July 21, 2014

Receita de seitan II

Seitan nao era uma receita que eu fazia com frequencia, mas, depois que eu passei a ler os rotulos de tudo o que eu compro, deixei de consumir os produtos industrializados.
Por este motivo comecei a procurar uma receita que fosse mais rapida e que o produto final fosse mais saboroso. Acertei em cheio quando escolhi a receita deste blog vegan.
Multipliquei a receita por 5 porque assim poderia usar um pacote inteiro de gluten sem deixar aquele "tequinho" no pacote. A receita rende bem, mas, sugiro pelo menos dobrar as quantidades ( se dobrar a quantidade da receita, nao ha necessidade de dobrar a quantidade do caldo do cozimento, pois o mesmo, deu e sobrou bastante quando eu fiz ).
A  primeira coisa que eu notei, e que a carne e um tanto salgada por si so, mas quando usada para fazer uma bolonhesa, por exemplo ai ate precisa adicionar um pouco mais de sal.
Ja fiz esta receita duas vezes. A primeira vez eu deixei a carne de molho no caldo ate o dia seguinte ( guardei na geladeira ).
Ja a segunda eu estava mais apressadinha e usei tao logo esfriou.
Na minha opiniao  a primeira ficou mais saborosa e mais facil de fatiar porque estava mais firme e o tempero penetrou bem.
Ingredientes

1 xicara de cha de farinha de gluten
3 colheres de sopa de fermento nutricional em flocos *
1/2 xicara de cha de  caldo de legumes frio ( usei agua fria e caldo de legumes em po )
1/4 de xicara de cha de molho de soja 
2 colheres de sopa de suco de limao fresco
1 colher de sopa de azeite de olive
2 dentes de alho amassados 

Ingredientes do caldo do cozimento

4 xicaras de cha de caldo de legumes  (novamente usei agua e caldo de legumes em po )
4 xicaras de cha de agua
1/4 de xicara de cha de molho de soja
2 folhas de louro ( por minha conta )
1 colher de sopa de cebola em po ( por minha conta )
1 colher de sopa de tempero italiano ( salsa, oregano e manjericao ), por minha conta

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes do caldo do cozimento em uma panela ( a de pressao e otima por ser alta e estreitinha ).
Tampe e deixe ferver.
Enquanto isso, misture a farinha de gluten e o fermento nutricional. Reserve.
Misture os demais ingredientes em outra tigela e uma vez misturados jogue sobre a mistura seca.
Mexa com uma colher de madeira ate formar pedacos, entao, use as maos e amasse por 3 minutos ou ate formar uma massa elastica.
Corte a massa em 3 partes ( eu gosto de forma um rolinho tipo rocambole porque ja fica no formato ideal para fazer bifinhos ), trabalhe cada parte esticando-as um pouquinho.
Deixe descansando ate a agua ferver.
Assim que a agua comecar a ferver diminua a chama e coloque os pedacos de gluten na panela.
Deixe parcialmente tampada e cozinhe o gluten por 45 minutos.
Depois deste tempo eslgue a chama e remova a tampa e deixe o gluten na panela por 15 minutos.
Retire o gluten da panela e coloque no escorredor de massa.
Dexe la ate que esfrie o suficiente para ser manuseado.
Depois use como desejar.
 * Algumas pessoas chamam estes flocos de levedura nutricional e outras a chamam de fermento nutricional.
Os flocos sao parecidos com o do Neston, ja o sabor e bem diferente.
Geralmente este produto e encontrado em casas de produtos naturais.
Outra vantagem de so usar o seitan no dia seguinte e que da para fazer uma excelente "carne moida".
Testei fazer com o seitan "fresco" e quase virou uma papa.
Aqui a "carne moida" prontinha para fazer tacos.
Nao jogue fora o caldo do cozimento do seitan, pois, da para aproveitar para fazer sopa, cozinhar o feijao ou arroz...


No comments:

Post a Comment