April 29, 2014

Frozen yogurt de frutas variadas

Comeco este post me lamentando e um tanto quanto indignada. Minha lamentacao e indignacao vem do fato de que, nos brasileiros, sempre sermos feitos de palhacos. A cretinice vem de todas as partes e esta presente no nosso dia a dia. Convivemos com a falta de respeito, descaso e abuso.
Ai eu me pergunto: " Por que uma empresa de produtos lacteos faz iogurte grego nos EUA com apenas dois ingredientes ( leite e cultura de bacterias ), e esta mesma empresa faz iogurte grego no Brasil com uma lista que ate "cansa as vistas"???  So para constar: espessantes, estabilizantes, conservantes...creme de leite ( que palhacada!),  e os com sabor levam alem destes muitos outros ingredientes como por exemplo gelatina. Quem souber a resposta para este enigma por favor me responda. 
Voce pode conferir melhor a lista de ingredientes daquilo que voce esta  consumindo visitando este site. Assim como eles me tornei " meio fanatica" por rotulos. Eu nao me contento somente em descobrir o que e cada ingrediente, como tambem, o processo fisico/quimico para obte-lo e as consequencias para a nossa saude. 
Com excessao do frozen yogurte feito com abacaxi, todos os demais, foram feitos com iogurte grego 0% de gordura.
A maior diferenca e a cremosidade. Os feitos com iogurte grego integral congelam e descongelam sem perder quase nada do sabor e da cremosidade. Ja os feitos com 0% de gordura devem ser servidos assim que saem da maquina para garantir um resultado melhor.

 Ingredientes

400 gramas de qualquer fruta pesada sem casca, semente ou caroco
750 gramas de iogurte grego integral ( pegue a receita no final do post )
1/2 a 3/4 de xicara de cha de  acucar cristal ( adicione 1/2 xicara e va adicionando o restante ate ficar a seu gosto )
1 colher de sopa de suco de limao fresco

Modo de preparo

Bata a fruta no liquidificador com o suco de limao ( pique a fruta com pedacos pequenos para facilitar).
Transfira esta mistura para um recipiente de plastico com tampa.
Adicione os demais ingredientes e mexa com um batedor de arame ate tudo ficar bem homogeneo.
Leve a mistura ao freezer ate tudo ficar bem gelado ( cerca de 1 hora ).
Leve a mistura para a maquina de fazer sorvete e siga as recomendacoes do fabricante.
Sirva assim que sair da maquina.
Guarde o que sobrar em potes proprios para sorvete.
Antes de servir deixe o sorvete fora do freezer por 20 minutos para que este volte a consistencia de frozen yogurt.
O de manga assim como o nectarina da primeira foto, sao de matar de bom.
A consistencia do frozen yogurte lembra um pouco um "sorvete amolecido", como de estivesse descongelando, portanto, se o sorvete ou o que sobrou dele foi para o freezer faz-se necessario deixa-lo descansar a temperatura ambiente por uns 15 a 20 minutos antes de servi-lo. 
Este aqui foi feito com abacaxi.
A escolha da fruta faz toda a diferenca, portanto, escolha frutas bem maduras e cheirosas.
Os abacaxis destas paragens nao ficam com muito fiapos depois de batidos e nao foi preciso peneirar. 
Entao fica a dica: peneire todas as frutas depois de batidas caso estas tenham fiapos ou muitas sementes.
E e claro que nao poderia faltar o de morango.
Este eu fiz com yogurte 0%  de gordura, mas, achei que faltou aquela "pegada" especial no paladar.
E o problema nao foi o sabor porque ficou maravilhoso e sim a falta de gordura para a massa adquirir uma consistencia mais cremosa e aerada.
O frozen de blueberry segue a mesma ideia do de morango: precisa de mais gordura.
Aqui ha a opcao de peneirar ou nao a fruta. A primeira vez eu peneirei ja na segunda eu deixei com pele e semente. Confesso que aborrece um pouco porque a mistura fica arenosa e compromete o sabor e constencia do produto final.
E como frozen yogurt vicia...nem o mamao escapou.
A marca de yogurte grego que eu uso e a Fage ( leia-se Fa-yeh ), para mim e a unica marca vendida nos EUA que realmente me agrada ( questao de gosto, obvio ).
O sabor e quase identico ao iogurte natural da Paulista, apenas sendo um pouco mais agrio.
E se voce me perguntar qual e a diferenca entre " iogurte convencional" e iogurte grego a resposta  e simples: iogurte natural contem o soro do leite e o iogurte grego de verdade nao. A coisa e simples assim.
E e justamente o processo de remover o soro do leite que torna o iogurte grego mais grosso e cremoso.
Fazer um frozen com mamao nao estava na minha lista, mas, ao comer um pedaco do mamao este estava delicioso ( coisa rarissima ), ai eu pirei...e a ideia do frozen veio a minha mente na hora.
Nao sabia se iria ficar bom, porem, depois de pronto eu fiquei muito surpresa com o resultado. Eu diria que e quase como comer a propria fruta so que cremosa, levemente azedinha la no fundo da boca...sei la e quase um danoninho de mamao.
Na minha lista e no meu estomago ainda cabem muitos frozen yogurts como o de coco e ameixa, brigadeiro, tangerina, pasta de amendoim, frutas vermelhas e mascarpone e chocolate branco...e por ai vai e sinto que vai longe.

**************************
Ate o presente momento nao conheco nenhuma marca nas prateleiras dos supermercados brasileiros que vendam iogurte grego de verdade. Sendo assim o jeito e fazer o seu proprio. 
Porem, nao vou ensinar neste primeiro momento como fazer o iogurte grego desde os primordios ( isso e assunto para outro dia ), e sim como transformar o iogurte natural em iogute grego.

Ingredientes para fazer cerca de 250 gramas de iogurte grego

500 gramas de iogurte natural ( para a receita completa sao necessarios um kilo e meio de iogurte natural ).
tiras de gazes ( isso aqui e meio complicado de explicar porque eu nao sei se existe um "pano para coar queijo" especifico no Brasil. Aqui usamos o tal do "cheesecloth", o que, na minha ignorancia me lembra uma fralda de pano ( fralda de pano baratinha, ordinaria  e nao aquela de luxo ). Alguns cheesecloths  sao literalmente pedacos largos de gases, facilmente encontrados nos supermercados.
A minha sugestao seria comprar um pacote ordinario de fraldas brancas e sem desenhos. Acredite ou nao voce vai usar em muitas receitas.
Caso opte por usar as fraldas, faz-se necessario estereliza-las. Para tanto leve um caldeirao ao fogo com agua suficiente para cobrir as fraldas.
Deixe ferver por 5 minutos e depois passe em agua corrente.
Leve para secar e depois use na receita.

Modo de preparo

Abra tres fraldinhas uma por cima da outra dentro de uma tigela funda de modo que as bordas das fraldas se sobreponham o recipiente.
Coloque o iogurte no centro das fraldas, junte as pontas formando uma trouxinha apertadinha e amarre a boca das fraldas rente o conteudo ( o formato fica meio parecido com um ovo de pascoa embrulhado ).
Apoie uma colher de madeira sobre a borda da tigela e amarre a fralda de modo que esta nao toque o fundo da tigela ( a colher de madeira serve para elevar a trouxinha deixando espaco para que o soro pingue o fundo da tigela ).
Leve a sua "tocaia" para a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte remova a franda e seu conteudo. Abra-a em um prato, remova o seu tao sacrificado iogurte grego e use na receita.
 
Receita adaptada de :  Ready for Dessert : My best recipes  by David Lebovitz via Serious eat 





No comments:

Post a Comment