April 20, 2023

Torta mousse de chocolate vegana, zero açúcar, low-carb e sem glúten

Estou passada como essa torta é  tudo de bom!
Essa torta não tem defeitos: cremosa, doce na medida certa e saborosíssima.
O segredo dessa delícia é a abóbora japonesa também conhecida como cabotiá.
Não fica com sabor de abóbora nenhum... incrível demais.
Eu fiz uma mini porção, mas você pode fazer a receita toda se tiver mais gente para comer.
Também adaptei um pouquinho e deu muito certo.
A receita vai na íntegra e meus ajustes entre parênteses.
Depois de comer essa torta, eu realmente acho que não precisa usar a quantidade de chocolate sugerida na receita.Para uma receita inteira, eu usaria metade do chocolate.

Ingredientes 
 
400 gramas de abóbora japonesa ( também conhecida abóbora cabotiá)
310 gramas de chocolate amargo 51% cacau sem  açúcar e sem lactose ( usei 100 gramas de chocolate 85% cacau- lembrem-se, fiz meia receita)
1 colher de cha de extrato de baunilha ( por minha conta)
raspas de chocolate para  decoração.
 
Modo de prepraro
 
Lave bem a abóbora japonesa, corte em pedaços e remova as sementes.
Leve para cozinhar com a casca. Eu cozinhei no vapor porque a  abóbora absorve menos água e fica mais firme e aerada.
Enquanto a  abóbora cozinha, pique o chocolate e leve para derreter em banho maria ou micro-ondas.Reserve.
Quando a abóbora estiver cozida, remova a polpa e guarde a casca para comer com sal e um pouco de pimenta ou congele para engrossar sopas no futuro.
Pese as 400 gramas e coloque no preocessador ou se você tem um liquidificador de imersão, use uma tigela larga para misturar.
Despeje o chocolate derretido e a baunilha.
Bata tudo  até ficar cremoso e sem pelotas.
Despeje a mistura em uma forma de fundo removível 15x 5 ( para meia receita eu usei uma forma de 10 x3.5- bem pequena).
Leve para a geladeira por 4 horas.
Passe uma faca sem serra pelas laterais da forma e abra a presilha.
Mantenha o fundo da forma e coloque a torta num prato de servir.
Decore com as raspas.
Se você quiser pode fazer uma calda de frutas vermelhas para servir com a torta.   
  

Update: 21 de outubro de 2023
 
Fiz essa torta outra vez ( meia receita), usei 100 gramas de chocolate 85% cacau em barra derretido.
Adicionei  4 colheres de sopa de leite de coco.
O resultado foi uma torta ainda mais aerada e muito saborosa.
Fiz uma calda com framboesas que eu adocei com um pouquinho de Stevia.
Para fazer a calda basta levar 50 gramas de framboesas frescas ou congeladas em uma panelinha, adoçar à gosto e acrescentar 1/2 colher de chá de suco de limão fresco.
Deixar ferver em fogo baixinho e quando tudo estiver desmanchado, passar por uma peneira e descartar as sementes.
Espere a calda esfriar e espalhe sobre a torta.
Decore com framboesas frescas e sirva geladinha.



 
Receita by: Jukalele


No comments:

Post a Comment