June 4, 2024

Molho tártaro vegano, low carb, sem glúten e sem lactose

Faz anos que eu não como molho tártaro.
Infelizmente todas as marcas que eu conheço contém ingredientes que eu não como.
Essa semana senti uma vontade enorme de comer batatas assadas com molho tártaro.
Depois de pesquisar bem, escolhi uma receita bem clássica ao estilo Britânico.
Eu troquei os ingredientes a base de lácteos para atender as minhas necessidades, mas vou deixar entre parênteses os ingredientes originais.

Ingredientes 

3/4 de xícara de chá de maionese vegana ( use maionese convencional)
1/4 de xícara de chá de creme agrio vegano ( use creme agrio ou crème fraîche ou iogurte grego natural)
1/4 de xícara de chá de picles em conserva de endro, ou use a variedade que você preferir 
2 colheres de sopa de alcaparras picadas 
1 chalota pequena, picada fininha
1 dente de alho, picado 
1 colher de sopa de salsinha fresca picada ou endo fresco, usei endro liofilizado
2 colheres de chá de limão, usei 1 de sopa 
1 colher de chá de mostarda Dijon, usei 2
1/4 de colher de chá de cebola em pó 
1/4 de colher de chá de pimenta preta moída 

Modo de preparo

Misture tudo, ajuste os temperos de acordo com seu paladar.
Refrigere por 2 horas antes de servir.
Esse molho fica mais gostoso a medida que " envelhece".
Guarda na geladeira por até 10 dias.



Uma foto das chalotas. Elas são um meio termo entre a cebola branca e a cebola roxa, porém mais suave.





No comments:

Post a Comment