February 16, 2014

Pao de semolina e tres queijos

Recentemente descobri uma padaria francesa ( padaria mesmo! ), do outro lado da cidade. O unico problema e justamente o fato da dita ficar a quilometros de distancia da minha casa.
Mas, eu estava receosa ( ja pensou dirigir por 1 hora na "calada da noite" e dar de cara com paes mequetrefes!? ), porque desde que  eu cheguei aqui tive que me contentar com pao de forma ou paes feitos por supermercados. Da para comer, mas, nao arranca nenhum suspiro.
Por fim, me convenci lendo a opiniao dos frequentadores assiduos do local. E la fui eu...e la se foram os paes. Nesta padaria, nao sao so os padeiros que madrugam- os clientes tambem. Fiquei literalmente apavorada quando vi as cestas vazias. "Cade os paes? Estao assando?"- perguntei num tom de quem  espera um sim. E a resposta nao poderia ter sido mais cruel: " Nao querida, acabaram." Cocei a cabeca e passei a mao no queixo num claro sinal de desapontamento enquanto repetia a ultima palavra: "... acabaram".
Mas, como assim acabaram!!!???- perguntei incredula. Se a padaria abre as 7:00 da matina, como e que os paes poderiam ter acabado as 9:00 ? - pensei comigo mesma.
"- Nossa tiragem e limitada e aos domingos acaba rapidinho..." me explicou a dona. " - Aqui so trabalhamos meu marido e eu..."
E foi so entao, que eu entendi, que se quissesse comer um paozinho fresco ( estava de olho nos croissants, mais precisamente ), eu teria que "pular da cama" mais cedo.
Infelizmente eu precisei esperar algumas semanas ate ter outra oportunidade de voltar a padaria. Na verdade nao fui eu quem "acordou com o galo", desta vez foi o Love. E consigo trouxe dois croissants fresquinhos. Uma obra prima. Em retribuicao eu decidi assar um dos paes que ele mais gosta: Pao de semolina e tres queijos. A receita original esta aqui.

Este pao e ideal para ser comido acompanhado com uma boa massa e uma salada de sabor forte como a rucula.
 
Ingredientes

2 xicaras de cha de farinha de trigo
1 xicara de cha de semolina
2 colheres de cha de fermento instantaneo para pao
1 1/4 de colher de cha de sal
1 colher de  sopa de saborizante para pizza ( nao usei )
2 colheres de sopa de oleo de alho ou oleo de azeite ( usei azeita extra virgem )
1 a 1 1/8 xicara de cha de agua morna
1 xicara de cha de queijo parmesao fresco ralado
1 xicara de cha de queijo provolone em cubinhos, defumado ou original, suave ou forte
1 xicara de cha de queijo asiago em cubos ou grosseiramente esfarelado, suave ou forte

Modo de preparo

Misture tudo, menos os tres queijos, e bata com a ajuda da batedeira usando a ferramenta "espatula" ( coloquei na maquina de fazer pao, deixei a tampa aberta e usei o ciclo amassar )
Deixe batendo ate a massa ficar lisa e desgrudar das laterais da vazilha ( pode ser que nao desgrude, mesmo assim esta okay ).
Depois que a massa desgrudar, mude o batedor da batedeira para a ferramenta "gancho" e amasse por mais 5 minutos ( eu deixei batendo ate tudo ficar bem macio ).
Adicione os queijos e misture tudo muito bem.
Coloque a massa para crescer dentro de uma vazilha grande levemente untada com azeite cubra e deixe crescer por cerca de 2 horas ou ate ficar bem estufado ( o meu levou menos de 2 horas ).
Forre uma forma com papel manteiga ou passe um pouco de oleo na forma e polvilhe com semolina ( forrar ou nao forma com papel manteiga vai depender do formato que se quer dar ao pao. Porem, independente do formato, a forma deve ser sempre finalizada com semolina ).
Gentilmente soque a massa  e modele o pao ( da para fazer um pao grande tipo forma comercial ou dois paes na forma de pao caseira ).
Cubra o pao com filme plastico levemente untado com azeite de oliva ( o plastico deve formar uma cabana, porque se este estiver "colado ao pao", nao deixara que o mesmo cresca ).
Deixe o pao crescer por cerca de 1 hora ou ate que o mesmo cresca ate quase dobrar de tamanho.
Quando o pao ja estiver quase dobrado de tamanho, ligue o forno a 220 ( 218.33 para ser exata ).
Remova o plastico do pao e esborrife agua e com o auxilio de uma faca afiada faca tres cortes diagonais no pao ( o corte fica a criterio).
Assei o pao por cerca de 30 minutos ( o meu ficou pronto em 25 minutos ).
Retire o pao do forno e tranfira-o para uma grade para que esfrie ( deixar o pao na forma faz com que o mesmo "transpire " e muitas vezes deixa a parte debaixo do pao molhada ).
So compro queijo aqui em casa quando e a pedido do Love. Sendo assim, todos os queijos que eu tinha na geladeira ja estavam ralados ,por isso, eu creio que o meu pao nao saiu com aqueles "buracos" bonitos da receita original.
Eu estava procurando um formato diferente para dar ao meu pao...ai vi a foto de um pao siciliano em um livro...ai cai de amores e decidi dar o mesmo formato.
Nao li como o formato fora dado ao pao,mas, o meu eu fiz abrindo a massa com o rolo de modo a formar um retangulo de cerca de 50 cm comprimento.
Entao, enrolei a massa tal qual a um rocambole formando uma tira grossa e depois as pontas sao enroladas em direcoes opostas ( a foto explica melhor do que eu ).

No comments:

Post a Comment