September 3, 2015

Mandolin- por que voce precisa e deve comprar um

As batatas para este prato foram cortadas com o auxilio do mandolin. E possivel cortar   fatias tao finas que dispensam cozinhar as batatas para gratina-las.

Com frequencia ouco as pessoas dizerem que nao gostam de cozinhar. As reclamacoes vao desde a bagunca a perda de tempo. Afinal de contas com tanta coisa "melhor" e mais importante para se fazer quem quer passar horas labutanto a beira do fogao?
Eu engrosso o coro quanto o assunto sao prioridades. A vida esta corrida, dezenas de coisas para fazer: filhos, marido, vida profissional, academica, cuidados com a casa...a lista nao tem fim e ainda por cima "se matar na cozinha"? Me poupe.
Mas o que fazer quando nao da para fugir o calor do fogao? Voce ja parou para pensar quanto tempo a gente gasta diariamente cozinhando? Sao tres refeicoes diarias ( e mais uns petiscos), faca as contas...
Agora que voce ja fez as contas, me diga: O que mais te aborrece na cozinha? Onde que voce perde mais tempo? Para mim e na hora de cortar, fatiar e picar os alimentos, porque depois disso e so cozinhar.
Quando me dei conta disso  eu comecei a procurar acessorios de cozinha para me auxiliar. Comprei muita coisa, mas sempre tive um olhar de desdem para os mandolins. Sempre achei coisa de vovo ( com todo o respeito). 
Ate que um dia eu "enlouqueci" para fazer uma receita, o unico problema, e que precisava do tal mandolin. 
Fiz a receita assim mesmo usando uma das ferramentas de fatiar do processador. Perdi a receita. As fatias ficaram muito grossas e o recheio nao cozinhou.
E foi so entao que eu entendi a utilidade da "ferramenta arcaica". O precessador e uma mao na roda, mas o disco de fatiar e padrao, nao tem como regular a espessura do que se e fatiado. Em contrapartida, o mandolin oferece esta possibilidade e muitas outras.
Foi uma revolucao na minha cozinha, um divisor de aguas. Finalmente eu sai das cavernas para a luz!
Agora eu te convido para conhecer esta ferramenta tao util que voce nunca mais vai imaginar a sua cozinha sem ele.
 Um mandolin e essencialmente composto por uma "prancha" que pode ou nao ter um regulador de espessura para os alimentos, laminas de corte e um suporte para segurar os alimentos enquanto estes estao sendo ralados ( assim ninguem perde os dedos ).


Observe as duas setas em vermelho na foto acima. Este foi o segundo mandolin que eu comprei depois de descobrir que o primeiro nao tinha esta funcao, que para mim, e indispensavel (o primeiro funciona de acordo com a pressao que e feita ao se passar o alimento pela prancha, mas e dificil manter uma pressao uniforme).
Nunca fatie um alimento sem usar a protecao, pois, as laminas do mandolin podem facilmente decepar um dedo- e meio assustador mas e verdade. Nunca vi uma lamina tao afiada em toda minha vida.
A precisao do corte dos mandolins e impressionante, impossivel fazer o mesmo com uma faca.
Aqui eu ajustei o corte para uma fatia bem fina, tao fina parece um veu, para fazer a batata gratinada ao forno da primeira foto.
Aqui eu usei a lamina ondulada para fazer uma salada de pepino. tudo fica tao lindo que da vontade de sair ralando tudo o que ha na geladeira.
Com o mandolin tambem podem ser feitas julienne, bastonetes, cubos e muito mais!
Os precos variam de acordo com o material usado para fazer o mandolin e as laminas. O meu nao foi caro e e excelente. Uso praticamente todo dia e as laminas continuam afiadissimas.



No comments:

Post a Comment