August 19, 2014

Chantilly de iogurte grego para recheio e cobertura de bolo

Por estes dias fui a biblioteca, nao porque sou culta, e sim porque queria ler as revistas que tem por la.
E para ser bem honesta ( estou vivendo uma crise de honestidade ), acho um desperdicio de dinheiro comprar uma destas revistas de culinaria que nao ensinam nada e so tem propaganda.
Depois de folhear 8 revistas, sim porque nao tem nada que preste para ler, encontrei uma receita boa. Na verdade duas em revistas diferentes.
A receita e excelente e tem um sabor suave e textura bem aveludada. O iogurte grego da uma excelente estabilizada ao chantilly, permitindo inclusive, rechear e cobrir um bolo sem perder o volume do produto.
Na minha pressa acabei nao tirando uma foto do chantilly branquinho antes de eu ter adicionado uma compota caseira de  cerejas.
Caso deseje adicionar compotas ou geleias, certifique-se que as mesmas estejam frias para nao derreter o chantilly.

Ingredientes

1/3 de xicara de cha de chantilly fresco ( medir antes de bater )
1/2 xicara de cha de iogurte grego 2% ( semidesnatado. Eu usei 0% peneirado da marca Fage que e super consistente )
2 colheres de sopa de acucar

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes e bata ate conseguir a textura desejada ( neste caso para rechear e cobrir um bolo, picos firmes ).
 Isso ai que parece um bolo, na verdade eram cupcakes que eu pretendia rechear com o chantilly. 
Porem, no dia eu so tinha farinha de trigo para bolo ( e farinha de trigo acrescida com amido de milho ), o  unico problema e que eles sairam demasiado fofinho e nao dava  para cavar e depois por o recheio no centro e cobrir com o chantilly.
Nao pensei duas vezes e esfarelei os cupcakes ( maravilhosos por sinal ), moldei num pyrex, desenformei e cobri com o chantilly.
Nao esta la um bolo de "festa", mas ficou delicioso.
A combinacao do bolo de citricos ( laranja, limao siciliano, mexerica cravo ), foi de arrassar e casou que foi uma beleza com o sabor das cerejas.
Reguei a massa com um calda fresca de limao siciliano e mesmo assim o chantilly se manteve estavel.


Receita by: Cooking Light Magazine

No comments:

Post a Comment