December 7, 2015

Bomba de tamaras

Sempre gostei de tamaras, mas desde que descobri uma barrinha de cereal feita so de tamaras, eu pirei. Sao tantos sabores que fica dificil dizer qual e o melhor.
E nao e so o sabor que e muito bom, esta receita e muito saudavel: vegan, sem gluten, sem acucar, raw...so nao pode contar as calorias, ta?
A receita que eu vou passar e basica, nela so as tamaras nao podem ser substituidas, mas todo o resto voce escolhe o que te agrada.
Ja fiz mais de 25 combinacoes diferentes e amei todas. As possibilidades sao infinitas.
Se a primeira vista voce achar as tamaras "meio feias", nao te preocupa porque por muito tempo eu passava batida pelas secas e so comprava as ja enroladas com coco.
Ate que resolvi comprar um punhado...de la pra ca nao fico sem. As tamaras sao muito doces, por isso, sao excelentes para aqueles dias que a gente comeria uma panela inteira de brigadeiro.

Ingredientes

2 xicaras de cha de tamaras secas 
1 xicara de cha de oleaginosa crua e sem sal ( aqui eu usei castanha de caju )
raspas e suco de 1 limao ( pode usar o citrico que quiser ou usar agua ou ainda pasta de qualquer tipo de semente ou oleaginosa )
frutas secas a gosto ( usei gojiberry )
coco seco ralado o quanto baste (opcional )
oleo de coco ou agua para untar as maos

Modo de preparo

Coloque os 3 primeiros ingredientes no processador.
Va batendo aos poucos ate formar uma massa.
Quando nao houver mais pedacos de tamaras ( havera pedacos da oleaginosa ), desligue o processador e mistures a fruta seca de sua preferencia.
Passe um pouco de oleo de coco nas maos, faca as bolinhas e depois passe no coco.
Se preferir, deite a massa em uma forma retangular pequena de vidro e leve a geladeira por algumas horas e depois corte em barrinhas.
As bombas devem ser conservadas em geladeira, guardadas em potes de vidro por ate tres meses.
Estas aqui foram feitas com amendoins sem sal e levemente tostados. Tambem usei 1/4 de xicara de cha de pasta de amendoim natural ( sem sal, acucar ou qualquer outro ingrediente ).
Aqui eu espalhei a massa em um refrario e depois cortei em quadradinhos. Nesta receita usei amendoas peladas, limao siciliano e uma mistura de morangos secos e tamarindo.
quem quer fazer a versao de chocolate deve colocar 2 ou3  colheres de sopa de cacau em po no processador .

Receita by: Dona Branca

No comments:

Post a Comment