plástico? que geralmente se usam nas padarias quando encomendados bolos. E deve o bolo deve ser guardado na parte menos fria da geladeira? Espero suas respostas, obrigado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ana Sousa, a pasta deve ser colorida depois que ela esta pronta.
      Use sempre caixas de papelao pois elas absorvem humidade e nao transpiram.
      Para facilitar colocar o bolo dentro da caixa, eu sempre desmonto a caixa, coloco o bolo no centro e entao fecho a caixa. Faca o teste colocando uma panela dentro da caixa para se e possivel remonta-la sem "sofrer demais".
      Deixe o bolo ja dentro da caixa na parte menos fria da geladeira.

      Tenha um otimo fim de semana, ate breve.

      Delete
  54. gostaria de saber quanto tempo dura a pasta de leite em pó?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Jamile, tudo bem?
      A pasta de leite em po tem durabilidade diferente dependendo de como ela foi aplicada.
      A massa ja pronta sem corante pode ser guardada envolta em filme plastico por ate 2 semanas.Antes de usa-la e necessario que a mesma esteja a temperatura ambiente. Sove, tinja e use.
      A massa aplicada no bolo tem a sua duracao de acordo com o tipo de bolo e se este ira suar, molhar a pasta. bolos que nao suam e nao molham a pasta, a pasta em si tem duracao de ate uma semana.
      A massa aplicada para fazer decoracoes e com as pecas ja secas tem validade de 6 meses.
      Espero que estas dicas te ajudem.

      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Delete
  55. Oi tudo bem fiz a pasta mais depois de cobri o bolo ela ficou melando o que devo fazer.

    ReplyDelete
  56. Ola Gustavo, depois de pronta a sua pasta ficou muito mole? ela deve ficar no ponto da pasta americana depois de sovada...vocr usou algum tipo de ganache ou doce de leite para "colar a pasta"? lembre: uso so uma camada bem fininha e nem precisa ser no bolo todo, basta passar um poucos em algumas partes.
    E do que foi o recheio do seu bolo? To bem curiosa pq muita gente tem este problema...da proxima vez faca uma bolinha com a pasta e achate entre o dedo indicador e o polegar, se a pasta grudar ou ficar puxa-puxa tipo chiclete e pq ela esta muito humida. Acrescente um pouco de amido de milho para conter a humidade da pasta.

    Um abraco ate mais.

    ReplyDelete
  57. Oi!
    Li seus comentário e me esclareceram um tanto de dúvidas!
    Vc é muito atenciosa!
    Quero fazer a paSta de leite ninho para decorar pirulitos de chocolate e biscoitos amanteigadoa.
    A pasta funciona para os biscoitos?
    Outra coisa, já fiz os pirulitos w os estou conservando na geladeira, pois percebi que eles não ficaram muito duros. Acho q Pq usei chocolate fracionado misturado com chocolate normal.
    Minha pergunta é : como devo fazer os detalhes na pasta e em que momento devo colar aos pirulitos?
    Já li q não é bom deixar na geladeira. Mas tô com medo de deixar o pirulito fora e eles deformarem.
    O pior é que, como tô fazendo bastante coisa, não posso deixar pra colar de véspera.
    Pensei em fazer os detalhes na segunda, colar na quinta.
    Mas é depois? Aonde conservo?
    O aniversário dela é domingo a tarde.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Kamilla, sim a pasta funciona para biscoitos.
      Entao vamos la,o melhor procedimentos para cobrir os biscoitos e este:Cubra os biscoitos com chocolate fracionado e deixe-os a temperatura ambiente no lugar mais frio da casa.Se voce so for adicionar detalhes ao biscoitos, como por exemplo um lacinho, olhinhos etc. voce pode guardar os pirulitos na geladeira pelo tempo que quiser e aplique os detalhes ja secos e durinhos ( coloque um pinguinho de chocolate fracionado para grudar os detalhes ), ai guarde os biscoitos em uma caixa de palelao ( a venda nas casas de doces), na geladeira , dura mais de semanas. A pasta quando seca, fica dura igual cimento ai nao tem problema nenhum guardar na geladeira, desde que seja da forma que falei. Pena que so vi sua pergunta hoje ( estes tem sido dias dificeis para mim ).
      Uma otima festa para voce!

      Obrigada pela visita.

