July 17, 2023

Trufas de bagaço ( polpa) de amêndoas

Desde que começamos a fazer nosso próprio leite de nozes, percebemos que tínhamos que ser criativos e usar toda a polpa. 
Eu não usei costumava  tirar a pele das amêndoas, mas descobri que pessoas com inflamação crônica devem tirar a pele e também quem tem problemas digestivos.
Este fim de semana eu tinha uma montanha de polpa na geladeira.
A primeira receita que eu decidi fazer foram essas trufas: de morango e chocolate.
A de chocolate eu dobrei a receita;  já a de morango, eu fiz apenas uma porque eu não sabia se minha ideia daria certo- mas deu!


 
Ingredientes para a trufa de chocolate
 
1 xícara de amêndoas cruas sem sal  
3/4  xícara de tâmaras sem caroço embaladas (o melhor é o medjool, medido após a retirada do caroço) 2/3 xícara de polpa/ bagaço de amêndoa  
1/3 xícara de cacau em pó ou cacau em pó sem açúcar (mais mais para enrolar) 
1 pitada de sal  
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa cremosa (ou outra noz ou manteiga de sementes).
 
Modo de preparo
 
Coloque a 1 xícara de amêndoas cruas sem sal e pulse até ficar em pedacos pequenos.
Em seguida, adicione tâmaras, polpa de amêndoa ,  ou cacau em pó, sal marinho e manteiga de amêndoa. 
Misture/pulse para combinar. O resultado deve ser uma mistura úmida e semelhante a uma massa. Se estiver muito molhado, adicione um pouco mais de cacau em pó.
Em seguida, retire quantidade de uma colher de sopa e forme-as cuidadosamente em bolas - cerca de 14 (quantidade conforme a receita original está escrita // ajuste se alterar o tamanho da receita).  
A massa ficará um pouco dura, então use o calor de suas mãos para formar/enrolar delicadamente em bolas. Passe no cacau em pó. 
Guarde as sobras em um recipiente bem fechado na geladeira por até 1 semana ou no freezer por até 1 mês. 
 
Ingredientes para a trufa de morango
 
A receita  é o mesma, apenas substitua:
cacau em  pó por: 1 pacote de 16 gramas de morango liofilizado
cacau em  pó para passar nas trufas por: coco fino ralado sem açucar
adicione uma colher de sopa de chia no processador.

 

 
Receita adaptada de :Minimalistabaker

 

 

 

 


No comments:

Post a Comment