February 18, 2013

Pudim de pao americano


Ca por estas bandas, os paes "velhos", tambem viram entre outras coisas um delicioso pudim.
Confesso que nunca me senti atraida pelos pudins de pao que encontro nos supermercados. A minha recusa sempre fora baseada na aparencia que estes tem.
Diferentemente do nosso pudim de pao que em sua grande maioria tem uma textura lisinha e recebe caramelo, os daqui, nao possuem caramelo e o pao e cortado em cubos e mantem este aspecto em sua superficie dando a impressao de um pao seco, duro e sem graca.
Outra diferenca e o tipo de pao utilizado. Penso que no Brasil utilizamos sempre pao frances por este ser uma preferencia nacional.
Enquanto que por aqui, eles nao ficam restritos ao pao frances, qualquer pao serve ( excluindo-se os salgados ).
Depois de ler algumas dezenas de comentarios a cerca da receita, ficou claro, que esta precisava de uns ajustes, principalmente no que diz respeito a quantidade de ovos e acucar ( que vai depender do tipo de pao escolhido. )
Procurei outras receitas tradicionais e todas me pareceram cair na categoria "eggy" (imagine algo como uma omelete doce ), "custard like" ( imagine algo como um flan meio mole ), o que definitivamente passa longe do que eu gosto.
Ajustes feitos e o pudim saiu uma delicia e muito parecido com o nosso so que muito mais rapido e pratico.
A receita original voce confere neste site.
Esta e a aparencia dos pudins de pao que eu vejo nos supermercados. Os cubinhos de pao podem ser maiores ou menores com ou sem casca dependendo da loja.
Outras caracteristicas dos pudins feitos aqui, e que estes sao finos e geralmente feitos em formas quadradras e levam muitos ovos em relacao aos demais ingredientes.


Ingredientes

6 fatias de pao amanhecido ( usei 10 porque as fatias eram muito finas )
2 colheres de sopa de manteiga derretida ( usei margarina )
1/2 xicara de cha de passas ( opcional )
4 ovos ligeiramente batidos ( usei 1 grande )
2 xicaras das de cha de leite ( usei 2 1/2 de soja )
3/4 de xicara de cha de acucar branco ( usei 1/4 de mascavo. )
1 colher de cha de canela em po
1 colher de cha de extrato de baunilha
1/2 colher de cha de cravo em po ( por minha conta )
1/2 colher de cha de cardamomo em po ( por minha conta )
1/4 de xicara de cha de nozes cruas picadas ( por minha conta )

Modo de preparo

Aqueca o forno a 175 C ( deixei em 180 C ).
Em uma forma quadrada de 20 X 20  despedace o pao ( preferi cortas em quadradinhos ), e regue com a manteiga e polvilhe as passas e as nozes ( caso esteja usando ).
Misture os demais ingredientes e despeje sobre o pao.
Use um garfo e aperte um pouco para absorver o liquido.
Asse por 45 minutos ou ate que o topo cresca ( como um soufle ) e abaixe ao ser tocado com o dedo.
Eu usei pao de canela com passas e porque o pao ja e doce diminui o acucar e preferi o mascavo.
Nao ha necessidade de untar a forma. Eu usei uma forma de louca e depois fiz outro em um refratario de vidro e nada grudou.




No comments:

Post a Comment