July 28, 2013

Pao de mel da Elaine Pigini

Ta ai uma receita para qual ainda nao achei uma explicacao plausivel para o nome.
Pela definicao "paes" levam fermentos secos e/ou frescos, leveduras etc.
Ja os "bolos" levam fermentos feitos a base de bicarbonato de sodio e outros ingredientes que lhe sao adicionados ( aluminio, fosfato monocalcico, amido de milho...entre outros).
A receita original nasceu na Russia, cujo nome e pryaniki,  e nao era nada parecida com o que temos atualmente.
De fato, a receita era bem simples e feitas com poucos ingredientes ( mel, farinha de trigo e suco de algum tipo de fruta ).
Posteriormente lhe foram adicionados outros ingredientes ( gracas ao comercio maritimo e a "descoberta de novos mundos"), tais quais as especiarias.
Alguem achou que tava pouco, tava pobre e resolveu adicionar ovos, manteiga...e mergulhar os danados em chocolate derretido. Ai virou esta coisa deliciosa e calorica!
Seja la como for, e que nome tiver, o fato e que bolo/pao de mel e uma iguaria pouco oferecida em festas e pouco requisitada como lembrancinha. Acho um do, pois, e tao gostoso.
Agora que a gente ja "jogou papo fora", vamos falar um pouco sobre esta receita...
Esta receita  resulta em um pao de mel super gostoso e fofinho.
Apenas faria duas modificacoes para ficar mais proximo ao meu paladar.
Primeira: um pouquinho menos de mel ou acucar mascavo, pois, achei meio doce mesmo sem recheio ou cobertura.
Segunda: a cor poderia ter ficado um ou dois tons mais escuro. A cor ficou num tom de caramelo e eu prefiro o meu um tantico mais escuro.
Mas, e como eu ja falei e uma questao de gosto de preferencia.
Optei por fazer os meus na forma de mini cupcakes. A receita rendeu 48 mini cupcakes. Eu enchi cada cavidade quase ate o limite e o resultado foram cupcakes com um "cabecao" tipo cogumelos. Ainda sobrou um pouco de massa que eu acabei assando em ramequins.


Ingredientes

2 xicaras de cha de farinha de trigo
1/2 xicara de cha de acucar mascavo
1/4 de xicara de cha de chocolate em po 50%
1 colher sobremesa de canela em po
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sodio
1 colher de cafe de cravo em po ( usei + 1/4 )
1/2 colher de cafe de  noz moscada em po ( por minha conta )

Liquidos
1 xicara de cha de leite
1/2 xicara de cha de mel
1 ovo

Modo de preparo

Misture os ingredientes secos com um fouet ( peneirei tudo ).
A parte misture os liquidos.
Despeje o liquido sobre a mistura seca e mexa ate homogeinizar.
Coloque em forminhas de pao de mel e asse em forno a 180C por 10 minutos  se forem minis ou por 20 minutos se forem grandes.
Eu preferi deixar os meus paes de mel sem recheio ou cobertura. Ta calor demais por estas bandas e mesmo que eu temperasse o chocolate este nao aguentaria.


 


 




No comments:

Post a Comment