August 20, 2014

Molho pesto genoves

Ja perdi as contas de quantas vezes comprei um vaso de manjericao fresco organico para fazer o legitimo pesto genoves.
O problema e que sou gulosa e nao ha manjericao no mundo que de conta. O ultimo vaso foi "depenado" ali mesmo a mesa diante dos olhos incompreensiveis dos presentes.
Mas, desta vez, o molho tao esperado saiu da "ficcao para realidade".
Nao vou me delongar com explicacoes a respeito das particularidades do molho. Para explicacoes mais delongadas, deixo-vos com este artigo e a receita tambem e de la.
O molho e bem gostoso, muito melhor do que uns que comi por ai, mas, eu acho que falta alguma coisa para afinar com o meu paladar. Quase posso afirmar que um pouco de pimenta preta ralada fresca e um tantico de limao fazeriam as pazes  com o meu "quinto sentido".
Fico devendo a foto do potinho com o molho pronto. Fiquei afoita quando vi o molho pronto e so lembrei quando ja havia misturado a massa. 

Ingredientes para 6 porcoes

2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco
100ml de azeite de oliva extra-virgem
3 colheres (sopa) de pinoli
2 dentes de alho
50g de queijo parmesão ralado (se possível parmigiano-reggiano ou grana padano)
50g de queijo pecorino ( sem chance, nao suporto queijo de ovelha, por isso, usei asiago )*
Sal grosso a gosto (opcional)

Modo de preparo

Lave as folhas de manjericão em água fria e seque-as com papel-toalha.
Leve para um processador (ou liquidificador) junto com o azeite de oliva e o alho. 
Bata até obter uma consistência cremosa. 
Se quiser um molho mais rústico, com pedaços de folha maiores, bata por menos tempo e com pausas. Acrescente o pinoli e bata mais um pouco. 
Transfira para outro recipiente e junte os queijos ralados. 
Acerte o sal se necessário. 
Misture tudo até ficar um creme uniforme. 
Ao juntar o pesto à massa, acrescente uma ou duas colheres de sopa da água quente do cozimento. Isso deixará o molho mais cremoso.

* anotacao neste parenteses e de minha autoria. 

Receita by: restaurante Spadaccino

No comments:

Post a Comment