July 25, 2013

Clafoutis

Outro dia vi uma receita de Clafoutis ( kla-foo-tee ) em uma revista do jornal local.
Calhou ser  epoca de cerejas e eu nao pensei duas vezes.
Consultei alguns livros de receita e percebi que eu ja havia marcado esta receita em dois deles. Nao sei o motivo pelo qual ainda nao havia testado a receita, especialmente no inverno, quando ela me parece perfeita para aqueles frios de doer.
Eu nao poderia escrever no titulo da receita "Clafoutis de cereja" ( ainda que o dedo tenha cocado bastante), porque clafoutis, so e de cereja, caso seja feito com outra fruta leva o nome de Flognarde ( ha estes franceses... sempre tao excentricos!).
Apesar de ter em maos a receita tradicional do clafoutis de Limousin, Franca, eu optei pela que veio no jornal.
Motivo? Eu tinha todos os ingredientes a mao.
Caso queira a receita original este site tem algumas dezenas de receitas .
Bem, como eu poderia descrever este quitute? Penso que a melhor maneira seria descrever as impressoes que eu tive deste manjar quente- recem saido do forno-, frio- a temperatura ambiente e frio- retirado da geladeira no dia seguinte.
A Clafoutis cresce como uma soufle ( em parte porque as cerejas estufam ), porem ao ser retirada do forno, esta desinfla ficando rasa.
O conteudo, como e de se esperar, retem o calor do prato por um bom tempo. 
Nao consegui sentir o sabor da Clafoutis, quer seja pela gulodice, quer seja pela falta da bebida alcoolica adicionada a receita original. Quente me pareceu um tanto "inssossa".
Esperei ate que a Clafoutis atingisse a temperatura ambiente. Desta vez consegui sentir o aroma das frutas e o seu sabor. A massa tambem chegara ao seu ponto correto que por sua vez e densa, porem, sem ser pesada.
Mas, definitivamente me rendi a Clafoutis geladinha com densidade de pudim de pao.
A massa estava cheirosa e o suco das frutas formaram um contraste doce, citrico e molhado ao paladar.
Por se tratar de uma receita nova para o meu paladar, nao fiquei muito segura se eu havia gostado ou nao ( afinal de contas nao cresci comendo Clafoutis ).
Fiquei em duvida com relacao a textura. Era para ser assim mesmo? Tipo pudim de pao?
Fui bisbilhotar "a vida" de uns chefs franceses. E, e assim mesmo- pudim de pao ( desculpem, mas, nao consegui fazer analogia melhor ).
Teoricamente qualquer fruta pode ser usada nesta receita, porem, os doutos no assunto dizem que e melhor usar as que contem carocos como o pessego, nectarina etc, pois, estas soltam menos agua.

Ingredientes

4 ovos ( gemas passadas pela peneira)
3/4 de xicara de cha de acucar
1 pitada de sal
1/2 xicara de cha mal cheia de farinha de amendoas ( pode usar pistachios ou avelas )
2 colheres de sopa de farinha de trigo
7 colheres de sopa de creme fraiche ( ou substitua por 7 colheres de creme de leite fresco misturado com 2 colheres de cha de suco fresco de limao )
7 colheres de sopa de leite 
340 gramas de cerejas descarocadas ou qualquer outra fruta macia ou pedacos de chocolate.

Modo de preparo

Pre-aqueca o forno a 180 C.
Unte e polvilhe com farinha uma forma para torta com  19cm x 10cm ou faca porcoes individuais untando e enfarinhando 6 a 8 ramekins.
Peneire a farinha de amendoas e a farinha de trigo. Reserve.
Usando a batedeira em velicidade media batas os ovos o acucar e o sal ate ficar amarelo palido e grosso.
Desligue a batedeira e envolva com a mistura de farinha.
Por ultimo adicione o creme fraiche e o leite e envolva.
Espalhe as cerejas no fundo da forma e por cima destas a massa.
Leve para assar por 30 a 40 minutos ( nos ramekins de 15 a 20 min ) ou ate dourar.
Sirva quente ou frio.
As cerejas empregadas na receita tradicional de Clafoutis sao as cerejas negras o que eu tive muita sorte de ter encontrado.
Na receita tradicional as cerejas sao colocadas inteiras com os carocos.
Por curiosidade eu fiz 2 ramakins com as cerejas inteiras e 3 com as picadas.
Os demais eu fiz com blueberries e framboesas.


Receita: The Little Paris Kitchen by Rachel Khoo




 

 

No comments:

Post a Comment