December 27, 2012

Pave de doce de banana com flan de caramelo

Ca em casa cozinho de acordo com as barganhas que encontro nos sacoloes ( acho que eu ja falei issso ).
Se as batatas estao quase de graca, o povo come batata; se sao laranjas, o povo "se acaba nas laranjas."
Desta vez e mais uma vez , porem, nao a ultima - o povo esta comendo banana.
Sem querer matar ninguem de inveja, paguei 3 "doletas ", numa caixa com cerca de 25 duzias.
E claro que nao da para comer tudo antes que elas estraguem, sendo assim, congelei mais da metade e o restante foi consumido ao natural. As poucas que sobraram viraram muffins, doce de banana, smoothies, tortas, etc.
O pave a seguir mistura doce de banana e flan de caramelo. Geladinho fica uma delicia.
E nao se preocupe porque nao fica "estranho", quero dizer...com gosto de banana passada.
No entanto, esta e uma receita "para gente grande". Gente que gosta de banana, de doce de banana e afins.
Eu nao iria postar a receita, ate que a Blanca ( minha xara ), pediu a receita. Nao so ela como tambem a amiga dela e penso que o esposo da amiga dela.
E como a finalidade deste blog e passar adiante as receitas que me pedem, entao la vai.  
Esta sobremesa deve ser montada em um refratario, mas, a minha curiosidade era saber se ela se manteria firme ao ponto de ser fatiada. A resposta e sim, sim , sim. Mas nao da para vira-la sobre um outro prato.


Ingredientes

2 caixinhas de flan de caramelo ( da marca que eu comprei, cada caixinha faz 1 litro de flan )
500 ml de creme de leite de caixinha
1 litro de leite integral ( para ficar mais durinho 800 ml. So nao pode adicionar mais leite do que o pedido na receita )
1 receita de doce de banana daqui do blog
Biscoito champanhe o quanto baste 
1 xicara cha de agua e extrato de baunilha para molhar os biscoitos ( ou qualquer outro liquido para molhar o biscoito )

Modo de preparo

Em uma panela grande a alta despeje o leite e dissolva as duas caixinhas de flan.
Leve ao fogo medio sempre mexendo para nao grudar no fundo.
Espere levantar fervura e deixe por 1 minutos.
Desligue o fogo e retire da boca.
De vez em quando mexa a mistura do flan para ele nao solidificar.
Passados 10 minutos adicione o creme de leite e mexa. Reserve, sempre mexendo de vez em quando.
Pegue um refratario alto cerca de 10 cm de altura, despeje uma concha cheia de flan no fundo do mesmo ( o suficiente para cobrir o fundo ), molhe o biscoito bem levemente na mistura de agua e baunilha ( eu usei 2 colheres de sopa de baunilha. Use mais ou menos dependendo do seu paladar ), e deite-os de modo que estes cubram o fundo do refratario.
Cubra os biscoitos com mais flan ( os biscoitos devem ficar completamente submersos a ponto de voce nao ve-los).
Despeje o doce de banana as colheradas ( nao va deixar tudo num unico lugar porque depois nao e facil espalhar ).
Coloque mais uma camada de biscoito e despeje todo o restante do flan.
Leve a geladeira por 6 horas antes de servir.
Para a "facanha", eu forrei uma forma de aro removivel com aluminio, deixando as bordas da folha ultrapassares as bordas a forma.
Montei o pave tal qual descrito na receita e na hora de servir, eu abri a presilha da forma ( a qual ja estava assentada sobre um prato ), tirei com cuidado o papel aluminio das laterais do pave, porem, nao foi possivel tirar o fundo.
Eu nao me preocupei com o resultado final, porque o povo do junta panelas nao tem frescuras, nos comemos "sem os olhos". Mas, se a ocasiao e mais formal ou simplesmente queres uma sobremesa mais apresentavel faca no refratario.


Receita by Dona Branca



No comments:

Post a Comment