November 27, 2015

Bolo de maracuja com calda de maracuja

Maracuja...oh delicia !
Literalmente me empanturei de maracuja enquanto estive no Brasil.
Depois da festanca a mae foi logo falando: " Nada de cozinhar que todo mundo aqui ta de dieta...". Dieta? tadinha da maezinha , ainda nao sabe que sua filha sofre de 'culinariti aguda".
Ate parece que eu iria conseguir ficar longe das panelas...ou sera que sao as panelas que nao ficam longe de mim, porque o povo mal me ve e ja me manda para a cozinha. 
Seja como for, os dias passados ao lado da minha familia foi regado de muito amor, carinho e comida- e claro.
O bolo a seguir e para aqueles , que como eu, gostam de bolos com sabor intenso. Um bolo para expatriados e loucos por maracuja.
 Este bolo e delicioso, fofinho e humido. Sem falar no perfume intenso de maracuja.

Ingredientes

1 xicara de cha de suco de maracuja fresco
1/2 xicara de cha de oleo
3 ovos grandes ( gemas passadas pela peneira )
1 e 1/4 xicara de cha de acucar granulado
2 xicaras de cha de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em po

Ingredientes para a calda

1/2 xicara de cha de suco de maracuja fresco
3 colheres de sopa de acucar granulado
1/2 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo

Unte e enfarinhe uma forma de pudim com capacidade para 2 litros. Reserve.
Adicone os ingredientes no liquidificador na ordem em que aparecem na receita, deixando o fermento por ultimo.
Bata por 2 minutos, desligue o liquidificador e acrescente o fermento em po.
Pulse o suficiente para misturar o ferneto e deite a massa na forma.
Leve para assar a 180C ate que enfiando o palito este saia limpo.
Para fazer a calda dissolva bem a farinha no suco e acrescente o acucar.
Sem parar de mexer leve ao fogo medio ate que este ferve por 1 minuto.
Desligue o fogo e quando bolo sair do forno espero por 10 minutos para desenforma e entao jogue a calda por cima.

Quem nao quer um bolo de maracuja com sabor tao forte, sugiro usar 1/2 xicara de cha de suco natural e completar a xicara com agua.A quantidade de acucar passara a ser de 1 xicara de cha de acucar granulado. O resto segue do mesmo jeito.
Receita by: Dona Branca




1 comment: