July 27, 2013

Bolo de bagaco de milho fofinho

Esta semana me deu vontade de comer curau, ate ai tudo bem, o problema era decidir o que fazer com o bagaco.
Normalmente eu bato o bagaco com suco de laranja e tomo, mas, desta vez, nao havia laranja em casa.Pensei ate em desistir de fazer o curau so para nao jogar o bagaco fora.
Tambem pensei na possibilidade de congelar o bagaco,mas, o milho daqui e "louco". Todas as vezes que eu congelei o bagaco para usar posteriormente, o mesmo, ao ser descongelado nao deu ponto para nada, nada mesmo.
A solucao veio no ultimo minuto, um pouco antes dos milhos "pularem na panela" e virarem milho cozido." Bolo, vou fazer um bolo, bolo de bagaco!" - exclamei como alguem que encontra uma solucao genial para um problema.
Do bolo so posso dizer duas coisas: facil de fazer e delicioso.
Encontrei a receita neste blog, e e claro que fiquei em duvida ( sabe como e: ningeum testou a receita ninguem comentou ), pior do que jogar o bagaco fora seria jogar o bagaco e os demais ingredientes ( sem contar meu tempo ).
Nao posso deixar de comentar que fiz umas pequeninas adaptacoes e ainda assim o bolo saiu muito bom.
 O oleo de coco que eu usei tem cheiro e gosto de coco ( os refinados nao tem ), o que acabou mascarando um pouco o sabor do milho. Portanto, use outro oleo caso nao queira o mesmo efeito.

Ingredientes

bagaco de mais ou menos 6 espigas de milho ( usei 6  espigas gordas )
3 ovos
1 1/2 xicara de cha de acucar
1/2 xicara de cha de oleo ( usei oleo de coco )
2 xicaras de cha de farinha de trigo ( usei 1 1/4 de farinha de trigo e 3/4 de milharina )
1 xicara de cha de leite
2 colheres de sopa de leite em po
1 colher de sopa de fermento em po

Modo de preparo

Unte e enfarinhe uma forma para pudim grande
Coloque no liquidificardor o bagaco do milho, os ovos e o acucar e bata bem por mais ou menos 5 minutos.
Acrescente o oleo e o leite e continue batendo.
Adicione o leite em po e a farinha de trigo ( a milharina tambem caso esteja usando ), aos poucos.
Despeje a mistura em uma tigela e adicione o fermento ( adicionei direto ao liquidificador e a massa comecou a cresceu feito louca quase derramando para alem das bordas).
Deite a massa na forma e leve ao forno pre-aquecido ate dourar o bolo ( pre-aqueci o forno a 200C e assei a massa a esta temperatura por 10 minutos. Depois reduzi a temperatura para 180C ate assar ). 
 Eu usei a milharina para intensificar o sabor do milho porque o milho daqui , como voces ja sabem, nao tem muito sabor.
Eu gostei da textura que a milharina adicionou ao bolo. Nao ficou fofinho como possivelmente ficaria se eu nao tivesse adicionado a milharia.
A textura do meu ficou densa e fechadinha, mas, nao ficou pesado ou embatumado.
Use uma forma de pudim grande porque o bolo cresce bastante.


 





No comments:

Post a Comment