February 19, 2014

Biscoito Shortbread

Vamos direto ao ponto: Shortbread = Biscoito amanteigado. Agora que eu ja expliquei o "dificilimo conceito", vamos ao biscoito em si.
O shortbread leva ingredientes simples tais quais: manteiga, farinha de trigo, acucar de confeiteiro e algum tipo de extrato ou raspas de citricos. 
Sempre achei a receita por demasiado simples e sem graca, por isso, nunca testei...ate que um dia eu encontrei uma receita um pouquinho diferente da tradicional e resolvi testar. O biscoito saiu delicioso, mas, eu ainda nao estava feliz. Faltava algo.
Foi entao que eu decide diminuir a quantidade de farinha de trigo e aumentar a quantidade de farinha de amendoas. Bingo! 
Essa troca resultou em um biscoito finissimo e de alta qualidade. O sabor ficou delicado a textura  aveludada ao paladar com  um toque amanteigado na medida certa. Perfeito para ocasioes especias.
A receita abaixo ja segue com as minhas alteracoes, exatamente como eu tenho feito, desde que  adaptei a receita original.
 Ha uma grande  variedade de tipos de shortbreads. Os mais tradicionais sao cortados em fatias como uma pizza e nao levam nenhum tipo de cobertura.

Ingredientes

1 1/4 de xicara de cha de farinha de amendoas
1/2 xicara de cha de acucar de confeiteiro
1 xicara de cha de farinha de trigo
170 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente
1 colher de cha de extrato puro de baunilha
geleia de sua preferencia , opcional

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes ( exceto a geleia ) em uma tigela ate formar uma massa lisa e homogenea.
Enrole a massa em filme plastico e leve a geladeira por 15 minutos nos dias frios e 30 nos dias quentes.
Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga ou filme plastico.
Corte  com cortadores  de sua preferencia ( se for usar geleia, prefira o formato redondo ) e leve para assar em forma forrada com papel manteiga a 160 C por 15 minutos.
Deixe esfriar por 15 minutos na forma e so entao transfira os biscoitos para uma grade para que esfriem completamente ( use uma espatula para nao quebrar os biscoitos ).
Uma vez frios guarde em potes termicos por ate duas semanas ( nao conserve em geladeira porque o biscoito fica duro e sem sabor ).

Adaptado de : Rachel Ray Magazine 

Eu usei um cortador com 3 cm de diametro. O biscoito nao expande muito, de modo que, o tamanho do biscoito e bem fiel ao tamanho do molde usado.
Nao medi a espessura, mas, via de regra o shortbread nao e um biscoito fino.
A massa do biscoito fica um tantico pegajosa. Se for necessario polvilhe a superficie com um pouco de farinha de trigo.
Para levantar os biscoitos da minha superficie de trabalho eu optei por uma espatula, porque ao tentar levanta-lo com as maos, eu acabei amassando-os e isso interfiriu no formato redondinho perfeito.
Para fazer a "covinha" no meio do biscoito eu usei a parte inferior de um expremedor de citricos manual.
Tentei fazer a cova usando o dedo polegar. Nao gostei do formato.
O resultado foi uma covinha super "luxuosa" e uniforme.


Sobrei um "tequinho" de massa e eu resolvi testar fazer uns minis shortbreads com mini pepitas de chocolate branco.
Fica gostoso, mas, eu tenho uma "queda mortal" pelos recheados com geleia.
Os biscoitos so ficam corados no fundo. A parte superior continua clarinha.
Depois de completamente frios,os biscoitos, ganham a sua caracteristica final: levemente esfarelento.
Acompanhados de um bom cha, estes biscoitos, ficam simplesmente perfeitos.




 


No comments:

Post a Comment