December 30, 2012

Bolo de aniversario de 15 anos coberto com pasta de leite em po

Estou super entusiasmada com a pasta de leite em po, por isso, nao pensei duas vezes em usa-la outra vez na confeccao de outro bolo.
Nao pude experimentar o bolo, pois, tive que vir para casa mais cedo. Mas, segundo os convidados e a mae da aniversariante, o bolo estava uma delicia.
Mais uma vez optei por uma massa de pao de lo. Nao achei dificil decorar e nem tive problemas com a pasta.
Ainda estou testando que tipo de "cola" e a melhor para a pasta. Ate o momento o chocolate branco hidrogenado e a melhor opcao ( como ja comentei em outro post ), mas so tenho coragem de usa-lo em decoracoes pequenas que exigem uma "massa de concreto", para fixa-las a qualquer custo ( tipo as borboletinhas que enfeitam o laco do bolo ).
So para deixar bem claro, eu utilizei uma forma retangular de 40 cm de comprimento  por 28 cm de largura por 9 cm de profundidade, que foi suficiente para assar 3 receitas do pao de lo sem transbordar. Depois assei uma receita de pao de lo de chocolate e uma receita de pao de lo branco tradicional, as quais, foram utilizadas para fazer o topo do bolo ( bolo  presente ). 
As receitas de beijinho e de ganache ja estao na quantidade exata para cobrir e rechear um bolo feito com o tamanho e as quantidades acima.
A aniversariante queria um bolo todo de prestigio, mas, eu decidi por uma corzinha e fiz a caixa de presente. No final das contas ela gostou mais do presente do que do bolo prestigio.


Ficha tecnica do bolo
massa: pao de lo de chocolate
recheios: beijinho de creme de leite e ganache de leite condensado
cobertura: ganache de leite condensado e granulados
tema da festa: livre
aniversariante: Mariah
ocasiao: aniversario de 15 anos


Ingredientes para a massa

6 ovos, gemas e claras separadas e gemas passadas pela peneira ( usei ovos jumbo )
2 xicaras de cha de acucar
2 1/2 xicara de cha de farinha de trigo 
3 colheres de sopa de chocolate em po ( usei Hershey's extra preto )
1/2 colher de sopa e essencia de baunilha ( usei extrato )

Modo de preparo

Forre o fundo de uma forma com papel manteiga ( 30 cm de diametro ). Reserve.
Peneire a farinha o fermento e o chocolate em po. Reserve.
Bata as claras em neve. Reserve.
Na batedeira batas as gemas com  a agua e a baunilha por 10 minutos.
Adicione o acucar e bata por mais 5 minutos.
Desligue a batedeira e adicione a mistura de farinha aos poucos mexendo de baixo para cima com a ajuda de um batedor de arame.
Por ultimo adicione as claras em neve.
Deite a massa na forma e leve para assar a 180 C por 40 minutos.
Espere a massa amornar e vire sobre uma grade para esfriar.

Ingredientes para a ganache de chocolate

500 gramas de chocolate 50% cacau  (usar no maximo 60% ) 
750 ml de creme de leite de caixinha 
1 lata de leite condensado

Modo de preparo

Leve ao micro-ondas em potencia  alta o chocolate quebrado em pedacos por 1 minuto.
Retire do micro-ondas e mexa com uma espatula.
Se for necessario leve o chocolate por 30 segundos retire e mexa.
Repita o processo de 30 segundos ate o chococolate derreter por completo.
Adicione o leite condensado e mexa bem.
Despeje todos os cremes de leite de uma unica vez e mexa bem.
Deixe a temperatura ambiente ate usar no bolo.
Obs: separe 3/4 de xicara de cha da ganache para "grudar" a pasta de leite em po no bolo.

Ingredientes para o beijinho

600 gramas de coco fresco ralado ( 2 ou 3 cocos dependendo do tamanho )
4 latas de leite condensado
500 ml de creme de leite
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa extrato de coco ( ou essencia )

Modo de preparo

Em uma panela grande de fundo grosso leve ao fogo baixo o leite condensado, coco, manteiga e creme de leite.
Mexa sempre ate que este fique quase no ponto de beijinho tradicional ( nao espere o doce desgrudar do fundo da panela, tire-o um pouco antes ).
Adicione o extrato de coco e deixe o doce esfriando a temperatura ambiente.

