October 1, 2015

Pao de mel sem ovos

Ja faz um tempao que eu tenho curiosodade de conhecer os paes de mel do Mosteiro de Sao Bento em Sao Paulo.
Alias, nao so os paes de mel, ja ouvi falar que tudo la e muito bom. Tive  a minha chance, mas nao e que na correria eu esqueci. Agora vou ter que esperar algum conhecido vir do Brasil para me trazer uns.
Eu ja postei aqui no blog duas receitas de pao de mel que sao muito boas, porem, estao mais para bolo do que para pao de mel.
Quando vi esta receita no programa do Edu Guedes eu fiquei bem impressionada pelo fato dela nao conter ovos e levar uma quantidade bem pequena de oleo.
Ja fiz esta receita cinco vezes, nao vou dizer que existe segredo, e sim tecnica. Aqui o forno e o grande vilao, se muito quente ( ainda que seja na temperatura pedida na receita), o pao de mel nao assa bem por dentro. Se muito baixo ( especialmente se voce usar uma forma grossa, pesada ), corre o risco de ter um pao de mel batumado.
A farinha de trigo e outro ponto importante, as com menos gluten produzen paes de mel superiormente fofinhos e com uma estrutura perfeita para rechea-los).
Para conseguir um chocolate com brilho e que nao derrete tao facil e necessario "temperar" o chocolate. Clique aqui para saber como.

Ingredientes para 24 paes de mel feitos em forma de muffins grandes

2 xicaras de cha de leite ( pode ser de soja sem acucar )
2 xicaras de cha de farinha de trigo
1 xicara de cha de acucar mascavo
1 xicara de cha de chocolate em po ( eu usei cacau, um pouco mais de 1/4 de xicara de cha )
1 colher de cha de canela em po
1 colher de cafe de cravo da india em po
6 colheres sopa de mel (usar glucose de milho amarela para versao vegan )
2 colheres de sopa de oleo
1 colher sopa de fermento em po
400 gramas de doce de leite para o recheio.
500 gramas de chocolate meio amargo para cobertura
decoracoes a gosto para polvilhar por cima (opcional )

Modo de preparo

Misture os liquidos em um copo. Reserve.
Em uma tigela peneire  os outros ingredientes.
Abra uma cova e jogue os liquidos.
Mexa com uma espatula e  distribua nas forminhas de pao de mel ou em formas de muffins.
Leve para assar a 180C por 20 minutos. 
Encha uma manga de confeitar com o doce de leite e use bico longo e fino de rechear.
Com os paes de mel ja frios, entroduza o bico na parte inferior ou superior do pao de mel e aberte ate sentir que este esta estufado.
Banhe cada pao de mel no chocolate ja temperado e deixe descansando em uma forma forrada com  papel manteiga.
Leve a geladeira ate endurecer.
Guarde em potes bem fechados e sob refrigeracao em dias muito quentes.
Eu optei por usar formas de mini muffins e obtibe 48 paes de mel. Para rechea-los eu prefiro nao cortalos e sim usar uma manga de confeitar com bico para recheio. Basta apenas introduzir o bico na parte superior ou na parte inferior de cada bolinho. Quando eles estufarem ja esta bom de recheio. No entando nao para para usar nozes no doce de leite ou outras coisas que entupam o bico porque ai nada passa.
Os paes de mel ficam bem mais profissionais quando recheados com os bicos, mas pode ser que nao tenham tanto recheio quanto aqueles que sao cortados e entao recheados.
Esta e uma ideia para servir em festas e ocasioes especiais. Aqui eu usei pasta americana que sobou de um bolo que eu fiz no mesmo dia. No lugar da pasta americana da para usar a pasta de leite em po. Receita aqui.
A massa e realmente fantastica e nao fica dura mesmo 3 dias depois. Ajuste a quantidade de especiarias porque o que esta na receita nao e suficiente para o meu paladar.
Ja usei raspas de laranjas na massa e fica bem gostoso.


Receita levemente adaptada de: Edu Guedes


No comments:

Post a Comment