September 3, 2013

Capitulo 1- ai que dor de dente...

Desde que o motivo que me levou a escrever estes posts foi uma dor de dente, nada mais justo,do que tratar deste assunto no capitulo 1.
Alguma vez na vida voce ja teve uma dor de dente? Que tal a dor de dente provocada por um canal? Confesso que nao sou "mole", mas, esta foi uma das dores mais alucinantes da minha vida, e se eu jamais tivesse sofrido uma dor de dente aguda na minha vida, eu pensaria que estava morrendo.
Se estivesse no Brasil ligaria para a minha dentista e ela teria me atendido na hora ( haja visto que a dor comecou a tarde ), mas, como eu ja sabia que os precos aqui sao exorbitantes, eu precisei de tempo para fazer uma cotacao.
Neste meio tempo eu lancei mao de todos os artificios disponiveis: compressa fria ( a quente so piorava a dor ), xilocaina, bochexo com agua e sal ( sal grosso ), um emplastro feito com comprimidos extra forte aplicados no local da dor, tecnicas de relaxamento ( nessa hora vale tudo ), massagem nas temporas e ao redor dos maxilares, uma pomada chamada orajel e 500 comprimidos para dor via oral ( calma nao pensa que eu tudo de uma vez ).Mas, nada, nada resolveu o problema.
Pelo tipo de dor eu ja sabia que se tratava de um canal, mesmo, nao havendo nenhum tipo de perfuracao visivel na restauracao.
Para piorar a situacao, comecei a sentir que o dente vizinho ao que estava doendo comecou a dor tambem. 
Seria o que os dentistas chamam de "dor de simpatia", ou seja, o dente em si nao tem problema algum, mas, pela proximidade este literalmente toma as dores do outro? Ou seria outro canal? Ai eu entrei em panico.
Por fim depois de muitas ligacoes consegui duas estimativas: o primeiro dentista em uma parte "mais pobrinha" da cidade me deu o preco de $ 1,800 ( um mil e oitocentos ), mas nao incluia o raio X obrigatorio + taxa de atendimento de emergencia + acrescimos dependendo do tipo de material escolhido para restauracao + acrescimos caso o dente precisasse de uma intervencao mais seria ( caso tivesse pus e coisas do genero )., a segunda estimativa tambem nao foi nenhum pouco animadora $ 2,000 ( dois mil ) e os demais acrescimos.
Ai pensei comigo: " Se for apenas um dente ta legal, mas, se o outro tambem for canal? Faco um e depois faco o outro, mas, e se o outro tambem comecar a doer loucamente? E se houver outros dentes que precisam de cuidado? Quanto  que vai sair esta brincadeira?" Nao sou pao dura, mas, foi ai que decidi ir ao Brasil e ate la foram quase dois meses de agonia.
Mas, entao, como e que funciona o sistema odontologico nos EUA?
Por que tanta gente decidi fazer tratamento em outros paises?
Eles parcelam? Dao desconto para pagamento a vista?
Por que e tao caro ?
Como funcionam os convenios?
A primeira coisa que voce precisa saber e que o custo para obter o diploma de dentista aqui e elevadissimo e muitos se nao a grande totalidade pega emprestimos para custear os estudos.
Depois de formado o dentista, assim como no Brasil, abre a sua propria clinica ou aluga alguns dias por semana em outra clinica, ou ainda, dividi 50% do consultorio com outro dentista.
Nao espere ver por estas bandas consultorios simples como a maioria dos consultorios no Brasil.
Os que eu fui, contavam com todos os aparelhos necessarios para fazer os procedimentos, salas amplas e tecnologia ( nem sempre de ultima geracao, mas, muito boa ).
Alguns dentistas optam, devido a sua especialidade, comprar maquinas caras como a CT Scam que fazem as coroas na hora.
Em media um dentista emprega cerca de 5 pessoas ( 2 ou mais recepcionistas, 1ou mais contadores, 1 ou  mais higienistas, dependendo do tamanho do consultorio e 1 pessoa para fazer a limpeza ).
E eu nao podia esquecer de adiconar o seguro contra "mau procedimentos". Este e um seguro que proteje o dentista caso ela cometa um erro que venha a causar danos emocionas ou fisicos ao paciente. Para aumentar a conta um pouco mais, ha o seguro do proprio predio usado pelo dentista e contas como agua, luz, telefone...
Entao, para que o dentista tenha um ganho real, ela adicionara todos os custos mencionados acima e dividira a conta conosco. Caso o dentista seja reconhecido pelas usas habilidades o preco tambem sobe.
A maioria da desconto em pagamento a vista, mas, se voce nao perguntar  muitos nao vao oferecer. Muitos consultorios tem um plano de parcelamento que varia de dentista para dentista e o acordo e feito na propria clinica.
Os convenios odontologicos podem ser oferecidos pelo seu empregador ou voce pode comprar um particular.
Geralmente os convenios tem 3 faixas: basico, intermediario e premium. O basico como o proprio nome ja diz so cobre o basico como limpeza e extracao e todo o restante sai do seu bolso. O intermediario, na sua grande maioria, tem o que eles chamam de co-pay e um montante que eles cobrem por ano, se passar disso voce paga. Para ilustrar o plano intermediario eu vou usar a tabela que eu preenchi este ano.
Digamos que eu fui ao dentista e ja sou sua paciente e precisei fazer uma obturacao em amalgama. O dentista cobrou $ 260,00 ( duzentos e sessenta dollares ), pela tabela do convenio eu pago $ 45,00 ( quarenta e cinco dolares ) do meu bolso e o convenio cobre o restante.
Os $ 45, 00 que eu paguei e o tal do "co pay" e eu pago logo apos a realizacao do tratamento, O restante da conta o contador manda para o convenio que mediante uma serie de ajustes faz o pagamento de acordo com a tabela estabelecida pelo convenio.
