October 18, 2012

Pao de coco

Esta receita de pao e ma-ra-vi-lho-sa. 
A massa e macia, adocicada  e com um sabor e perfume de coco incrivel.
Esta receita ja entrou para a minha lista das preferidas ( eu imprimo a receita e guardo as sete chaves ).
A receita original leva creme, mas eu fiz sem, caso queiras clique no site do qual tirei a receita.
Eu fiz este pao tres vezes esta semana. Nao mudei muita coisa, apenas o acucar que usei cristal e que recomendo usar 7 colheres de sopa para um pao docinho e 6 ou 5 de sopa para um pao doce, mas, que pode ser comido com um pate por exemplo.
Nas duas primeiras vezes eu usei leite de vaca, pois queria conhecer a textura do pao e o sabor. 
Ja na terceira eu usei leite de soja integral, perfeito, nao houve nenhuma alteracao na textura, cor e sabor do pao.
Usei farinha para pao da marca King Arthur, por causa da quantidade de gluten o que resulta em pao de qualidade superior. Apenas recomendo que sejam tiradas 3 colheres de sopa da quantidade total de farinha de trigo, sem isto a massa do pao ficara seca e dificil de manusear.
 Esta receita virou o "pao nosso de cada dia".


Ingredientes ( para medir os ingredientes, use copo com capacidade para 240 ml )

1 vidro de leite de coco ( 200 ml )
40 ml de leite
10 colheres de sopa de acucar
1 colher de cha de sal
2 colheres de sopa de manteiga ( derreti e usei manteiga sem sal )
3 copos de farinha de trigo
3 colheres de cha de fermento biologico ( usei fermento instantaneo seco )
1/2 copo de coco ralado ( usei light )

Modo de preparo

Coloque os ingredientes na maquina de fazer pao na ordem em que aparecem na receita.
Ligue a maquina no ciclo amassar ( a minha nao tem esta opcao, entao usei a opcao pizza, que leva 55 minutos ).
Retire a massa da maquina e modele no formato desejado.
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada e deixe crescer por aproximadamente 50 minutos em forno aquecido .
Asse em forno medio por cerca de 40 minutos ( assei  a 190 C ).
Depois de assado retire o pao do forno e deixe esfriando sobre uma grade.
 Eu modelei o pao em 12 bolinhas de aproximadamente 68 gramas cada.
Guarde o que sobrar em saquinhos plastico tipo ziploc, isto mantera os paes macios  e frescos.
Aqui os paes ja estavam prontos para assar. Eu recomendo colocar os paes no forno e so entao ligar o forno. Por que? Porque isso fara com que o pao cresca uniformemente e asse internamente por igual.
Este pao fica melhor a cada vez que e feito. Saiu melhor do que o pao de coco da Panco e melhor do qualquer pao de coco que eu ja comprei em padarias.
Agora so falta testar com o creme - de baunilha com coco, por favor.

******************************
UPDATE

Fiz este pao semana passada ( uma semana atrapalhada ), esqueci o pao na maquina de fazer por 1:30.
Quando tirei o danado da maquina, a massa estava enorme. 
Modelei-os como de costume e coloquei-os para crescer.
Fui ao mercado e esqueci do pao. Voltei 2 horas depois e pao estava enorme.
Tive que assar no forno eletrico porque o forno estava ocupado com outro prato.
Ao comer o pao percebi que tinha esquecido de adicionar o coco ralado. Vixxxi!
O resultado? FAN-TAS-TI-COOOOOOOOO!
Acredito que o tempo que a massa ficou crescendo acabou afetanto, para melhor, a textura do pao. A massa ficou ainda mais macia, leve e derretia na boca. Como eu costumo dizer: "Nao precisa nem de dente para comer".
E esta provado: nao precisa acrescentar coco ralado se nao tiver ou nao gostar porque o pao sai espetacular.
*****************************************
UPDATE 12\06\2013

E realmente to ficando sem cerebro. Desta vez esquece de adicionar o acucar a massa...
e nao e que o pao prestou!!! So percebi quando retirei os danadinhso do forno, pois, estavam com uma casca dura parecido com pao frances de padaria, ate o sabor lembrou bastante e claro que faltou um tantico de sal, mas mesmo assim ficou dilicia.
E ja que ficou bom na versao salgada, eu fui alem...
fiz pao de hamburguer.
Cortei o acucar para 3 colheres de sopa ( o pao fica levemente adocicado ) e mantive a mesma quantidade de sal.
Modelei paes para hamburgueres generosos. Fiz 5 paes.
Antes de levar para assar pincelei com o topo com leite de soja e coloquei muito gergelim.
Fica muito bom mesmo.
Aqui eu dobrei a receita e percebi que este paozinho fica maravilhoso com um pedacinho de goiabada dentro.
Antes de adicinar a goiabada, amasse-a bem com um garfo, assim ela da uma derretidinha enquanto o pao assa.


No comments:

Post a Comment