January 29, 2014

Humus de feijao branco

Nos ultimos anos tenho feito varias receitas de humus, mas, ainda nao tinha encontrado uma receita que realmente fosse agradavel ao meu paladar.
Mesmo nos restaurantes arabes ( nao me refiro as redes de fast foods), eu sempre saia insatisfeita. Havia sempre um gosto estranho algo entre o azedo ( algo tipo coalhada siria ) e um gosto de cru.
Ja comprei tudo o que foi humus vendido nos mercados,mas, a unica marca que eu conseguia lambiscar, resolveu trocar o azeite de soja por oleo de canola. Um desastre.
Bem a receita a seguir foi resultado de sucessivas tentativas para satisfazer o meu paladar. E durante estas tentativas, eu aprendi, que a melhor receita de humus aquela que se adapta ao seu paladar ( quase obvio, nao?).
Entao, sinta-se a vontade para fazer um humus que e a "sua cara".
Acredite ou nao, humus de feijao branco e uma delicia, nem parece feijao. E da para fazer com feijao preto, vermelho e e claro o tradicional que e feito com grao de bico.

Ingredientes

2 dentes de alho medios descascados e picadinhos
1/4 de xicara de cha de tehina + 2 colheres de sopa ( pasta de gergelim crua )
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
suco de 1 limao
1 lata de feijao branco de 425 gramas ( 290 gramas depois de escorrida a agua ) 
salsa ou coentro ( adicione um puhado, se achar que precisa de mais, adicione o que for preciso para o seu paladar )
4 colheres de sopa do caldo da latinha do feijao branco para dar o ponto na massa
pimenta em po siria ( usei pimenta em flocos vermelha )

Modo de preparo

Coloque tudo no liquidificador ou no processador e bata ate tudo virar uma pasta.
Desligue o processador ou o liquidificador e verifique o sabor e a consistencia.
Para a massa ficar mais rala adicione mais caldo do feijao e bata.
Transfira a mistura para um refratario pequeno, regue com azeite e se desejar polvilhe um tiquinho de pimenta siria para decorar.
Pode-se usar feijao cozido em panela de pressao ( aqui nao e comum fazer feijao,muito menos em panela de pressao ), mas, use o feijao antes de tempera-lo.
A pasta de gergelim (tahina ), deve conter tao e somente semente de gergelim crua, passou disso e conversa fiada.
A pasta deve ficar lisinha sem gromos.
Dependendo da finalidade para qual eu vou usar a pasta, eu, controlo a espessura da mesma.
Para comer com torradas e paes em geral, eu prefiro consistente como Nutela. Ja para usar  em saladas de batata, por exemplo, eu prefiro consistente como maionese.
Va com calma na hora de adicionar pimenta ou o alho. Faca-o aos poucos mesmo que voce goste de sabores fortes e picantes. Lembre-se: voce sempre pode adicionar- tirar e que e  o problema.
Penso que nos brasileiros sempre pensamos no pao sirio ( Pita) para degustar com humus, mas, a verdade e que ele vai muito bem com legumes, verduras, torradas...eu gosto muito de comer com aipo...
e mini torradinhas de azeite de oliva.
O hummus tambem fica excelente como recheio de sandwich.
 

 

 





 

No comments:

Post a Comment