December 19, 2012

Madeleines de limao

Com o "Fim do Mundo" tao proximo e eu aqui, postando uma receita de Madeleines, que eu nem sei se voces terao tempo de fazer...
E como eu nao queria que os Etes me pegassem de avental a beira do fogao, decidi que era melhor fazer duas receitas.Vou postar ambas: primeiro a de limao e depois a de chocolate.
Por varios meses eu resisti a ideia de comprar uma forma de madeleines, afinal de contas, o que mais eu poderia fazer com a forma senao  madeleines?
Decidi entao comprar os quitutes ja feitos. Encontrei-as sem dificuldades e optei pelo sabor baunilha  e o sabor limao siciliano.
A primeira dava para o gasto, mas, me deixou sem saber que raios eu estava comento. 
Ja a segunda, enfartaria qualquer frances de desgosto. O sabor de limao era tao forte que assava a lingua.
Nao me perguntem que sabor tem as verdadeiras Madeleines, porque eu nao faco a menor ideia ( perguntem ao Proust que as imortalizou).
As Madeleines devem ser consumidas no mesmo dia em que sao feitas, pois, no dia seguinte toda a maciez e sabor amanteigado simplesmente somem, o que resulta em um bolo pesado e sem sabor. Ate da para comer, mas, nao e a mesma coisa.


Receita para 24 Madeleines feitas na forma pequena

3 ovos grandes a temperatura ambiente
2/3 de xicara de cha de acucar granulado
1/8 de colher de cha de sal
1 1/4 de xicara de cha de farinha de trigo
1 colher de cha de fermento em po sem aluminio (opcional )
1 limao siciliano pequeno ralado ( usei limao tahiti  grande)
9 colheres de sopa de manteiga sem sal,derretida e esfriada a temperatura ambiente
um pouco de farinha e manteiga derretida para untar a forma

Ingredientes para o glace de limao

3/4 de xicara de cha de acucar de confeiteiro
1 colher de sopa de suco de limao fresco ( usei 2 )
2 colheres de sopa de agua ( usei 1 )


Modo de preparo

Pincele as cavidades da forma para madeleines com manteiga e polvilhe farinha de trigo, tire o excesso de farinha e coloque a forma no freezer ou na geladeira ( nao coloquei ).
Use a batedeira e bata os ovos,acucar e o sal por 5 minutos ou ate que  a mistura fique volumosa e engrosse.
Desligue a batedeira e possissione uma peneira sobre a tigela e despeje a farinha e o fermento (uma toalha humida pode ser colocada no fundo da tigela para mante-la no lugar enquanto voce mexe a massa com uma mao e polvilha a mistura de farinha e fermento com a outra).
Adicine as raspas de limao e a manteiga uma colher por vez, mexendo sempre so ate incorporar a manteiga.
Cubra a tigela ( cobri com filme plastico ) e leve a geladeira por pelo menos 1 hora ( a massa pode ser resfriada por ate 12 horas ), a minha ficou 7 horas descansando.
Pre aqueca o forno a 220 C.
Preencha as cavidades das Madeleines de modo que estas fiquem com 3/4 de cheias ( o jeito aqui e medir no olho ), nao espalhe a mistura com a ajuda de uma colher ou garfo.
Asse por 8 a 9 minutos ou ate que os bolinhos estejam assados ( aos 8 minutos enfie um palito, saiu limpo ta pronto).
Enquanto as Madeleines assam prepare o glace misturando o acucar, limao e a agua ate ficar liso.
Remova as Madeleines do forno e vire-as sobre uma grade.
Tao logo as Madeleines estejam  mornas o suficiente para manusea-las, mergulhe-as no glace,  vire-as para ter certeza que ambos os lados estao cobertos e deixe-as descansando com a face com as ranhuras para cima sobre uma grade.
A melhor forma que eu encontrei para "medir" a quantidade de massa que vai nos orificios, foi usando uma colher de sopa padrao de medida.
Depois de ter assado as primeiras, ficou mais facil saber o quanto colocar de massa para ter Madeleines bem uniformes.
Este deve ser o aspecto das Madeleines depois de assadas. A parte dourada e a que estava em contado direto com a forma e recebe as ranhuras caracteristicas deste bolinho.
E mesmo parecendo errado, Madeleines devem ter barrigas. Na Franca, a barriga das Madeleines, distinguem a excelencia do cozinheiro.
 O glace de limao e uma opcao. Eu experimentei com e sem e confesso que tive uma "quedinha" pelas que que estavam glacadas.


Adaptado de : The Sweet Life in Paris by David Lebovitz









No comments:

Post a Comment