December 15, 2015

Batata gratinada rapidinha

Ja faz alguns anos que o Love e eu decidimos que nao era justo cozinhar e limpar no fim de semana. Limpar eu ate limpo, se houver uma necessidade imperiosa, mas, cozinhar naoooooooo! 
Entao para facilitar as nossas vidas, eu cozinho as sextas-feiras o que iremos comer nos proximos dois dias.
Funciona muito bem e me da a sensacao de liberdade ( cozinheira tambem precisa de descanso ). Mas as vezes acontece algo e eu nao consigo fazer comida extra. Ai a gente apela para as comidas que eu faco e congelo.
E se nao temos essa opcao, nos fazemos a "nossa receita secreta para os dias de apuro": batata gratinada rapidinha.
Rapidinha e gostosa sem mencionar que so suja uma panela. Moleza.
Fazer a batata neste metodo pratico elimina a canseira de fazer um molho branco e sai tao gostosa quanto

Ingredientes

4 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas grossas.
3 cubos de caldo de legumes vegan ( a receita nao e vegan, mas, o caldo convencional tem glutamato monossodico, e eu nao como este roedor de cerebro)
1 cebola pequena picadinha 
1 dente grande de alho picadinho
1/2 colher de sopa de azeite
200 ml de creme de leite fresco
1/4 de xicara de cha de manjericao fresco picado grosseiramente 
1  1/2 xicara de cha de mistura de queijo parmesao fresco e mucarela ( ou so mucarela )
pimenta preta moida a gosto
sal a gosto
 noz moscada a gosto 
agua para cozer as batatas

Modo de preparo

Em uma panela ( use uma panela que possa ir ao forno ), refogue a cebola e  o alho no azeite.
Adicione  um pouco de alho na panela e dissolva os caldas de legumes.
Adicione as batatas e coloque mais agua de modo a quase cobri-las.
Tampe a panela e deixe cozinhar e quando elas comecarem a amolecer ( devem ainda estar durinhas ), remova a tampa e deixe ate quase a agua secar.
Ligue o grill do forno a 250C e enquanto ele aquece, despeje o creme de leite nas batatas e misture com uma xicara de cha de queijo, a noz moscada a pimenta e o manjericao.
envolva as batatas nesta mistura e polvilhe com o restante do queijo.
Leve para gratinar e sirva com uma saladinha.

Receita adaptada de muitas que ha na internet

No comments:

Post a Comment