January 11, 2012

Flan de iogurte com calda de goiaba

Esta semana fui a uma feira livre perto daqui de casa.
Me chamam de turista, mas amo feiras livres e ate acho graca no marketing empregado pelos vendedores.
Voltei para casa feliz da vida, pois consegui comprar goiabas lindas, apetitosas e vermelhas.
Fina iguaria pelas minhas bandas. As que chegam por la vem em sua grande maioria do Mexico e creio que sejam muito melhores por la, como acontece com a maioria das frutas que saem do Brasil e chegam para nos sem gosto e completamente diferentes das que comemos aqui.
Esta receita em ja tinha sapeado no site da Nestle*, so faltavam as goiabas.
Ainda nao testei com outras caldas, mas penso que va bem com calda de quase tudo: manga, amora, framboesa, morango, maracuja... e por ai vai.
Eu fiz duas alteracoes: a primeira  foi substituir o acucar do flan por leite condensado, que eu fui adicinando aos poucos enquanto batia a mistura.
Nao ha uma quantia exata de leite condensado, portanto va adicionando e experimentando.
Ja a calda, eu fiz como esta na receita, depois coloquei no liquidificador e bati, passei pela peneira e voltei ao fogo por 5 minutos.
Abaixo a receita original tal qual no site e substituicoes entre parenteses.

Desenforme o flan em um refratario de bordas altas, assim a caldas nao escorre literalmente para o chao.

Ingredientes
 

1 envelope de gelatina em po sem sabor  com 12 gramas
4 goiabas vermelhas maduras lavadas e descascadas
2 colheres de sopa de acucar ( leite condensado o quanto baste )
1 medida da lata de leite de vaca
2 potes de iogurte natural integral
6 colheres de sopa de agua fria

Calda

2 goiabas vermelhas maduras lavadas e descascadas
3 colheres sopa de acucar ( usei 2 de sopa de acucar cristal )
1\2  xicara de cha de agua

O flan fica bem gostoso com um leve sabor de iogurte.


Modo de preparo do Flan

Em um potinho pequeno de vidro despeje as 6 colheres de sopa de agua fria e polvilhe a gelatina por cima.
Leve para ao banho maria ate que a gelatinha tenha disolvido por completo.
Bata as goiabas picadas com o leite e passe por uma peneira fina.
Volte a mistura para o liquidificador e adicione os demais ingredientes e bata.
Despeje em formas individuais untadas com oleo sem sabor ou em qualquer outra forma.
Deixe na geladeira por cerca de  4 horas.


Modo de preparo da calda

Em uma panela pequena coloque a goiaba picada o acucar e a agua.
Deixe cozinhar por 5 minutos em fogo medio, mexendo de vez em quando.
Sirva com o flan.


*adptado do site da Nestle

No comments:

Post a Comment