January 30, 2014

Pudim de leite matador

Ha muito tempo perdi o encanto por pudim de leite. Ate como um pedacinho, mas, nao e o meu doce favorito.
A culpa ( acho que ja falei sobre este assunto,sera? ), fora de um exagero cometido ha 18 anos. Desde entao, pudim de leite foi excluido do meu cardapio e so aparece nas reunioes familiares para o deleites dos presentes.
Porem, visitando do blog da Ailin Aleixo, me deparo com uma foto que e um escandalo ( sem aspas mesmo ). Que e aquilo minha gente! Se eu nao fosse moca de familia teria usado um superlativo absoluto.
Se eu estivesse no Brasil terio ido correndo ao *Ramona, mas, milhas e milhas nos separam. Sendo assim arregacei as mangas e sai "trotando" em direcao a cozinha... "- Pudim a vista".
 Caso a figura de um pudim tenha cruzado os seus pensamentos, pare e repense. Este pudim e um tanto diferente daqueles que tradicionalmente conhecemos. Aqui so gemas, creme de leite fresco,leite condensado e extrato de baunilha- e sem banho maria por favor. E ou nao e MATADOR?! ( a primeira coisa que me veio a mente quanto vi o comentario da Ailin, logo abaixo da foto, foi que o pudim era tao denso, tao calorio e tao cheio de colesterol que so podia mesmo ser matador ).
Dureza mesmo foi esperar esfriar. A foto acima e do segundo pudim porque o primeiro foi devorado num piscar de olhos.

Ingredientes para 15 porcoes individuais ( a receita esta na integra, mas, eu so fiz meia )


650 gramas de leite condensado (use uma balança!)
1 litro de creme de leite fresco
250 gramas de gemas (cerca de 15 gemas de ovos tamanho médio). Por favor passe pela peneira.
15 ml de essência de baunilha ( usei extrato )


Modo de preparo

Misturar os ingredientes, peneirar e dividir a mistura em partes iguais nos ramequins/ forminhas caramelizados.

Assar a 100°C por 45 minutos ( o meu levou 1:20 ) direto no forno sem banho maria

Caramelo ( o melhor caramelo que eu ja fiz. So fiz 1/4  e deu plenamente para metade da receita )
Rende 500 ml


Ingredientes


500 gramas de açúcar
Suco de 1/2 limão
75 ml de água
225 ml de água


Modo de preparo

Fazer uma pasta com o açúcar, o suco de limão e 75 ml de água. Levar ao fogo, sem mexer , até que ferva e fique com cor de caramelo ( deixei o fogo baixo ).

Acrescentar 300 ml de água ( a receita nao fala, mas, eu usei agua quente ), mexer e deixar ferver por mais 5 minutos ( precisei deixar o dobro de tempo ).
Para saber se o pudim esta assado enfie um palito no centro. Saindo limpo esta assado.
A unica coisa que eu mudaria neste pudim seria trocar a essencia de baunilha por baunilha em fava. Isso daria ao pudim um sabor muito superior do que a essencia.
Nem preciso dizer que eu gostei muuuiiito deste pudim.
E as razoes sao muitas: levemento doce, muito cremoso quase derretendo na boca, o sabor do limao na calda deixa o pudim com um aroma muito delicado e  casa perfeitamente com o gostinho da baunilha.
Nao espere um pudim firme como os tradicionais. Este aqui fica um tantico na consistencia de flan de marcas comerciais. E e justamente esta delicadeza que o deixa tao especial.
Apesar de ter sido feito com muitas gemas, nao houve nenhum resquicio das mesmas. Nem no cheiro ou no sabor.
Quando passar as gemas pela peneira, coloque-as inteiras e coma ajuda de um palito de dente espete a gema. Deixe-as escorrrendo e nunca, jamais use uma colher para "ajudar a descer mais rapido". Isso faria com que a pelicula que envolve as gemas tambem passassem pelos orificios da peneira e e ela justamente que da aquele cheiro de "ovo fresco ".
Para ajudar a passar as gemas mais rapido movimente a peneira fazendo movimentos circulares sem bater a peneira na tigela para acelerar o processo.


*Ramona: Avenida São Luís, 282, Centro, tel.: (11) 3258 6385




No comments:

Post a Comment