March 7, 2014

Massa de modelar de chocolate

Ha muito tempo tenho visto   bolos cobertos com uma especie de "pasta americana  de chocolate".
Porem, sempre  me intrigava o fato do (a) confeiteiro (a) dizer que se tratava de chocolate mesmo. E se era chocolate tal qual conhecemos, como e que "aquilo" nao derretia, nao rachava e ainda por cima podia ser modelado de diversas formas???
E de nada adiantaram meus conhecimentos rudimentares sobre temperagem de chocolate ( processo pelo qual o chocolate e derretido a certa temperatura e depois resfriado ), porque obviamente nao era este o caso.
Por fim a minha curiosidade me levou a internet, mas, sem saber o nome do que eu estava procurando a busca foi em vao.
Mas, eu nao desisti e fui a minha livraria favorita. E la estava  a tal pasta americana de chocolate, que alias, nao tem nada haver com pasta americana.
Fiquei surpresa ao ver a receita e a quantidade de ingredientes: chocolate e glucose de milho. Tao simples que nao consegui acreditar e fui pesquisar em outras fontes. Descobri que o nome muda conforme a "conveniencia do chef" ( so para confundir ), mas, tanto os ingredientes quanto os resultados sao os mesmos.
Os confeiteiros no Brasil ja usam a massa de modelar ha algum tempo, mas, nao e muito divulgado ( penso que o preco do  chocolate seja o motivo ).
E apesar de ter visto a massa de modelar de chocolate pela primeira vez no Brasil, nao penso que este seja o nome utilizado. Eu optei por usar a traducao livre do ingles " chocolate modeling clay". Outros nomes utilizados sao: plastic chocolate, leather chocolate, chocolate clay...  e por ai vai.
As grandes vantagens da massa de modelar sao na minha opiniao o sabor e a resistencia a humidade. Guardei a decoracao ( rosa ) na geladeira por varios dias e ela se manteve perfeita.
Fiquei em duvida se deveria postar agora ou adiar ate a proxima vez quando espero fazer um trabalho mais profissional. Mas, nao me aguento e preciso compartilhar com voces.




Ingredientes

230 gramas de chocolate branco ou ao leite
1/4 de xicara de cha de glucose de milho ( cor transparente )

Modo de preparo

Pique o chocolate e leve ao banho maria em fogo baixo ate derreter.
Remova o chocolate do banho maria e adicione a glucose de milho.
Mexa a mistura com o auxilio de uma espatula ate que a mistura comece a desgrudar dos lados.
Coloque a pasta dentro de um saquinho tipo ziploc e achate-a.
Leve a geladeira por 24 horas antes de usar.
Antes de usar a pasta, deixe-a a temperatura ambiente por 30 minutos e sove-a para que a fique lisa e macia.
Eu achei mais pratico manusear a pasta com luvas descartaveis, mas, nao e necessario porque a pasta gruda pouquissimo nas maos.
A primeira vista a pasta pode parecer meio granulada e quebradica, mas, a medida que a mesma e sovada ela vai amolecendo e ficando sedosa.
Com a massa de modelar de chocolate e possivel fazer as mesmas decoracoes que sao feitas com pasta americana ( cobrir bolo, fazer detalhes, figuras animadas e inanimadas etc ).
Para fazer a rosa comece fazendo um cone...
depois faca varias bolinhas em tres tamanhos: pequenas medias e grandes (como nem todo mundo tem um cortador de folha arredondado, eu optei, por mostrar uma tecnica que nao requer nenhum equipamento especial).
As bolinhas nao precisam ser perfeitamente do mesmo tamanho...
coloque uma bolinha pequena dentro de um saquinho ( usei saquinhos de sandwiche e mantive cada folha dentro do seu proprio saquinho ) e achate a bolinha com a ajuda de uma colher.
A medida que a bolinha vai sendo achatada com a colher ela ( a bolinha ) acaba ficando com o formato de uma folha.
Deslize a colher sobre a folhinha ajudando a dar um formato armonioso e deixa-las bem fininhas (quanto mais finas mais natural e bonita a rosa ficara ).
Se a folha ficar muito grande use-a para peta-las maiores e corte as proximas bolinhas pequenas pela metade.
Continue abrindo todas as petalas. Caso alguma rasgue, simplesmente modele novamente em bolinha e repita o processo.
Se a temperatura estiver "quente de morrer", mantenha as petalas na geladeira ate o momento de usar na confeccao da flor... 
segure o cone com uma das maos e comece a enrolar as petalas pequenas ao redor do mesmo.
Va adicionando as petalas por ordem de tamanho ( pequenas, medias e grandes ).
Quando a rosa atingir o tamanho desejado...
vire-a de cabeca para baixo e corte o excesso com uma tesoura...
para ajudar as folhas a terem um balanco natural, apoie um dedo embaixo de cada petala de role um palito de dente como se estivese esticando a massa de um pao com um rolo.
Este processo pode ser feito petala por petala tao logo as mesmas estejam grudadas no cone.
As sobras da massa de modelar de chocolate permacem utilizaveis pelo mesmo prazo de validade do chocolate em si.
Para que a massa de chocolate nao perca as suas propriedades e importante guarda-la embalada em filme plastico dentro de um recipiente com tampa e guardada na geladeira.

















10 comments:

  1. fica gostoso, ou sabor fica como se fosse hidrogenado??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Ticiane, a massa de modelar de chocolate nao fica como se fosse hidrogenado, mas tem um sabor proprio como se fosse uma caramelo de chocolate ( aqueles que sao meio puxa-puxa ). Nao da para comer as dentadas e sim em pedacinhos. O sabor e muito melhor do que pasta americana ou cobertura hidrogenada.

      Obrigada pela visita. Ate mais.

      Delete
  2. posso por em cima de um bolo coberto de chantily

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Susu, tudo bem? se voce quiser cobrir um bolo inteiro como massa de modelar de chocolate ( como se cobre com pasta americana), nao ha problema algum mas espalhe uma camada fina de chantilly.
      Agora de voce quiser fazer rosas ou outras decoracoes para por em cima do bolo, ai nao tem problema, use quanto chantilly voce quiser.

      Um grande abraco, ate mais.

      Delete
  3. Fica com brilho? É preciso dar choque térmico? Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Aline, a massa de modelar de chocolate tem um leve brilho, e pode parecer um pouco mais fosca quando fica na geladeira. Nao e necessario dar choque termico no chocolate porque esta massa e para ficar elastica e nao quebradica e estaladica como coberturas de bombons.

      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Delete
  4. Bom dia tudo bem?
    Amo suas dicas.
    Tenho um dúvida está pasta de chocolate pode ter contato com o chantilly,ela não derrete?
    Quanto tempo pode ficar fora da geladeira?
    É se a pasta de chocolate Branca colorida mancha o chantilly?
    Muito obrigada, bjs.

    ReplyDelete
  5. Ola Clariana, a pasta de chocolate nao derrete em contato com chantilly. Se estiver muito quente a massa ficara molinha e pode perder um pouco do formato, mas tem que estar quente mesmo e humido.
    Nunca usei corante na massa de modelar branca, ate porque o chocolate nao fica branco de verdade, ele fica um branco marfim, entao para colorir vai precisar de um bom corante em gel. E bom fazer um teste antes de aplicar no bolo em si, assim nao teras surpresas. Ca comigo tenha a impressao de que a massa de chocolate colorida mancha sim...mas so fazendo o teste para ter certeza.

    Obrigada pelo beijo e outro para voce, Tenha uma boa semana.

    ReplyDelete
  6. Posso usar cobertura fracionada para fazer essa massa?

    ReplyDelete