May 30, 2024

Beijinho vegano de açaí, low carb, sem glúten e lactose

Essa receita é uma releitura de uma que eu postei em 2014...10 anos atrás.
De lá para cá eu já usei diversas combinações: chocolate, tâmaras, oleaginosas, frutas liofilizadas,frutas secas e frutas em pó.
A receita que eu decidi postar foi a que eu fiz com açaí em pó, mas qualquer outra fruta funciona igualmente bem.
Eu usei farinha de amêndoas por ter um sabor neutro, mas se esta não for uma opção viável, use farinha de aveia- o sabor e a textura ficará diferente, mas continua gostoso.



Ingredientes 

1 xícara de chá de farinha de amêndoas sem a pele
1½ xícara de chá de coco ralado fino
2 colheres de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de suco de limão 
1 colher de chá de adoçante stevia em pó 
7 colheres de sopa de pó de açaí 
água para dar consistência 
 
Modo de preparo

Reserve 4 colheres de sopa do açaí em pó em um potinho e bata todos os outros ingredientes no processador.
Bata por 40 segundos e abra a tampa para ajeitar os ingredientes.
Se a mistura estiver meio seca acrescente 1/2 colher de sopa de água  e pulse por 10 segundos.
Abra novamente e cheque a textura.
Se quiser a mistura  mais escura, adicione um pouco mais de açaí.
Se precisar de mais água, adicione mais um pouco, mas não exagere.
A consistência correta é uma massa úmida que forma uma bolinha que não despedaça.
Coloque luvas descartáveis ( mais fácil de enrolar e não mancha as unhas) e faça as bolinhas do tamanho desejado.
Eu optei por bolinhas de 16 gramas cada.
Passe cada bolinha pelo pó de açaí e bata um pouco com as pontas dos dedos para retirar o excesso de pó.
Coloque em forminhas de brigadeiro e conserve tampado em geladeira.
Por causa do óleo  de coco as bolinhas irão  firmar mais na geladeira, mas não viraram uma pedra.
Conserve em geladeira pra até um mês.
Eu bati a mistura sem açaí e dividi. Numa das partes eu adicionei ameixas secas para fazer um olho de sogra.
Se você não gosta de ameixa, pode usar damasco seco.
Esse foi o açaí em pó que eu usei.
 
 

No fim do dia acabei fazendo esses 3 docinhos: açaí, olho de sogra e tâmaras recheadas cobertas com chocolate.

Receita by: Dona Branca 







No comments:

Post a Comment