December 6, 2015

Rosca de padaria

Rosca de padaria sempre fora sinonimo de data importante na minha familia.
A dita so era comprada quando vinha uma visita especial ou quando o pai nao achava o pao em formato de jacare, e ainda assim, era so se nao houvesse um pao sovado a espreita ou  no pior dos acontecimentos, o pao pe-de-burro.
A rosca era servida quase em tom solene. A mae cortava os pedacos como se tivesse uma fita metrica  de tao certinha que cada fatia saia. Nao nos era permitido a "imundice" de se lambuzar e meter as maos para arrancar um naco a contenda.
So saiamos da mesa quando a ultima fatia era servida e as migalhas devidamente repartidas. 
Minha mae sempre fora uma "Dona Benta" sem os meritos culinarios. De modo que nunca imaginei a maezinha fazendo pao ou decorando um bolo.
Porem, se tivesse a chance de voltar a infancia, gostaria de ver a mae se esmerando para fazer uma rosca. A dela nao seria mediocre como umas que o pai comprava. A mae haveria de colocar uma "tonelada de coco fresco" e teria que caprixar no creme de confeiteiro. Uma ou duas cerejas por filho, nao pediaria mais para que nao ficassemos mimados.
Por hora me contento com a que fiz. A minha, tal qual a que minha mae faria, saiu um pouco fora do roteiro. E nao fora por preguica e sim por vontade de come-la com geleia de maracuja , manga e muito coco.
A receita com videozinho esta aqui, assim ninguem erra.
Fiz apenas metade da receita porque o Love nao gosta de pao doce. Nao pincelei a massa com a geleia de brilho e sim com a geleia de maracuja e manga.

Ingredientes da massa

2 xícaras cha de leite
1 xícara cha de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara cha de manteiga
2 ovos
30 gramas de fermento
1/2 xícara de cha de manteiga para folhar
Farinha até dar o ponto

Recheio 
 
1 e 1/2 xicara de leite
1 xicara de açúcar
1 e 1/2 colher de amido de milho
1 colher (sopa) de farinha
3 gemas
100 gramas de coco fresco

Modo de preparo da massa

Misturar todos os ingredientes e bater até ficar uma massa homogênea

Modo de preparo do recheio
 
Ferva o leite e misture o açúcar, o amido de milho, a farinha e as gemas. Mexa mexer até engrossar. Então, misture o coco fresco com o creme.

Montagem
 
Depois de tudo pronto, abra a massa com rolo de macarrão, passe o recheio na massa aberta e enrole como se fosse um rocambole. 
Corte a massa de cinco em cinco centímetros. 
Unte uma forma de pudim com margarina e coloque a massa fatiada na forma uma do lado da outra. Asse em forno a 180° por mais ou menos 20 minutos.
Depois de tirar do forno pincele com geleia de brilho

Receita da  geleia de brilho

Em uma panela, 2 xicaras de cha de agua, 1 xicara de cha de acucar acucar e 2 colheres de sopa de amido de milho. 
Leve a agua para ferver, a parte misture o amido e o acucar.
Despeje na agua fervente e mexa a te engrossar e borbulhar.
Pode nao parecer, mas usei mais de xicara de cha de geleia e o coco meio que desapareceu ao olhar, mas, bastou uma mordida para sentir que foi o suficiente.

No comments:

Post a Comment