August 14, 2014

Moldes de copinhos de chocolate para doces

Ja falei aqui que nao considero chocolate hidrogenado chocolate. Ate mesmo os fabricantes chamam o produto de "cobertura sabor chocolate".
Mas, o "fedelho" tem la as suas vantagens, principalmente se tempo e dinheiro estao em jogo e por que nao dizer versatilidade.
Pensa comigo: tu quer fazer uma baita festa e decorar a mesa com um monte de docinhos...ai voce quer "ser muito linda" e servir docinhos tipo mousses, cremes, brigadeiros em copinhos de chocolate- ideia linda- mas, se a festa nao for em um ambiente com clima controlado, mesmo aquele chocolate de primeira super bem temperado vai acabar derretendo. E mesmo que nao derreta fica meio mole e perde a forma.
Para nao dar vexame que tal fazer copinhos com cobertura sabor chocolate? Da para "brincar" muito com este tipo de produto. E facil de derreter, nao precisa temperar, suporta altas temperaturas, tem cheiro agradavel e sabor agradavel ( e melhor do que muita coisa que ja comi ), pode ser feito com bastante antecedencia, e super economico, acabamento profissional...so precisava ser chocolate de verdade.
 Nao vou passar uma receita porque simplesmente nao ha necessidade. Basta derreter o chocolate de acordo com as instrucoes e com a ajuda de um pincel de cerdas medias passar nas forminhas ( passar uma camada fina ), levar a geladeira  e entao passar uma camada mais grossa. 
Levar a geladeira e desenformar.
Ja usei formas de papel tipo forminhas de brigadeiro. Da super certo, so e meio chatinho de passar a primeira camada. Na hora de tirar o papel e so "pelar".
Ja usei formas de bombons tipo aquelas de ovos de pascoa. As primeiras forminhas foram meio chatas de tirar, mas, depois que a forma "acostumou, ai foi uma beleza. As forminhas ficam super brilhosas.
 Para mim a melhor de todas as forminhas sao estas de silicone flexivel. Sao mega faceis de usar e as forminhas saem super brilhosas ( o brilho depende da superficie sobre a qual o chocolate entra em contato. Se a superficie for fosca o chocolate sera fosco, se for brilhoso, o chocolate sera brilhoso. )
Esta foi a cobertura de chocolate que eu usei.
Para obter o mesmo efeito marmorizado, pincele todos os moldes com chocolate branco e leve a geladeira.
Pingue umas gotas de corante gel sobre a superficie do chocolate branco derretido e mexa.
Mergulhe o pincel e passe nas forminhas. E o efeito sera igual ao da foto.
Guarde as forminhas na geladeira em potes com tampas longe as prateleiras nas quais voce costuma colocar comidas quentes.
Quando precisar das forminhas e so usar. Pratico ne?!





No comments:

Post a Comment