      Delete
  58. Gostaria de saber se posso cobrir o bolo 9horas astens

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Damiana, se seu clima estiver humido, chuvoso, cubra o bolo com pelo menos 12 horas de antecedencia.
      Se estiver calor, a pasta secara no bolo 2 a 3 horas mais ou menos. Eu deixo o bolo secar bem e ai se eu quiser colocar na geladeira, guardo-o em caixas de bolo bem fechadinho. ai ele fica perfeitinho.
      Nunca guarde o bolo na geladeira com a pasta ainda humida, especialmente se o bolo foi recheado com frutas.

      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Delete
  59. Quanto tempo antes de entregar posso cobrir o bolo?

    ReplyDelete
  60. Olá encomendei um bolo desse de uma moça,só que ele é da Peppa então será todo colorido, é grande, queria saber se corre risco de ficar ruim, com gosto de corantes? Ainda dá tempo de mudar RS

    ReplyDelete
  61. ola Marianna, nao tem perigo de ficar com gosto de corante. Fica tranquila e aproveite festa!

    Obrigada pela visita.


    ReplyDelete
  62. Muito feliz pelo seu blog, Parabéns Você é muito atenciosa e educada que Deus derrame infinita bênçãos sobre sua vida.
    Beijos.
    Não tenho nenhuma dúvida.
    li todos os comentários.

    ReplyDelete
  63. Muito obrigada Elma! que deus abencoe a todos nos!

    Obrigada pela visita , volte sempre.

    ReplyDelete
  64. Olá vou cobrir um bolo de 1kilo pra festinha da minha filha e fostaria de saber se esta receita da para cobrir o bo que será redondo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola, um amor de verdade, da para cobrir um bolo de 1 kilo tranquilamente, so fique atenta a altura do bolo que ficar entre 7 a 10 cm de altura no maximo para que a pasta de leite em po nao fique muito fina.

      Delete
  65. Olá, gostaria de saber como colar a decoração no bolo com a pasta de leite... a decoração será feita com a mesma pasta... desde já agradeço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Desculpe a demora em responder. Se a pasta ainda estiver humida, use um pincel pequeno levemente humedecido com àgua. Se a decoracao ja estiver sequinha, derreta um pouco de chocolate fracionado e pincele so um pouco na peca ou no proprio bolo.

      Tenha um bom dia. Obrigado pela visita.

      Delete
    2. Muito obrigada pela atenção.

      Delete
  66. olá gostaria de saber se posso usar cola de cmc pra pregar peças confeitadas, e se posso fazer essas peças com a massa de leite em pó. Queria saber como faço pra massa não ressecar tão rapidamente, e depois que ela resseca como faço pra que ela fique maleável novamente. poxa, tantas perguntas, mas enfim... responda-me

    ReplyDelete
  67. Boa tarde,adorei as dicas.
    Gostaria de saber se posso fazer enfeites com a pasta de leite em pó e aplicar em um bolo coberto com chantilly ou chantininho?
    Tenho uma encomenda de um bolo da Minnie todo com rosas de chantininho,mas tem o laço da personagem e alguns enfeites modelados.Posso fazer com essa pasta?Nao derrete ou mancha o bolo com o corante?
    Agradeço se for respondida.

    ReplyDelete
  68. Amei suas dicas! Vou fazer um bolo para minha irmã!Deus abençõe bjoooo

    ReplyDelete
  69. olá boa tarde! gostaria de saber se posso tingir a pasta de leite em pó com anelina GEL

    ReplyDelete
  70. Bom dia, gostei muito de suas dicas e achei muito boa a pasta feita de leite, cobri o bolo e ainda fiz bonecos e enfeites para o bolo; não se importe com o que os outros dizem de ruim do seu comentário, eu nunca como a cobertura seja ela de glacê, massa ou qualquer que seja a cobertura. Continue integra.

    ReplyDelete
  71. Dona Branca vc é muito generosa e paciente. Obrigada pelas dicas 😘.

    ReplyDelete
  72. Parabéns!!!!estou pesquisando a semanas armazenamento e validade da pasta de leite em pó,tudo que encontrava estava meio vago as informações, aqui me esclareceu todas as duvidas.voce realmente é uma referência de respeito com as leitoras.Deus a abençoe!

    ReplyDelete