November 25, 2015

Manteiga de coco


A cerca de dois anos as prateleiras dos supermercados mais naturais passaram a oferecer manteiga de  coco. Logo que vi comprei .
O sabor e de fazer sonhar qualquer amante de coco.
Vou logo explicando que por "manteiga de coco", estou me referindo a um creme/pasta tais quais as pastas de amendoim, ou seja, nao estou me referindo  aquela manteiga ou margarina de mesa.
A receita e uma moleza e voce literalmente salva um bom dinheiro fazendo em casa.
A receita so leva 1 ingrediente, mas ha pessoas que amam inventar ai colocam oleo de coco, sal, acucar...nao ha necessidade, pois quanto mais natural mais gostosa.
Ca em casa comemos manteiga de coco com pao, bolo, barras de cereais e usamos para fazer sorvete de coco e/ou frutas e tambem para fazer bolos.
Ingredientes

500 gramas de coco seco sem acucar 

Modo de preparo

Dividir o coco e bater uma das partes no liquidificador ou no preocessador ate que a mistura esteja bem lisinha e sem pedacos de coco ( uns 15 a 20 minutos. E comum o liquidificador ou processador ficar quente  ).
Repita o mesmo processo com o restante do coco.
Guarde na geladeira  em pote de vidro previamente esterelizado e seco.
Dura 2 meses na geladeira e 15 dias fora da geladeira.
E muito importante comprar coco seco ralado que nao contenha nenhum outro tipo de ingrediente principalmente o metabissulfito .
Eu encontrei este pacote de coco cortado em laminas ou chips como eles gostam de chamar aqui por estar bandas.
Depois de batida a manteiga de coco fica completamente liquida. Se o tempo estiver frio ela ira solidificar e ficar pastosa ou durinha depois de algumas horas.
Eu prefiro manter a minha na geladeira e quando preciso tiro a quantidade que quero e deixo a temperatura ambiente.
Se estiver muito frio um banho maria "para quebrar o gelo ' e suficiente.

Receita by: Dona Branca

 

No comments:

Post a Comment