September 12, 2018

Bolo de coco sem farinha ( tipo queijadinha)

O verão já nos disse adeus. Este ano a  estação foi curta e houveram muitas  queimadas o que dificultou curtir dias de céu azul ao ar livre.
Aproveitei tudo o pude, mas muitas coisas ficaram para trás...
Hoje o dia amanheceu nublado e frio, só deu vontade de ficar de pijamas, meias quentinhas e de comer bolinho no fim da tarde com uma boa xícara de chá.
E o bolinho que eu escolhi para hoje, foi este delicioso bolo de coco sem farinha do blog Monta Encanta.
Estou fazendo o bolo pela quarta vez, e para mim, a consistência  é de uma queijadinha, portanto, a considero como tal.
Essa queijadinha derreta na boca! E não se preocupe porque não fica doce "melado".

Ingredientes

1 lata de leite condensado
200 ml de leite de coco
200 gramas de coco ralado seco sem açúcar mais ou menos 2 xícaras cheinhas
4 ovos inteiros, em temperatura ambiente ( passei as gemas pela peneira)
1 colher de essência de baunilha (opcional, mas eu recomendo muito. Usei extrato)
1 colher de sopa de fermento em pó ( usei fermento sem glúten )

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200° Celsius  ( 392°F ).
Unte o fundo de uma forma ( usei uma  forma com 18cm de diâmetro porque queria um bolo mais alto )  de aro removível com manteiga  e forro com papel manteiga e unte o papel. Reserve.
Reserve o fermento e bata todos os outros ingredientes no liquidificador por 2 minutos.
Desligue o liquidificador, acrescente o fermento e bata por 15 segundos.
Despeje a massa na forma e leve ao forno, abaixe a temperatura para 180°C ( 356°F )* e deixe por 35min. ou até o bolo firmar e dourar levemente ( eu deixo por mais tempo porque gosto dele bem coradinho ).

Espere amornar, desenforme e decore com açúcar de confeiteiro polvilhado em uma peneira ( não usei ).
Por  causa da altitude, eu asso o bolo a 370°F ( 187.7°C ).

Receita by:Monta Encanta

No comments:

Post a Comment