January 29, 2013

Lingua de sogra

La pelos idos dos anos 80' moravam na casa de meus pais "uma penca de gente". Eram os tais agregados de que falara Machado de Assis.
O fato e que, toda manha eu e as vezes meu irmao, nos punhamos a caminho da padaria.
La chegavamos e compravamos 50 paes franceses e 10 litros de leite ( tipo C - para deixar bem claro ).Toda manha era a mesma coisa e o padeiro logo se acostumou com os numeros.
Enquanto o padeiro contava os paes, meus olhos corriram as vitrines.
De tanto olhar a vitrine eu ja sabia quando o padeiro "tinha sido mole" e nao preparara os paezinhos amarelinhos com coco. Era um verdadeiro insulto para esta consumidora avida, que jamais havia comprado outra coisa na padaria que nao fossem os paes e os leites ( um queijinho e uma manteiguinha ocasionalmente ). Mas de que importa? eu era fiel e isso e tudo.
Com o passar dos anos eu " progredi" e passei a comprar pao doce - apenas doce sem recheio-, sorvete de palito e uma Tubainha numa ocasiao especial, mas, infelizmente nunca coloquei minhas maos no paozinho amarelinho.
E o porque  de tanta pobreza? Era a tal da inflacao, ja ouviu falar? Todo dia o paozinho mudava de preco e minhas moedinhas perdiam o valor. E ademais, ainda que nao subissem de preco, eu levaria no minimo uns 3 meses para comprar o paozinho. Nunca fui persistente porque no meu caminho e no meu bolso "as tentacoes" eram terriveis e eu sucumbia. Uma hora eram os Dip Licks, outras o Plic Ploc, sem contar o doce ordinario de abobora em formato de coracao...
Mais tarde, bem mais tarde, descobri que o nome do pao era Lingua de sogra ( alguem pode me falar por favor quem foi o "genio" que deu nome a este pao?).
E somente muitos anos depois de comer meu "pao amarelinho" e que vi uma padaria vendendo-o com o nome de Vanderleia - seria o nome da mae do padeiro?- sei la, mas era exatamente o mesmo pao.
Alguem confundiu "as bolas" e quis ser original e chamou o pao de lampreia. Ai e demais!, muita baixaria...o" talentoso padeiro" colocara olhos de cereja no pao- sem plavras- totalmente sinistro.
Podem me chamar de "sugestiva", seja la o que isso significa, mas ja nao basta  "olhos de sogra"; "lingua de sogra" ; "cueca virada"; "olho gordo" ( este ai podem creditar a minha amiga Karina e a mim. Nunca comeu? e uma delicia. ) etc?.
E ademais, lampreia e um doce portugues feito com "milhoes" de gemas, coisa que somente as damas Renascentistas podiam comer. Nao sabe o por que? pergunta que eu respondo.
Bem, o assunto nao e sobre a lampreia e sim sobre este delicioso pao de massa macia que nem nuvem que de tao bom fez minha dieta vir por agua a baixo ( agora so da para comer alface ).
A receitinha pertence a este blog, porem, se voce nao tem uma maquina de fazer pao, fique com a receita original feita a mao clicando aqui.
Fala se nao esta com a mesma cara daqueles que a gente compra nas padarias? E come-lo fresquinho, morninho quase me fez chorar pelas lembrancas do passado.
 

Ingredientes para 2 paes grandes ou 4 medios

50 grmas de fermento biologico fresco ( usei 15 gramas de fermento seco instantaneo )
2 colheres sopa de acucar ( usei 5 e ficou perfeito )
1 colher de sopa de oleo ( usei de coco )
6 colheres de sopa de farinha de trigo
250 ml de leite ( amornei o leite )
3 ovos
1 colher de cafe de sal 
500 gramas de farinha de trigo

Ingredientes da cobertura

100 gramas de coco em flocos ( usei coco fresco )
250 ml de leite
100 gramas de acucar
3 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
50 gramas de leite condensado
cerejas para decoracao ( opcional para adicionar ao pao depois de assado )
Misture as gemas com o amido de milho.
Colocar um pouco de leite fervente na mistura de gemas, mexer rapidamentee colocar na mistura de leite com acucar e coco levar ao fogo ate engrossar.
Retire do fogo e adicione o leite condensado, mexa e transfira uma uma tigela e cubra com filme plastico tocando a suferficie do creme para nao formar pele.

Ingredientes do gel de brilho


250 ml de agua
2 colheres de sopa de acucar
1 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de glucose
essencia de coco ( usei de baunilha porque a de  coco acabou )
Ferve a agua com o acucar, junte o amido dissolvido em um pouco de agua e espere engrossar.
Retire do fogo e adicione a glucose e a essencia.


Modo de preparo da massa

Reserve o sal e as 500 grmas de farinha de trigo e bata todo o restante dos ingredientes da massa no liquidificador.
Coloque o conteudo do liquidificador na maquina de fazer pao e aperte o botao amassar ( na minha a opcao correta e "massa" ), e va adicionando a farinha aos poucos ate que massa fique levemente pegajosa.
Retire a massa da maquina assim que ela terminar o ciclo de amassar.
Abra a massa com o auxilio de um rolo formando um retangulo e corte ao meio ou em 4 tiras de larguras iguais.
Forre uma forma com papel manteiga e disponha as tiras,achate-as e cubra com a cobertura de coco, deixando um espaco entre elas de 2 a 3 dedos.
Cubra com um pano limpo e deixe crescer por cerca de 30 minutos em local aquecido.
Coloque no forno e entao ligue o forno a 180 graus ( a receite pede para preaquecer o forno a 170 C ).
Asse o pao por 15 a 20 minutos ou ate dourar.
Retire do forno e pincele com o gel de brilho e decore com cerejas.
Eu nao queria usar mais ovos nesta receita, entao, decidi usar uma caixinha de pudim de baunilha a qual preparei com 350 ml de leite ( a caixinha faz 500 ml ), adicionei o coco e mais umas gotinhas de baunilha. Tambem adicionei um pouco de acucar de acordo com meu paladar.
Eu fiz dois paes, os quais, foram assados nesta forma em formato de telha. Por causa do formato, os paes ficaram "fundinhos na parte superior, o que facilitou na hora de espalhar a cobertura porque nem um tiquinho escorreu.
Antes de tirar o pao do forno, eu liguei o grill porque queria uma casquinha meio queimada do jeito que eu via na padaria.
Nao sei se o padeiro queimava o pao ou se o fazia como uma especie de "assinatura."
 A massa fica com textura macia, fofinha e leve.

Da proxima vez, eu vou "trair o padeiro", deixando a massa menos tostadinha. Nao que tenha ficado ruim ou tenha gosto de queimado, e apenas por uma questao "estetica", visual... coisas de Dona Branca.











2 comments:

  1. hum!!! ki delicia !!!
    obrigado por dividir essa maravilha de receita com todos nós.
    andei buscando muito essa receita ate ki DEUS mostrou vc com sua receita. parabéns alé de bello muito gostoooosoooo vc seu blog.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz que voce tenha encontrado e tenha gostado o meu blog e espero que volte mais vezes.
      Este pao e realmente de lamber os beicos e tambem "suei a camisa" para encontrar uma boa receita.
      Quando fizer o pao, passe por aqui para dizer como ficou ( sempre fico curiosa para saber os detalhes da cozinha alheia )

      Ate mais.

      Delete