September 4, 2024

Bananada de corte com apenas dois ingredientes

Finalmente uma bananada de corte que só leva dois ingredientes: bananas e água. 
A maior dificuldade aqui é ter paciência para mexer a mistura até atingir o ponto correto. 
Pela minhas bandas não temos banana prata então, eu usei a banana nanica.
No final do post vou deixar o link para quem quiser ver a receita original. 
Essa receita requer uma panela bem grande e alta se não tiver outra opção use uma panela de pressão.



Ingredientes 

2,5 kg de bananas lavadas e descascadas ( remova o umbigo da banana) 
800 ml de água filtrada ( um pouco mais se for preciso)

Modo de preparo

Coloque o que couber de bananas no liquidificador e água suficiente para bater. 
Despeje a mistura em uma panela grande e termine de bater as bananas com toda a água que está na receita. 
Ligue o fogo em temperatura média e com uma colher grande de madeira vá mexendo raspando bem o fundo. 
Quando o líquido começar a ferver, abaixe um pouco a chama e continue mexendo bem pelos próximos 40 minutos a uma hora. 
Quando o líquido começar a evaporar, a bananada vai começar a borbulhar. 
Coloque uma tampa e deixa apenas uma frestinha. 
E a cada 10 minutos retire a panela do fogo e mexa bem raspando o fundo.
Neste meio tempo a mistura vai começar a firmar e praticamente todo o líquido terá evaporado.
Se o líquido evaporar antes de passados os 40 minutos adicione mais meio copo de água e mexa bem. 
Você vai ficar com um doce pastoso. 
Tampe a panela e deixe do lado de fora da geladeira para continuar o processo do doce no dia seguinte. 
No dia seguinte o seu doce estará mais escuro. 
Eu aconselho transferir a mistura para uma panela grande tipo frigideira de fundo antiaderente. 
Despeje 100 ml de água na mistura e mexa vigorosamente até que este atinja o ponto de brigadeiro. 
Para saber se a massa está no ponto, retire uma pequena quantidade e se você conseguir formar uma bolinha que não grude nos dedos a massa estará pronta. 
Pincele um refratário com um pouquinho de óleo sem sabor e deite a mistura de bananada nesta forma. 
Deixe esfriando em temperatura ambiente e depois transfira para a geladeira até o dia seguinte. 
Desenforme a bananada e corte da forma que desejar. 
As minhas eu embrulhei em papel de cera.
Guarde as bananinhas na geladeira por até dois meses. 
Observação: as minhas bananas estavam pintadas e bem madurinhas. Eu também tinha bananas congeladas no freezer e usei no preparo desta receita e deu tudo certo.
Por uma questão de paladar eu adicionei meia colher de chá de sal no início do preparo das bananadas e cerca de duas colheres de sopa de limão no segundo dia do cozimento. 
Isso ajudou o doce a não ficar tão doce já que as bananas estavam bem maduras e portanto tendem a ficar mais açucaradas.


Eu usei essas bananas aqui pintadinhas e também usei as bananas logo abaixo que estavam congeladas e como se vê na foto um tanto quanto oxidadas. 
O doce não ficou com nenhum gosto de banana passada. 
Na terceira foto se vê que as bananas estavam com uma cor de leite com achocolatado provavelmente por causa das bananas mais escuras que eu usei. 
Na quarta foto as bananas haviam reduzido e eu deixei descansar até o dia seguinte.
Então perceba que o doce deve reduzir bastante antes de descansar. 
E a última foto é do doce quando o mesmo já estava pronto.
Receita by:Globo Rural

 

  

 

re

 

No comments:

Post a Comment