December 14, 2013

Bolo gelado com creme diplomata

Precisei esperar ate o final de semana chegar para que eu pudesse fazer este bolo. Caso tivesse feito logo no inicio teria comido tudo.
E ja que sabado e dia de junta panelas, a minha balanca nao reclama, e eu me mantenho dentro dos limites.
O bolo em si e bem comum, mas, depois de passar a noite na geladeira ele fica maravilhoso.
A textura passa de um bolo leve para um bolo "pesado", encharcado na calda  e com um cheiro e sabor de coco bem pronunciado, porem, nem um pouco enjoativo.
Minha ideia era fazer o bolo tal qual na receita original, mas, ai assisti a um programa que ensinava a fazer o bolo gelado com creme de confeiteiro.
Como nao iria fazer as duas receitas, resolvi junta-las.
A receita do bolo gelado e da doceira Carole Crema do La Vie en douce. E de comer de joelhos!
Felizmente achei a receita no Gastrolandia por Ailin Aleixo ( quando a Carole passou a receita no programa do Edu Guedes, ela nao forneceu todas as quantidades).
Entao, a receita abaixo, e a receita da Carole, mais, os pitacos da Dona Branca. 
Dobrei a receita e o bolo rendeu muito.
A principio pensei que o bolo nao iria absorver tanto liquido da calda,  mas ela literalmente desaparece.

Ingredientes do bolo

5 ovos
2 xícaras de açúcar
200ml de leite
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Ingredientes para a calda

400ml de leite condensado
300ml de leite
200ml de leite de coco
100 gramas de coco branco seco ralado ( sem acucar, por favor )


Modo de preparo

Separe as claras da gema. 
Bata as claras em neve até ficar bem fofa e leve. 
Enquanto isso, peneire a farinha e  o fermento. Reserve. 
Com as claras em ponto de neve, reduza a velocidade e adicione as gemas uma a uma.
Depois coloque o açúcar e bata mais ( bata ate dobrar de volume). 
Por último coloque a mistura da farinha com o fermento intercalando com o leite até a massa ficar homogênea. 
Unte uma forma quadrada media e transfira a massa. 
Leve ao forno pré aquecido em 180ºC por 45 minutos.
Enquanto o bolo está no forno, misture os ingredientes da calda ( os 3 primeiros ) e separe o coco seco numa vasilha. 
Com bolo pronto e quente, ainda na forma, fure ele inteiro com um garfo, deixando um espaço de 1 dedo entre cada “garfada”. 
Regue o bolo quente e na forma, principalmente nas laterais. Deixe o bolo na geladeira por 1 dia. Não corte ele quente, pois está mole e pode quebrar. 
No outro dia seguinte ,desenforme e corte em 12 partes retangulares iguais. 
Passe cada pedaço no coco ralado. 
Embrulhe os pedaços no papel alumínio e sirva gelado.
Eu prefiro furar o bolo com um palito de churrasco.
Eu tambem costumo colocar 50 gramas de coco ralado fresco ou seco na calda enquanto ela ferve, deste modo, ela "pega" mais sabor de coco.
Depois que eu reguei o bolo, ele foi coberto com uma camada de creme diplomata...
Ai eu cozinhei um abacaxi  em cubinhos com um pouco de acucar e espalhei pelo bolo...
Depois cobri com o restante do creme diplomata e polvilhei coco seco para que nao grudasse no filme plastico que eu passei em toda a forma.
No dia seguinte cortei alguns pedacos e embrulhei no aluminio o restante levei " pelado" para o junta panelas.

Pegue aqui a receita do creme diplomata.

 



No comments:

Post a Comment