October 4, 2011

Pao de queijo de Singapura

Desde que sai do Brasil, comecei  a procurar uma receita de pao de queijo que eu pudesse fazer com os ingredientes que eu tenho disponivel.
Perdi as contas de quantos fiz. Uns bons e outros ruins, mas nenhum que eu realmente gostasse.
Esta semana bateu uma saudade das grandes, e foi entao que eu lembrei que o programa Mais Voce havia feito uma competicao para ver quem fazia o melhor pao de queijo.
Nesta epoca eu estava a passeio no Brasil, mas nao cheguei a ver o resultado da competicao.
Gracas ao mundo virtual la estava a dita da competicao com a receita vencedora. Imprimi e sai as pressas em direcao a cozinha.
Facil, facil - cinco ingredientes e nada de peripecias- e minutos depois paes de queijo deliciosos!!!
Definitivamente a melhor receita de pao de queijo para os "despatriados".
Nunca mais terei que olhar desconsolada para a lista de ingredientes ou ir a lojas de importados para comprar ingredientes vindos do Brasil a precos nem sempre convidativos.
Deixo aqui o meu agradecimento a inventora desta maravilhosa receita, cujo nome nao escrevi por receio de faze-lo errado.
Os paozinhos saem ate com os pontinhos de queijo igual ao comprados congelados


Ingredientes para 20 bolinhas de 15 gramas

1 xícara (chá) de polvilho doce (125 g)
200 g de cream cheese
1 gema
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal a gosto
Para congelar faca as bolinhas e leve para o freezer em uma  assadeira. Depois de congelado e so guadar em saquinhos plasticos.


Modo de preparo
 Numa tigela coloque 1 xícara (chá) de polvilho doce (125 g), 200 g de cream cheese, 1 gema, 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e sal a gosto e misture com as mãos até ficar uma massa homogênea.


Obs: a massa no começo parece dura, mas depois com o calor das mãos vai amolecendo e dando ponto.
Com as mãos faça pequenas bolinhas, coloque numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.
Nao sei como ficam no dia seguinte os depois de frios porque nao sobrou nada.





O pão de queijo tradicional é feito escaldando o polvilho    com leite   e óleo fervendo. Além disso normalmente leva 3 a 4 ovos inteiros na massa.

************************************
UPDATE  29/01/14



Ja perdi as contas de quantas vezes fiz este pao de queijo desde que vi a receita pela primeira vez.
Outro dia me aconteceu de acabar o polvido doce ( eu tinha 40 gramas apenas ) e o mercado que vende polvilho doce americano ( Tapioca flour ), nao e exatamente do lado de casa.
Conclusao: "Quem nao tem cao caca com gato." E la fui eu usar o polvilho azedo que eu trouxe do Brasil...gente...o pao de queijo FICA BOM DEMAIS!!! Parecia pao de queijo daquela marca famosa de Minas.
Como eu havia feito esta receita com o que havia sobrado do polvilho doce,eu, resolvi testar so com o polvilho azedo.
Uma pena nao ter polvilho azedo nas minhas redondezas, porque daqui por diante, pao de queijo para mim, tem que ser com polvilho azedo.


Mesmo nao usando o queijo meia cura o paozinho de queijo fica quase igual ao que eu fazia no Brasil. Tudo gracas ao polvilho azedo.





No comments:

Post a Comment