May 26, 2014

Bolo de fuba e leite de coco

Se existe um bolo que eu nao me canso de testar sao os de fuba. Fico curiosa toda vez que eu me deparo com uma receita nova.
Esta receita eu nao tinha duvidas de que era maravilhosa e que nao precisava de ajustes. Mas, como eu ja mencionei, estou tentando ser mais saudavel, por isso, fiz algumas substituicoes para diminuir a quantidade de colesterol e acucar.
O resultado foi um bolo humido de textura leve e sabor bem suave.
 O meu bolinho de fuba ficou meio palido, mas, isso nao interferiu no sabor.


Ingredientes

1 xicara de cha de manteiga sem sal a temperatura ambiente ( usei oleo de coco extra virgem prensado a frio)
1 1/2 xicara de cha de acucar ( usei 1 xicara de cha de acucar granulado )
4 ovos, claras e gemas separadas
1 xicara de cha de farinha de trigo
1 1/4 xicara de cha de fuba
1 xicara de cha de leite de coco
1/2 xicara de cha de leite ( usei leite de amendoa com coco )
1 xicara de cha de coco ralado, seco ou fresco
1 colher de cha de fermento em po ( usei 2)

Modo de preparo

Aqueca o forno a 180 C.
Unte e enfarinhe ( usei fuba ) uma forma de pudim. Reserve.
Em uma tigela  misture o leite de coco, leite e coco ralado ( se usar o fresco nao precisa adicionar a esta mistura ).
Em outra tigela peneire a farinha de trigo e o fuba ( caso esteja usando o coco fresco adicione a esta mistura ). Reserve.
Bata as claras em neve e reserve.
Em outra tigela bata a manteiga e o acucar em velocidade media  ate ficar cremosa e branca ( como eu usei oleo de coco a mistura nao fica branca nem cremosa, mesmo assim e bom bater por uns 3 minutos ).
Adicione as gemas uma a uma e bata bem ate incorporar ( passei as gemas pela peneira ).
Diminua a velocidade da batedeira para velocidade minima e adicione a mistura de farinha e alterne com a mistura de leite.
Por ultimo envolva nas claras e adicione o fermento.
Leve para assar por 45 minutos ou ate fazendo o teste do palito este saia limpo ( assei a 190 C por 15 minutos e depois a 170 C ate assar ).
Depois de assado retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

Como o bolo foi feito com oleo de coco o ideal e guarda-lo a temperatura ambiente para que o mesmo nao endureca na geladeira. O meu ficou 4 dias a temperatura ambiente e eu nao tive problema algum com mofo.
Receita adaptada de: bloggingfoods



No comments:

Post a Comment