February 26, 2013

Molho bechamel de provolone

No restaurante no qual eu trabalha, o cozinheiro chefe fazia um bechamel incrivel. Ia bem com tudo de tao bom.
Ele nunca abriu "o bico" para contar o segredo.
Fiquei super feliz quando encontrei a receita neste blog .
Infelizmente os queijos daqui sao pessimos e nao tem gosto de nada e o meu bechamel nao ficou com aquele sabor delicioso e forte de provolone ( um dos poucos queijos que eu como ).
Mas, nao tenha medo de fazer, o problema e realmente o tipo de queijo destas parajens.
A receita segue na integra e "sem cortes".
A receita rende bem e parte do bechamel eu usei para fazer estas batatas gratinadas.
 

Ingredientes para 1 litro de molho

100 g de manteiga sem sal (de verdade picada) 
fios de azeite 
6 colheres (sopa rasas) de farinha de trigo 
1 litro leite de vaca (integral) 
150 g de queijo provolone ralado 
200 g de creme de leite (usei tipo caixinha UHT), e eu usei o de lata
1 colher (chá) de fermento em po para bolo (nao deixa o creme de leite de caixinha talhar)
sal
saco para deitar na superficie do molho 
pimenta-do-reino preta moida na hora 
noz moscada

Modo de preparo

Pique a manteiga e molhe com fiozinhos de azeite. O azeite nao deixara a manteiga queimar quando esquentar.
Frite a farinha de trigo na manteiga ate dourar.
Pingue aos poucos o leite, mexendo sempre, ate despejar 1 litro.
Bem diluido 1 litro de leite, mantenha o fogo ligado e acrescente o queijo provolone ralado. Mexa ate ele derreter compeltamente.
Acrescente o creme de leite de caixinha e o fermento em po para bolo (segredo importante: fermento em po para bolo não deixa o creme de caixinha talhar na caçarola e nem se for usar este molho no forno em outra receita).
Engrossou, bem, desligue a chama e deite plastico (filme plastico comum ou plastico de freezer aberto) sobre, rente encostando direto na superficie para nao formar casquinha. Aguarde esfriar.
Nao tenha medo de deitar o plastico sobre o bechamel quentissimo e panela quentissima, que nem dá para colocar a mão nela, ele nao vai derreter.
Frio, e tao somente frio, tempere entao com: sal, pimenta-do-reino moida na hora e noz moscada. Por que? Qualquer receita de bechamel, ate a comum quando temperamos quente, colocamos sempre + de tudo: sal, pimenta e noz moscada. Frio e acertamos a receita certinho... Essa eu aprendi com o Chef Alvaro Rodrigues (na TV anos atras ).
Como eu ia usar o bechamel naquele exato momento eu temperei antes de esfriar.
Comprei duas marcas de provolone na esperanca que uma delas tivesse um saborzinho. Nenhuma delas tem relamente gosto de provolone.
Quem sabe da proxima vez...

 



 




No comments:

Post a Comment