December 14, 2015

Salpicao vegan

Tem receita que eu so associo com o Natal e uma delas e o salpicao. A primeira vez que comi salpicao foi justamente no Natal e fora feita por uma vizinha. Depois disto so fui comer salpicao uns 20 anos depois. 
Como falei, salpicao era um prato que eu so associava com o Natal, de modo que, se nao era Natal "era proibido fazer o prato ". Era algo como comer panetone em outra epoca do ano - nao rolava.
Mas hoje em dia eu ja nao tenho  "esta tradicao" e faco o prato em qualquer epoca do ano.
E com o passar dos anos fui adaptando a receita e fazendo com "carnes alternativas" como o gluten, mas, nem sempre quero fazer gluten so para usar um pouquinho. Tenho ca uma carne de "frango alternativa", mas, nao me apetece. Foi entao que resolvi fazer com tofu e desde entao e assim que consumo meu salpicao - levinho e muito saboroso.
 Muitas vezes eu uso o tofu  sem temperar por uma questao de praticidade. O sabor "de nada "do tofu eu compenso com uma maionese mais temperada.

Ingredientes 

400 gramas de tofu extra firme
3 cubos de caldo de legumes vegan
200 ml de suco de limao
4 dentes grande de alho amassados
2 cenouras cruas raladas sem a casca
2 colheres de sopa de azeite extra virgem de oliva
200 gramas de ervilhas frescas
12 tomates cerejas cortados ao meio
12 azeitonas pretas ou verdes picadas 
200 gramas de batata palha 
250 gramas de maionese vegan
2 xicaras de cha de abacaxi picadinho ( ou maca verde )
coentro a gosto
sal a gosto 
passas a gosto

Modo de preparo

Corte o tofu em cubinhos ( descarte a agua ), dissolva os caldos de legumes no suco de limao, adicione o alho e o azeite de oliva .
Jogue esta mistura nos cubinhos de tofu, mexa e deixe descansar por pelo menos 4 horas ( eu sempre deixo de um dia para o outro).
Numa frigideira de fundo teflonado coloque os pedacos de tofu com o liquido na frigideira em fo medio.
A medida que os pedacos vao dourando levemente, vire-os ate que dourem todos os lados.
Deixe o tofu esfriar e junte os demais ingredientes ( eu so adiciono a batata palha na hora de servir porque gosto dela crocantinha ).
Conserve na geladeira ate o momento de servir.

Receita by: Dona Branca







No comments:

Post a Comment