November 20, 2013

Docinhos de pasta de amendoim- peanut butter cups

As coisas tem andado um tanto devagar aqui em casa e nao e por causa das festividades e nem tao pouco porque o fim do ano esta proximo. 
Esta "vagareza" e algo sem explicacao- sem logica. O "trem da minha vida", nao sai da mesma estacao. E desta vez nao posso culpar o tempo porque este tenho tido de sobra- o mau uso  e que tem sido um dos problemas...mas ta, uma hora destas engato e saio do buraco.
Enquanto espero o trem partir me deu vontade de comer "peanut butter cups", numa traducao livre: "copos/copinhos de pasta de amendoim"- eu sei que a  traducao fica feia pra dedeu e nem parece receita de coisa boa.
Mas, nao se apegue ao nome porque este docinho e delicioso. Aqui por estas bandas ele e super facil de encontar em qualquer estabelecimento e o mais famoso e o da marca Reese.
Segui a receita deste blog, que alias, esta no topo da minha lista e sempre passo por la quando quero descobrir o segredo de alguma receita.
Como esta era a minha primeira tentativa, eu preferi fazer meia receita- caso o resultado fosse um desastre. De sorte  tudo correu bem e o resultado foi muito satisfatorio. A unica coisa que eu penso em trocar e o chocolate ( o que eu escolhi ), nao porque esta seja ruim, mas, porque achei demasiado doce e um tanto dificil de manipular.
Tambem nao segui o modo de preparo  proposto pela receita original porque julguei demasiado longo e desnecessario.
A receita tambem propoe o uso de forminhas de papel de muffins- o que e uma total desnecessidade- os docinhos ficam imensos e perdem o apelo.


A consistencia correta deste docinho e macia, tanto a parte de chocolate quanto o recheio.

Ingredientes

O quanto baste de forminhas para docinhos tipo brigadeiro ( usei varios tipos de forma. Confira o resultado abaixo )
340 gramas de pepitas de chocolate ao leite ( usei barra de chocolate da marca Cadbury )
1 xicara de cha de pasta de amendoim com teor de gordura reduzido ( usei tradicional )
1/2 xicara de cha de acucar de confeiteiro
1/4 de colher de cha de sal ( nao usei porque a pasta ja continha sal )
um pincel para espalhar o chocolate