Outros ingredientes para a confeccao do bolo

- granulado o quanto baste
-  duas receita de pasta de leite em po click para ver a receita
700 ml de agua de coco para molhar o bolo ( usei a agua dos cocos que ralei para fazer o beijinho. Pode usar refrigerente tipo guarana ou misture 3/4 de lata de leite condensado e complete com agua ate dar 700 ml ).


Montagem do bolo pretigio

Corte o bolo no sentido longitudinal e disponha uma das metades dentro da forma no qual o bolo foi assado.
Regue o bolo e espalhe 3/4 do beijinho.
Disponha a outra metade e regue.
Cubra com filme plastico e deixe descansando por 1/2 hora.
Vire o bolo sobre a tabua ou prato no qual vai servi-lo e cubra-o com metade da ganache e espalhe os granulados.Reserve.

Montagem do bolo presente

Com uma fita metrica meca o comprimento do pao de lo de chocolate e do pao de lo tradicional e divida-os no sentido da largura.
Disponha uma metade da massa sobre uma plataforma da qual possa remove-lo sem problemas e de preferencia sem bordas ( caso tenha um levantador de bolo grande "cake lifter", monte o bolo sobre ele ).
Regue o bolo sem encharca-lo, espalhe metade do que sobrou do beijinho.
Sobreponha outra massa, regue e espalhe o que sobrou da ganache de chocolate.
Sobreponha a terceira massa, regue e espalhe o restante do beijinho.
Finalize com a ultima massa, regue e cubra o bolo inteiro com o 3/4 de xicara de cha de ganache de chocolate que fora previamente reservada.
Faca a pasta de leite em po e separe 30% do peso total para fazer os detalhes, o restante abra e forre o bolo ( tingindo a gosto ).
Com os 30% da pasta que foram reservados, faca a decoracao desejada.
Terminada a decoracao do bolo presente, acomode-o em cima do bolo pretigio.


