January 17, 2014

Pudim de milho verde

Nem preciso dizer que o inverno ja chegou pelas minhas bandas. Ao contrario da grande maioria, eu, prefiro o inverno.
Gosto da sensacao de ficar "sequinha", da comida quentinha queimando a boca, sem contar que e uma beleza para dormir...ler um livro acompanhado de uma xicara bem quentinha de cha.
E e somente quando o inverno chega que eu tenho coragem de ligar os fornos - como e bom!
As pilhas de receitas que eu colecionei durante o verao, finalmente "ganharam vida"- as faceis e as complicadas, as extensas com muitos "steps"e as simples tipo "vapt-vupt".
A receita de hoje e bem simples e se nao fosse a calda do pudim eu diria que da para fazer com os dois pes nas costas- literalmente.
Nao sei o por que, mas, pudim de milho nunca soou bem aos meus ouvidos ( ate semana passada ), mas, uma ida ao sacolao mudou para sempre essa ideia. 
A intencao era comprar limoes, mas, o preco nao estava nada bom. Por outro lado, o milho estava de graca. Comprei dois sacoes e enquanto voltava para casa eu pensei em todo tipo de gulodices: curau, bolo, suco...pudim. Sim,pela primeira vez a ideia de um pudim me veio a cabeca.
Sondei umas receitas de uns livros antigos, mas, nao consegui achar uma  determinada receita ( achei dias depois ), e o jeito foi recorrer a internet.
Nao preciso dizer que achei dezenas, mas, eu queria uma receita que nao levasse farinha de trigo, fuba, amido de milho ou qualquer outro farinaceo.
Finalmente encontrei esta receita aqui. Facil e muito boa.
 Apesar do aspecto meio "baguncado", nao senti nenhuma pelinha do milho.

 Ingredientes

200 ml de creme de leite 
1 lata de leite condensado 
100 ml de leite de coco 
40 gramas de manteiga sem sal ( nao usei )
400 gramas de milho em conserva  sem a agua ( usei milho fresco e nao coei )
3 ovos ( passei as gemas pela peneira)
20 colheres de sopa de acucar
2 colheres de sopa de agua  
agua quente o suficiente para o banho maria

Modo de preparo

Preaqueca o forno a 180 C.
Leve o acucar ao fogo baixo  e deixe derreter ate ficar na cor de caramelo ( nao precisa mexer), entao despeje agua e deixe por uns 5 minutinhos em fogo medio.
Espalhe o caramelo no fundo da foma e reserve.
Leve todos os demais ingredientes ao liquidificador e bata bem ate o milho ficar completamente moido.
Despeje na forma e cubra-a com papel aluminio e deixe assando em banho maria por cerca de 1 hora ( o meu ficou bom com 1:40 minutos )
Deixe esfriar antes de desenformar.
O sabor e muito parecido com uma pamonha e a textura tambem.
O pudim fica doce, mas, nao e exageradamente doce.
 







 

No comments:

Post a Comment