Por isso, quando voce receber uma carta ( toda vez que um procedimento e realizado voce recebe uma carta informando quanto voce pagou e quanto o convenio pagou ), os valores podem ser diferentes do primeiro valor cobrado ( $ 260,00 ) e voce pode acabar pagando um pouco mais.
Para o plano intermediario eles oferecem uma cobertura anual de 1,000.00 ( mil dolares ), ou seja, se voce precisar fazer um canal que custa $ 1,800 ( mil e oitocentos ), voce acaba pagando a despesa sozinho, uma vez que, o convenio so cobre mil e se a sua familia ja usou parte destes mil em outras visitas durante aquele ano, provavelmente nao havera muito coisa sobrando para ajudar a custear os gastos.
Este tipo de convenio na sua maioria so cobre despesas com aparelho ortodontico se voce tiver ate 18 anos.
A coisa nao melhora muito quando voce adquire o convenio premium porque voce continua pagando parte dos gastos a unica diferenca e que voce pode gastar um pouco mais e nao ha idade para o aparelho ortodontico.
Os precos para um casal com o convenio adquirido via empregador fica em torno de $ 12,00 ( doze dolares ), $ 22,00 ( vinte e dois dolares ) e $ 48,16 ( quarenta e oito dolares e dezesseis centavos ).
Cada Estado regula o seu preco e cada empregador contribui com uma porcentagem diferente, o que por sua vez, reflete no montante que voce ira pagar.
A unica razao pela qual eu pago convenio  e porque este inibi o preco abusivo cobrado por pela maioria dos dentistas.
Por uma limpeza sem o convenio eu paguei $350,00 ( trezentos e cinquenta dolares ), como faco limpeza a cada 6 meses, em um ano paguei $700,00 ( setecentos dolares ). Como a limpeza e um procedimento preventivo o convenio nao cobra nada de mim o que quer dizer que a unica coisa que eu paguei foi o valor do convenio por um ano no total de $ 577.92 (quinhentos e setenta e sete dolares e noventa e dois centavos ). Vale a pena lembrar que o convenio e para duas pessoas pessoas sendo assim no ano em que eu nao paguei convenio acabei desenbolsando $ 1.400 ( um mil e quatrocentos dolares ).
Quando marido e mulher trabalham ambos podem adquirir o convenio oferecido pela empresa e na hora de pagar os gastos com o dentista um convenio e usado como primario e outro como segundario, ou seja, o que o primeiro nao cobre sera repassado para o segundo.
Em uma consulta tipica voce passara pelos seguintes processo: depois de ter marcado a consulta pessoalmente ou por telefone, obviamente voce vai a consulta. Se for a sua primeira vez naquele consultorio a recepcionista te dar uma prancheta com varias folhas para serem preenchidas manualmente. Ali sera perguntado os seus dados pessoais ( nome, telefone, endereco, data de nascimento... ), seus dados medicos ( doencas, medicamentos que faz ou fez uso, alergias...) e outras coisinhas.
No final vem um termo de compromisso de pagamento que voce querendo ou nao deve assinar e datar.
Depois de preencher os papeis voce os entrega para a recepcionista que ira solicitar a carteirinha do convenio e algumas vezes a sua carteira de motorista ( drivers license ) ou na falta deste o seu ID ( o mesmo que o RG ).
Quanto te chamarem para entrar na sala voce sera recepcionada pela higienista (dental hygienist ), ela  e a responsavel por limpar os seus dentes, fazer algumas perguntas, tirar os RXs, sentar voce na cadeira e te preparar para ver o dentista. Nao se assuste se ela disser que ja volta e levar uma meia.
Quando o dentista chega ele conversa sobre o motivo da sua visita, faz a avaliacao e dependendo do procedimento este pode ser feito na hora ou ser postergado para uma data futura.
Voce sai dali feliz da vida com uma bolsinha contendo um creme dental, fio dental... e passa na recepcao para pagar a sua conta com o contador. Este ja tem o valor em maos, voce confere e paga.
Praticamente todos os estabelecimentos aceitam cartao de debito e credito,mas, nem todos aceitam cheques.
Agora e a minha opiniao o que eu gosto e o que eu nao gosto.
Pros: profissionalismo, qualidade e atencao.
Cons: - na hora do procedimento em si, voce nao tem privacidade. As salas sao projetadas de tal modo que o dentista nao precise abrir e fechar portas. Imagine algo como um corredor de hospital separados por meia parede entre as camas. Tudo o que se passa ao lado voce houve com uma clareza absurda.
E quando voce passa no corredor da para ver os pacientes deitados de boca aberta nos mais variados procedimentos.
Nao me entendam mal, nao sou puritana, mas, para mim e o mesmo de ir ao ginecologista e ter outras pessoas me observando. 
-o ritmo frenetico quase industrial de fazer as coisas. Nao e que o servico saia mal feito, mas, quem e que nao gosta de atencao? E estranho te faz sentir um robo que so precisava de um pouco de oleo nas "juntas", um verdadeiro Joao Ninguem.
Eu nao poderia terminar este post sem agradecer  a minha dentista em Sao Paulo- Brasil a Dra. Luciana. Ela fez um servico maravilhoso e que maos de fada!
Eu nao podeia passar mais do que 3 semanas no Brasil e ela deu conta do servico. Sai de la com um sorisso novo e muito satisfeita.
O preco coube no meu bolso, juro para voces que ela nao e careira, nao mesmo.
Aqui estao as informacoes dela.
Quer saber quanto ganha um destista nos Estados Unidos e outros profissionais? clique aqui





No comments:

Post a Comment