October 25, 2017

Bolo de mousse de limão tahiti e curd de limão siciliano

Cozinhar é uma terapia para mim. Ainda não transformei meu hobby no meu "ganha pão" porque acho que não aguentaria a pressão de passar noites e noites acordada para atender aos pedidos.
Mas aqui e acolá faço uns quitutes sob encomenta.
Este bolinho aqui me foi encomendado durante o verão deste ano. O calor estava bravo e foi dureza consiguir um chantilly minimamente decente sem usar nada artificial.
O bolo é um pão-de-lo branco de baunilha com recheio de mousse de limão tahiti  e um curd de limão siciliano.
O curd  limão nada mais é do que um creme aveludado parecendo uma geleia. É bastante apreciado aqui pelas minas bandas.
Já vi curd feito com vários tipos de frutas ( abacaxi, amora, framboesa, laranja...), sendo assim fica a seu critério usar ou não.
Particularmente eu tenho um pouco de "cisma" com o curd. Já experimentei algumas marcas e todas tinham cheiro ou gosto de gema ( sabe aquele fedor de gema de ovo fresco ).
Prefiro fazer a minha curd, que ainda não é perfeita, mas é muito melhor do que as que eu provei.
Antes de começar a fazer o bolo faça o curd de limão siciliano e o recheio. Guarde na geladeira  até o momento de montar o bolo.

Ingredientes para um bolo de 26 cm de diâmetro ( usar forma de aro removivel )

1 receita de pão-de-lo branco
2 receitas do recheio da  torta de limão
400 ml de creme de leite fresco batido em picos firmes ( adoce a gosto )
120ml de suco de  limão tahiti +250ml de água ( para regar o bolo )
Receita do cud de  limão siciliano

1/2  xícara de chá de suco de limão siciliano coado
4 gemas passadas pela peneira
1/2 xícara de chá de açúcar refinado
1/4 xícara de chá de manteiga gelada cortadas em cubos
1 pitada de sal

Modo de preparo

Em uma panela de fundo grosso, coloque o suco de limão siciliano coado , as gemas,  açúcar refinado e o sal.
Leve ao banho-maria mexendo sempre até que engrosse ( o ponto certo é aquele no qual a gente molha as costas da colher e ao passar o dedo este forma um caminho que não se fecha).
Por último coloque os cubos de manteiga e mexa bem.
Resfrie em uma travessa com água e gelo  e coloque filme plástico sobre a superfície do creme para não formar película.
Guarde na geladeira depois de frio em pote de vidro.

Montagem do bolo

Com o bolo frio, corte 4 discos.
Disponha o primeiro disco  dentro da forma no qual o bolo foi assado e regue com um pouco do suco ( não deixe a massa enxarcar).
Divida o recheio da torta de  limão em 3 partes.
Coloque uma das partes do recheio sobre o primeiro disco e alise com a ajuda de uma colher.
Faça o mesmo com as demais massas.
Leve o bolo para a geladeira por 12 horas coberto em filme plástico. 
Retire o bolo da geladeira, remova o filme  plástico e verta o bolo sobre o prato de servir.
Espalhe uma camada de cud de  limão siciliano sobre o bolo e decore com o chantilly a gosto.
Mantenha o bolo na geladeira  até o momento de servir.
Não tenho foto do bolo cortado, mas tenho esta do bolo pronto para receber a decoração de chantilly.

Receita adaptada do curd de   limão siciliano by: Ateliê Le Malu

No comments:

Post a Comment