Passo a passo como montar o bolo e como fazer a decoracao
O cacau em po que eu usei deixa o bolo preto que nem carvao. No Brasil eu nunca achei nada parecido, ate porque a cor do chocolate nao tem nada haver com a quantidade de massa de cacau e sim com o processo utilizado ( alkalinizacao ), portanto, nao fique desapontada ( o ) se o seu nao sair da mesma cor.
A forma que eu utilizei e bem grossa e pesada, caso a forma a ser utilizada seja fina, recomendo colocar uma forma de pizza ou outra forma qualquer por baixo para que esta proteja o bolo do calor excessivo e este nao venha a queimar antes de assar.
Somente corte o bolo quando este estiver absolutamente frio.
Uma das formas mais faceis de cortar o bolo e utilizando fio dental sem cera e sem sabor. Este funciona como uma faca afiadissima e nao puxa o miolo do bolo e tao pouco o desfarela.
Eu costumo marcar toda a volta do bolo com uma faca, fazendo com que esta entre no bolo cerca de 4 cm, depois corto um pedaco grande o suficiente de fio dental e com ambas as maos corro o fio de uma extremidade a outra do bolo.
O recheio lhe parecera muito, mas nao e. O bolo tende a compactar e uma camada fina de recheio ficaria quase imperceptivel.
Lembrando tambem que eu tripliquei a receita e ao bolo ser dividido, eu obtive duas metades grossas, que ficariam desproporcionais com pouco recheio.
A metade do bolo que deve ficar no fundo da forma e o proprio fundo porque quando voce virar o bolo sobre a tabua o fundo passara a ser a parte de cima e esta e facil de cubrir e decorar alem de minimizar os riscos de rachaduras, uma vez que, estas de formam no topo e nao na parte de baixo do bolo.
 Depois do bolo recheado, vire-o sobre a tabua, forma ou bandeja no qual vai servi-lo, forre a sua mesa com uma toalha limpa e assente o bolo sobre a mesa.
Corte pedacos de papel vegetal e insira em toda a volta do bolo (o papel entra facil entre a bandeja e o bolo ), passe a cobertura no bolo e espalhe o granulado.
O papel vegetal evitara que a tabua do bolo fique suja com a ganache ( nem sempre da para limpar sem danificar a tabua ) e o excesso de granulados escorrerem e vao para na toalha, depois e so remover a toalha e salvar os granulados para uso posterior.
Uma vez que o bolo ja recebeu a ganache e os granulados e so puxar o papel vegetal.
 Da uma olhada como fica facil decorar sem a preocupacao de sujar tudo em volta.
Depois o bolo ja confeitado e hora de inserir os dowels. Dowels sao estes caninhos brancos que servem para dar sustencao a bolos de andares.Quanto mais pesados for o bolo maior serao as quantidades de dowels necessario.
Ja vi pessoas usarem canos de PVC finos ou  fechos de palitos iguais ao usados para comer comida oriental, mas nunca usei.
Os dowels sao comprados em lojas especializadas em produtos para confeitaria e geralmente sao vendidos em pacotes com 4, 6 ou 8 unidades de tamanhos de vao desde 10 cm a 30 cm e voce corta em casa do tamanho que desejar.
Adicione o corante a pasta de leite em po ao poucos, por a pasta ser naturalmente amarelinha esta tende a modificar um pouco a cor do corante.
Mantenha a pasta que nao for utilizada dentro de saquinhos plastico bem fechadinho.
Nao abra a pasta muito fina porque esta certamente rasgara ( aconteceu comigo ), a mesma dica vale na hora de fazer os lacos.
Para fazer o laco do bolo, determine primeiro o tamanho que voce gostaria que o laco ficasse, para tanto corte uma tira de papel vegetal na espessura de 2,5 a 3 cm com 20 cm de comprimento, marque o meio e dobre formando algo que se parece com uma gota de chuva.
Ponha este modelo sobre o bolo e determine se este lhe parece bom, se achar que ficou muito grosso ou muito comprido entao voce sabera que deve diminuir ou aumentar as medidas.
Agora corte quantas tiras de pasta de leite forem necessarias para fazer o laco, lembrando que a medida que o laco fecha, as tiras devem ser menores. Eu fiz com 25 cm, 20, 15 e 10 de comprimento. 
Depois de dobrado cada parte do laco ficara com esta aparencia.
Eu fiz um corte em "V" para facilitar o encaixe.
Depois cada parte do laco deve ficar secando como na foto acima.
Eu fiz o laco grossinho, mas caso queira mais fino e tenha dificuldade para mante-lo nesta possicao para secar, basta fazer rolinhos de papel toalha e colocar no meio deixando a peca secar deitada,
Para as borboletas eu usei um cortador, deixe-as grossinhas porque queria dar movimento as asas.
Com a ajuda de algumas ferramentas para decoracao, fiz um contorno pontilhado em toda a volta das borboletas e finalizei com alguns pontinhos.
Coloquei as borboletas dentro de uma forma no formato de telha e com a ajuda de papel toalha deixe-as secando.
A pasta de leite em po seca rapido, portanto, nao precisa fazer a decoracao com dias de antecedencia.
As minhas secaram em 1 hora.
Para colar os lacos, eu usei geleia de damasco porque fica bem transparente, ja as borboletas receberam uma gota de chocolate branco hidrogenado para serem fixadas.
A maravilha do chocolate e que ele seca super rapido, que nem cola instantanea, o que posibilita fixar as borboletas de forma mais natural sem correr o risco delas desprenderem.
E por ultimo o nome da aniversariante que foi cortado usando um molde.
Gostaria de ter feito com mais detalhes, porem, o tempo voou e nao pude caprichar tanto quanto gostaria.


Obs: O bolo presente fica bem pesado so aconselho usar os recheio pedidos na receita caso voce tenha um bom suporte ( dowels ), caso contrario escolha um recheio menos pesado tipo uma mousse.
  
 

 



 

 

 
 
 
  






5 comments:

  1. a-m-e-i o seu trabalho,parabéns.

    ReplyDelete
  2. Muito obrigado, fico muito feliz quando pessoas como voce elogiam nosso trabalho. Isso me motiva a continuar e me aperfeicoar.

    Ganhei o dia, volte sempre

    ReplyDelete
  3. que lindo parece pasta americana..como é essa pasta de leite em pó. vc pode me dar a receita, pelo que eu entendi é com a hidrogenada que faz. da pra fazer com cobertura harald?

    ReplyDelete
  4. Ola Ticiane, a receita de pasta de leite em po esta aqui no blog. E foi esta que eu usei para fazer o bolo acima.
    Esta outra pasta que voce esta falando e feita com chocolate que pode ou nao ser hidrogenada. Tambem tem receita desta pasta que eu chamo de massa de modelar.
    Ambas podem ser usadas para cobrir bolos, doces e fazer esculturas.

    Um grande beijo, volte sempre.-

    ReplyDelete