July 26, 2013

Pudim cheesecake de chocolate

A receita de hoje e dedicada ( o ) a voce que ja abriu a geladeira uma dezenas de vezes na esperanca de encontar algo que satisfaca a sua gula, melhor, a sua necessidade por um doce de chocolate.
Eu quero dizer que eu te entendo. Ha momentos nos quais aquela trufa ordinaria de cada dia simplesmente nao cumpre o seu papel.
E nao adianta falar em torta de chocolate, bomba, mousse...nao, nao e isso que o seu desesperado paladar procura.
O seu paladar quer algo alem das fronteiras do ordinario...ele quer um doce rico, intenso  e com MUITO CHOCOLATE.
Esta receita foi criada por mim depois de ter sido enganada pelo confeiteiro ( um dia a gente fala sobre este assunto).
O que poderia ser mais frustante do que comprar um "doce badalado" e descobrir  com um pedaco a meio caminho da sua goela que a coisa e muitttooo ruim. Ruim ate para quem nao tem a menor ideia do que e um doce bom?
Sem comentarios. Perdi a fe na confeitaria. Por favor me resgatem deste breu.
Bem, a vida continua e vamos la...esta receita nasceu da minha necessidade de fazer uma cheesecake que nao precisasse de cream cheese e nem tao pouco de creme azedo ( sour cream ), eu nao sou fa de creme azedo e para mim ele estraga a cheesecake.
Mas, como manter a mesma consistencia densa sem usar estes ingredientes?
A resposta veio depois de algumas tentativas. Chocolate 100% cacau. 
O resultado e uma cheesecake de chocolate para satisfazer qualquer necessidade  por chocolate.
Esta nao e uma receita que eu serviria depois de um jantar em familia, pois, nao iria agradar a todos. Esta e uma receita para chocolatras, para dias de TPM e para ser dividida com alguem que compartilha o mesmo gosto por chocolate que voce.
 Agora fala se nao e um doce assim que voce queria neste exato momento?


Ingredientes

3 ovos ( gemas passadas pela peneira )
350 ml de leite de vaca integral
1 lata de leite condensado
200 gramas de chocolate 100% cacau ( nao faca substituicoes)
1 xicara de cha de acucar
1/2 xicara de cha de agua quente

Modo de preparo

Comece pela calda de caramelo, leve a 1 xicara de cha de acucar ao fogo baixo e mexa somente o  necessario para evitar queimar.
Quando todo o acucar derreter e dourar, despeje a agua e deixe ate dar o ponto.
Jogue a calda em uma forma de pudim pequena com capacidade para 1 litro e 200ml de liquido ( se tiver uma forma teflonada e melhor ainda ). Reserve.
Coloque agua para ferver para fazer o banho maria ( agua suficiente para cobrir um pouco menos que 3/4 da forma ).
Pre-aqueca o forno a 200C e possissione a grade do forno no nivel mais baixo.
Quebre o chocolate em pedacos e leve para derreter no micro-ondas. Reserve.
No liquidificador, despeje o leite, leite condensado e os ovos.
Bata por 1 minutos e sem parar de batar, abra a tampa e despeje o chocolate derretido.
Continue batendo por mais 1 minuto.
Possissione uma peneira sobre a forma de pudim e passe a mistura do liquidificador por ela.
Cubra a forma com papel aluminio e coloque dentro de outra forma.
Preencha com agua e leve ao forno por 1:20 minutos.
Retire do forno e remova a forma do banho maria.
Deixe o pudim esfriando a temperatura ambiente.
Quando a forma estiver morna, passe uma faca sem serra em volta do pudim e vireo sobre um prato.
Leve a geladeira e sirva frio.
Isto aqui e uma overdose de chocolate, entao, va com calma. Um pedacinho e o suficiente para acalmar os nervos.
Quem e adepto de cafe pode dissolver um pouco de cafe soluvel no leite e usar na receita ( aqueca um pouco do leite).
O meu ficou com pouca calda porque eu gosto de calda de caramelo meio amargo ( bem suave) e acabei deixando passar um pouco do ponto de caramelo, de modo que, o acucar cristalizou e acabou ficando mais na forma do que no pudim.
As quantidades da receita sao para um pudim pequeno. Se a forma for grande o pudim vai ficar bem fininho.

Receita by Dona Branca


4 comments:

  1. acharia bom se voce coloca-se um video mostrando passo a passo.. seria bem mais facil e nao teria como errar

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Iman, tudo bem?
      Vontade nao me falta de postar videos das receitas que faco, mas, por enquanto nao da mesmo.
      Tambem acho mais facil vendo a pessoa fazer...

      Obrigado por visitar, tenha um bom dia.

      Delete
    2. gostaria de saber se tem alguma pagina no facebook ou insta, ou um canal no youtube, ou algo assim, obrigada, e te desejo um bom dia tambem! ^-^

      Delete
    3. Oi Iman, nao tenho pagina no Face, mas em breve terei. Meu canal no Youtube esta mais parado do que carro quebrado no transito...ainda nao fui la postar as receitas, fazer os videos.
      Assim que tiver vou colocar um aviso aqui no Blog.

      Ate breve.

      Delete