June 17, 2013

Muffins salgado de milho e ervas finas

Este e o meu primeiro muffin salgado. Sempre me pareceu "errado" a ideia de trocar o doce pelo salgado nesta receita, pois, na minha cabeca muffins era "coisa doce"..
Mas, decidi testar...ainda bem que o fiz!
A receita e super simples e os muffins saem macios, humidos e leves.
No dia em questao eu nao tinha fuba e o jeito foi usar a tal da milharina. Eu bem que podia ter usado um pouquinho mas meu cerebro e processado a milharina, desta forma, ela viraria farinha.
E por falar em cerebro, so me dei conta de que havia esquecido de adicionar as ervas finas quando dei de cara com elas na mesa da cozinha. So um detalhe, ne ? Afinal de contas a receita e de milho com ervas finas...o que mais eu poderia ter esquecido?
Apesar do "esquecimento" os muffins sairam de lamber os beicos. Imagina se eu nao tivesse com a cabeca na lua?


Ingredientes para 12 muffins

 1 1\4 de xicara de cha de de buttermilk desnatado* ( usei integral )
1\4 de xicara de cha de azeita extra virgem
1 ovo grande ( a receita nao pede,mas, eu sempre passo as gemas pela peneira )
1 xicara de cha de farinha de trigo
3\4 de xicara de cha de fuba
1 1\2 colher de cha de acucar
1 1\2 colher de cha de fermento em po
1\2 colher de cha de bicarbonato de sodio
1\4 de colher de cha de sal
1\4 de colher de cha de pimenta preta fresca moida
60 gramas de queijo pecorino\romano ralado ( aqui encontro esta mistura de queijo ja pronto nos saquinhos )
1\4 de xicara de cha de cebolinha cortada em rodelinhas bem fininhas
1 colher de sopa de salsinha fresca bem picadinha
1 colher de sopa de tomilho fresco picadinho


Modo de preparo

Ligue o forno a 200 C.
Unte e polvilhe com fuba uma forma para 12 muffins ou forre-as com as forminhas de papel. Reserve.
Misture os 3 primeiros ingredientes e reserve.
Na sequencia misture em outra tigela os proximos 8 ingredientes.
Faca uma cova e dentro dela coloque a mistura de buttermilke.
Misture so um pouquinho para encorporar.
Acrescente as ervas e incorpore.
Coloque a massa nas forminhas e leve para assar por cerca de 13 minutos ou ate que inserindo um palito este saia com farelos grudados no mesmo.
Retire do forno e deixe esfriando sobre uma grade. 

*buttermilk nao e um ingrediente comum no Brasil, no entando, voce pode fazer o seu bem rapidinho.
Para fazer 250 ml basta misturar  4 1\2 colheres de cha de vinagre branco ou limao em um copo e completar o restante com leite.
Deixe descansado de 10 a 15 minutos. A mistura ira talhar. Use nesta ou em qualquer outra receita.
Na incerteza de saber se a massa estava cozida ou nao, eu deixei os meus por 17 minutos no forno. Quando comecou a corrar a parte superior do muffins eu retirei do forno



Levemente adaptado de: Cooking Light magazine - april 2013
 


No comments:

Post a Comment