Modo de preparo

Numa vazilha misture  a pasta de amendoim, acucar e sal ( se for necessario ).
Amasse tudo com a mao ate formar um bloco firme e bem misturado . Reserve.
Derreta o chocolate conforme as instrucoes do fabricante. 
No caso de nao haver instrucoes, derreta no micro-ondas por 1 minuto, retire e mexa bem para envolver qualquer pedacinho que nao tenha sido derretido. Se for necessario adicone mais 30 segundos e assim por diante.
Com a ajuda de uma colher de cha despeje uma pequena quantidade no centro de cada forminha e ajude a espalhar com o pincel.
Acomode as forminhas ja preenchidas em uma forma de bolo e leve a geladeira ate que endurecam ( as minhas levaram uns 3-5 minutos .
Enquanto as forminhas endurecem, faca bolinhas pequenas e gordinhas com a pasta de amendoim achate-as para que fiquem no formato de disquinhos ( eu usei uma forminha vazia para ter ideia do tamanho que cada disco deveria ficar, dali por diante foi tudo "no olho " ).
Quando tiver terminado com os discos coloque-os dentro das forminhas e preencha-as com chocolate.
Leve a geladeira por uns 10-15 minutos e ja pode servir.
Os docinhos devem ser mantidos nas forminhas de papel e retirados no ato do consumo.
Caso a opcao seja por chocolate fracionado ou hidrogenado ( o hidrogenado nem chocolate e ), estes resistirao mais ao calor dos dedos e, portanto, podem ser manuseados sem problema, podendo inclusive ficar fora da geladeira, desde que a temperatura nao esteja um "horror" de quente.
Ja, os feitos tao e simplesmente com chocolate sem temperagem, devem ficar na geladeira em tempo integral, salvo se estiver um frio medonho.
A pasta de amendoim e provavelmente o ingrediente mais importante nesta receita. Por estas bandas a variedade e bem grande, mas, fique de olho! porque muita gente nao le os rotulos e acaba comprando gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada com "sabor de amendoim".
A pasta de amendoim de verdade nao deve conter outro ingrediente senao amendoim e algum ingrediente bem natural como um pouquinho de sal ou algum adocante natural como o mel.
Vejo muita gente comprando pasta de amendoim para levar de presente ou para uso proprio sem saber que esta levando um "presente de Grego ".
A marca que eu absolutamente amo e a Adams. Para fazer esta receita eu usei a pasta de amendoim natural com um pouco de sal.
Esta em particular tem a tendencia de separar o oleo da propria pasta do amendoim ( se voce olhar a foto acima percebera que a parte superior do pote esta com o oleo boiando e logo abaixo a pasta de amendoim ).
Esta separacao e super natural. Para misturar tudo e so mexer com uma colher de pau. Geralmente eu retiro todo o oleo que esta boiando e uso a pasta. Caso esta fique muito dura, eu adicione um pouquinho do proprio oleo e mexo. Desta forma eu garanto uma pasta de amendoim com a consistencia mais liquida ou mais dura.
Para esta receita eu retirei todo o oleo e usei a parte mais firme da pasta, portanto, nao precisei usar muito acucar para dar um boa consistencia.
O resultado foi uma pasta macia, maleavel e levemente docinha.
O ponto exato da massa e quando esta puder ser modela no formato de bolinha e o formato permanecer inalterado.
 Eu usei praticamnte todas as formas disponiveis que eu tenho para saber qual seria a mais apropriada para fazer o docinho.
A minha primeira experiencia foi com a forma  individual de silicone.
Elas sao faceis de trabalhar e da para reusa-las sem precisar lavar. O unico ponto negativo fica por conta do tamanho do docinho. Mesmo tendo usado um tamanho pequeno de forma os docinho ficaram muito grossos. Ate tentei encher meia forma, mas, nao e muito pratico.
Ao contrario do que eu pensava , a pasta de amendoim nao congela ( pelo menos a que eu fiz ), ela continua macia, o que exatamente o esperado para este docinho.
Depois testei com forminhas de brigadeiros tradicionais que eu trouxe do  Brasil.
Apesar de ficarem muito flexiveis depois de cheias com o chocolate, o resultado foi bem satisfatorio.
Mas, tirar o papelzinho para comer o doce e meio chatinho.
Depois usei uma forminha para cupcakes como sugerido na receita original.
Achei bem dificil cortar as forminhas sem deixar um lado mais alto do que o outro e manusea-las.
Outro problema foi o tamanho dos docinhos em si- muito grandes.
Ja estas forminhas de silicone produziram os melhores resultados e foi super facil tirar os docinhos.
Sem contar que todas sairam uniformes e super profissionais.
Esta e a unica marca comercial de peanut butter cups que eu gosto porque alem de conter nada artificial o sabor e muito superior ao da marca Reese.
A esquerda peanut butter cups da marca  "Candy Unjunked" e a direita o que eu fiz.
E foi mordendo um e outro que eu fui percebendo as diferencas...
 O docinho da marca comercializada tem mais pasta de amendoim no recheio do que o que eu coloquei nos meus.
A "casquinha" de chocolate e fina o principal mesmo e o recheio.
O chocolate usado nao interfere no sabor da pasta de amendoim. Uma vez na boca e possivel sentir distintamente o sabor do chocolate e da pasta de amendoim. E ao final quando o docinho esta descendo a "goelinha" os sabores se juntam.
Ja os que eu fiz nao deixaram muito a desejar, so o chocolate precisa ser trocado, de resto um excelente docinho.


No comments:

Post a Comment