April 11, 2013

Bolo gelado de chocolate


Desta vez eu entrei "pelo cano"; explico... fiquei toda empolgada para assar um bolo gelado para o final de semana, precisamente para o junta panelas.
Tratava-se de uma experiencia culinaria da qual eu nao tinha nenhuma certeza se daria certo.
Fiz o bolo e o resultado foi excelente.
Separei 2 pedacinhos e o restante deveria seguir seu destino no dia seguinte.
Porem, no dia seguinte, eu acordei com uma baita dor de cabeca e com gripe e nao deu para ir ao junta panelas.
Ao abrir a geladeira dei de cara com o bolo e fiquei sem saber o que fazer.
Pensei em ligar para uma conhecida e pedir para ela passar la em casa e pegar o bolo, mas, eu estava tao doentinha que nao tive forcas.
Fui direto para a cama e levei um pedacinho do bolo comigo. Voltei e peguei um segundo e terceiros pedacos.
Para encurtar a historia, em 5 dias eu dei cabo de um bolo inteirinho!!!
"A culpa foi do meu estado de saude. O bolo fora meu escape, meu conforto...meu amiguinho."
A massa e fofa, leve e pefeita para fazer especificamente este bolo gelado.
A massa absorve  a mistura de leite de coco o que a deixa ligeiramente densa e deliciosamente humida. 

Eu ate gostaria de ter feito com coco fresco, mas, nao estava com forcas para ralar um "mundao" de coco.


Ingredientes da massa

2 ovos jumbos  a temperatura ambiente ( ou 3 grandes )
5 colheres de sopa de manteiga sem sal  e mole ( pode ser margarina)
2 xicaras de cha de farinha de trigo
3/4 de xicara de cha de amido de milho
1 1/2 xicara de cha de acucar ( nao use granulado )
200 ml de leite de coco
200 ml de leite
1/4 de xicara de cha de cacau em po extra preto ( ou use 1\2 xicara de cha de chocolate em po 50% cacau )
1 colher de sopa de fermento em po


Ingredientes da cobertura

400 ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
500 gramas de coco seco fino ralado ( pode ser que seja necessario um pouco mais ou um pouco menos porque eu nao pesei )
Misture o leite de coco e o leite condensado e jogue sobre o bolo depois de assado.

Modo de preparo do bolo

Unte  e enfarinhe uma forma de 33x23x6. Reserve.
Peneire a farinha de trigo e a maizena. Reserve.
Na tigela da batedeira coloque os ovos ( gemas passadas pela peneira ), o acucar e a margarina.
Bata ate formar um creme claro e fofo.
Desligue a batedeira e acrescente todos os outros ingredientes, exceto o fermento.
Mexa com movimento de baixo para cima com o auxilio de um batedor de arame.
Por ultimo adicione o fermento e leve para assar a 200 C por cerca de 25 minutos.
Faca o teste do palito, saindo limpo o bolo esta pronto.
Retire o bolo do forno e espere 15 minutos. 
Faca furinhos e despeje a cobertura.
Pegue um pedaco do bolo e passe coco.
Em seguida embrulhe em papel aluminio.
Conserve em geladeira por ate 5 dias.
Nao fique apavorada se o seu bolo rachar na superficie. Como ele sera cortado em pedacos isso nao faz la grandes diferencas.


No inicio ira parecer que a calda esta em excesso, mas, e so aparencia porque o bolo absorve tudo.
Nao usei leite na calda, mas se o seu leite de coco for bem consistente, adicione 200 ml de leite de vaca na receita.
O ideal e que o bolo fique literalmente encharcado para ficar com o sabor e texturas corretas.
Limpe a faca apos cortar cada pedaco, pois, fica mais facil.
Penso que teria sido mais facil cortar todo o bolo, furar e entao despejar a calda. Assim evitaria a "luta" com a faca. 
Cada pedacinho ira ficar bem molhado, este e o momento certo para modelar o bolinho deixando os pedacos  uniformes.











No comments:

Post a Comment