October 14, 2015

Alfajor de amido de milho

Desde que eu perdi a minha receita favorita de alfajores eu nao tive mais  vontade de fazer estes biscoitos.
Ate que este ano ouvi a chamada de um programa de culinaria que iria ensinar a fazer estas delicias. 
Nao coloquei muita fe, mas como quem iria apresentar a receita era a Chef Janaina Barzanelli, eu decidi dar um credito.
E sorte minha que o fiz porque esta receita e exatamente igual a que eu perdi. Nao lembro se os ingredientes sao os mesmos, mas o sabor e igual.
A propria Janaina falou que estes nao sao alfajores argentinos ( lembre-se que ha alfajores de maizena na Argentina ),mas seja como for sao deliciosos. A massa derrete na boca e tem uma certa maciez misturado com um crocante.
Para o recheio eu usei doce de leite ( cozinhei a lata de leite condensado ), ameixas picadas bem muidinhas e passei a lateral no coco seco que eu fiz.Receita aqui.
Ingredientes

150 gramas de farinha de trigo
150 gramas de acucar
300 gramas de amido de milho
200 grmas de margarina para bolo ( nao use manteiga )
5 gramas de fermento em po
3 gemas passadas pela peneira
1 colher de cha de extrato de baunilha 
recheio a gosto

Modo de preparo

Forre uma forma grande ( a minha e do tamanho de um forno de 6 bocas ), com papel manteiga.
Todos os ingredientes secos ( menos o acucar ) em uma tigela. Reserve.
Em outra tigela o acucar e a margarina.
Mexer com as maos ate ficar tudo homogeneo e adicionar as gemas ( eu usei luvas porque nao gosto do cheiro que esta mistura deixa nas maos ).
Em seguida adicionar os demais ingredientes da primeira tigela.
Amassar ate homozeinizar ( nao sove a massa para esta nao desenvolver gluten ).
Embrulhe a massa em filme plastico e leve a geladeira por pelo menos  30 minutos.
Abra a massa com um rolo entre plasticos ( compre aqueles plasticos de forrar mesa, eles sao otimos para abir massas de biscoitos ),abra na espessura de 1/2 centimetro.
Corte os biscoitos com cortadores de tres centimetros de diametro.
Disponha os biscoitos na forma e leve-os para assar por 10 a 20 minutos a 180 C. 
Retire os biscoitos do forno e deixe na forma por 5 minutos.
Depois tranfira-os para uma grade ate que esfriem completamente.
Recheie a gosto.
Guardar os biscoitos em potes hermeticos de vidro por ate 3 dias fora da geladeira ou ate 10 dias na geladeira.
Os biscoitos devem ficar levemente corados na parte de baixo e branquinhos na parte de cima. 
Pode ate parecer que eles nao estao cozidos, mas assim que esfriam ficam no ponto.
Da promima vez vou deixar a massa um tantico mais fina porque gosto destes biscoitos com bastante recheio e ai eles acabam ficando muito altos quase nao da para abocanhar-los. 
Esqueci de contar exatamente quantos biscoitos obtive com a receita, mas por cima da para pelo menos 20 biscoitos prontos.
Tambem da para fazer a versao chocolate deste biscoito: Tirar 50 gramas de farinha de trigo e adicinar a mesma quantidade de chocolate em po alkalino ( este e aquele chocolate em po preto como carvao).

Receita by: Chef Janaina Barzanelli




No comments:

Post a Comment