November 21, 2016

Biscoitos de araruta

Ja ficastes "aguada(o)" para comer  alguma coisa? Por estes dias deu-me uma vontade de comer pamonha doce ( ate salivo so de pensar ), biscoito de polvilho, queijo de coalho...e biscoito de araruta.
E como a lista  e longa, resolvi comecar por aquele cujo os ingredientes sao mais acessiveis para mim: biscoito de araruta.
Para ser honesta nao lembro se ja comi biscoito de araruta alguma vez na minha vida, mas, o fato e que a ideia me veio como algo familiar...as "cumadres" da minha mae, tinham o habito de fazer estes biscoitinhos para ocasioes especias ( vai ver que foi por estas ocasioes que eu os provei sem mesmo saber o que eram).
As "cumadres" faziam sempre a mesma receita, e as vezes, se permitiam algumas alteracoes. Umas gostavam dos biscoitos com coco ralado e leite de coco, ja outras, preferiam faze-los so com as gemas e nao com ovos inteiros como na receita original.
E eu me permiti faze-los sem ovos e com leite condensado. O resultado foi um biscoito mais crocantinho do que a versao com ovos. Achei que ficaram bem apetitosos . 
Os biscoitos saem um tantico quebradicos, portanto, e melhor fazer pequenos para serem comidos numa bocada so. 

Ingredientes

350 gramas de farinha de araruta 
8 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado ( use 3/4 da lata )
1 colher de cha de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Modo de preparo

Forre duas formas grandes com papel manteiga. Reserve.
Em uma tigela adicine 300 gramas de farinha de araruta e os demais ingredientes.
Sove a massa com as maos e adicione farinha a medida que precisar.
A massa nao deve grudar nas maos ( deve ficar como a de biscoito de amido de milho ).
Modele os biscoitos um pouco maior do que uma moeda de 1 real.
Coloque-os na forma e leve-os para assar em forno preaquecido a 160C.
Quando o fundo do biscoito ficar bem coradinho, retire os biscoitos do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 15 minutos e entao remova um por um da forma e deixe que terminem de esfriar na grade.
Depois de completamente frios, guarde em potes de vidro hermetico por ate 1 mes.

Receita by : Dona Branca


No comments:

Post a Comment